segunda-feira, 27 de março de 2017

LIÇÃO Nº 10 - TEMA: O Shabat Kodesh



1º Ao terminar a obra da Criação do mundo em seis dias, o que fez o Eterno?

R= Descansou no sétimo dia: “E havendo D’us acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou D’us o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que D’us criara e fizera” (Gênesis 2:2-3)

2º Qual é o sétimo dia da semana da Criação?

R= O Shabat (sábado): “Mas o sétimo dia é o Shabat do Eterno teu D’us.......” (Êxodo 20:10)
3º Para quem foi estabelecido o Shabat Kodesh?

R= Para o deleite do homem: “E disse-lhes: O Shabat foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do Shabat” (Marcos 2:27)

4º Que dia celebrava a Congregação de Yisrael no deserto da peregrinação?

R= O Shabat Kodesh: ”E guardarão os filhos de Yisrael o Shabat, para fazer do Shabat uma Aliança Eterna nas suas gerações” (Êxodo 31:16)

5º O que costumava fazer o Messias Yeshua no Shabat Kodesh?

R= Ia ao serviço religioso nas Sinagogas: “E, chegando a Netzareia, onde fora criado, entrou num dia de Shabat, segundo o seu costume, na Sinagoga, e levantou-se para ler a Parashá do dia” (Lucas 4:16)

6º Após a ressurreição do Messias, o Shabat continuou a ser guardado?

R= Sim, principalmente por seus discípulos: “E era o dia da preparação, e amanhecia o Shabat.
E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galil, seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo. E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos; e no Shabat Kodesh repousaram, conforme o Mandamento” (Lucas 23:54-56)

7º No período apostólico, o Shabat continuou a ser guardado?

R= Sim, por todos os apóstolos do Messias: “E no dia de Shabat saímos fora da cidade, para a beira do rio, onde parecia haver um lugar para oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali também tinham ido” (Atos 16:13)

8º Qual era o costume do Apóstolo Shaul/Paulo?

R= Ia ao serviço religioso nas Sinagogas e aproveitava para anunciar o Messias: “E Paulo, como tinha por costume, foi por três sábados ter com eles, disputando as Escrituras” (Atos 17:2)
9º Por qual motivo Yeshua advertiu seus seguidores a orar por ocasião da destruição de Jerusalém?
R= Advertiu-os a orarem para que esta tragédia não ocorresse num Shabat: “E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no Shabat” (Mateus 24:20)

10º Podemos fazer obras de caridade no Shabat?

R= Sim, certamente, pois, para fazer o bem não tem dia: “E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num Shabat ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados(Mateus 12:11-12)

Leia Mais…

LIÇÃO Nº 09 - TEMA: A Ressurreição



1º Qual a certeza de todos os mortos tanto justos como injustos?
R= Que irão Ressucitar:  “Tendo esperança em D’us, como estes mesmos também esperam, de que há de haver Ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos” (Atos 24:15)

2º Qual será a recompensa de cada um, a do justo e a do injusto?

R= O Justo receberá a Ressurreição para a Vida Eterna e o injusto a Ressurreição da Condenação: “Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação(João 5:28-29)

3º Se há duas Ressurreições, que espaço de tempo haverá entre as duas?

R= Um espaço de Mil Anos: “Mas os outros mortos não reviveram, até que os Mil Anos se acabaram. Esta é a primeira Ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira Ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de D’us e do Messias, e reinarão com ele Mil Anos” (Apocalipse 20:5-6)

4º Como é considerada a Fé Nazarena se não crermos na Ressurreição?

R= Uma Fé Vã: ”E, se não há ressurreição de mortos, também o Messias não ressuscitou. E, se o Messias não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé” (I Coríntios 15:13-14)

5º O que acontecerá com o corpo do justo por ocasião da Ressurreição?
R= Serão transformados e imortalizados: “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante o último Shofar; porque o Shofar soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (I Coríntios 15:51-52)

6º Que tipo de corpo terão os ressuscitados e os transformados?

R= Corpo espiritual: “Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual” (I Coríntios 15:42-44)

7º Recebemos a nossa recompensa logo após nossa morte ou apenas na Ressurreição?

R= Toda recompensa será dada somente na ressurreição: “Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos, E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos” (Lucas 14:13-14)

8º Qual a vantagem dos justos ressuscitados?

R= Eterna Felicidade: “E D’us limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:4). (no A.T.: Deut: 31-16 / Is: 26-19 / Cant: 7-9 / Deut: 11-21 / Deut: 32-39 / Jó: 19-25ª27).

Leia Mais…

LIÇÃO Nº 08 - TEMA: Existe a Imortalidade da Alma???



1º De que o homem foi formado?

R= Espírito+Alma+Matéria: “E formou o Eterno D’us o homem do pó da terra (matéria), e soprou em suas narinas o fôlego da vida (espírito); e o homem foi feito alma vivente” (Gênesis 2:7)

2º O que é o Espírito?

R= Em hebraico chama-se Ruach-vento-sopro é o que gera a vida nos seres: “Sai-lhe o espírito, volta para o pó; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos” (Salmos 146:4)

3º O que é a Alma?

R= A Alma se divide em duas partes, Nefsh e Neshamá.
a-) Nefsh é a pessoa viva: : “E formou D’us o homem do pó da terra (matéria), e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma (Nefsh) vivente(Gênesis 2:7)

b-) Neshamá ou Nishmat é a inteligência, o intelecto, a razão, o fôlego: “A lâmpada do Eterno é o fôlego do homem, a qual esquadrinha o mais íntimo do corpo” (Provérbios 20:27)

4º O que é a Matéria?

R= É o Corpo que abriga o Espírito: E o pó (corpo, matéria) volte à terra, como o era, e o espírito volte a D’us, que o deu” (Eclesiastes 12:7)
5º A Alma é mortal ou imortal?
R= A Alma é MORTAL: “Eis que todas as Almas são minhas; como o é a Alma do pai, assim também a Alma do filho é minha: a Alma que pecar, essa MORRERÁ” (Ezequiel 18:4)

6º Qual o único ser que é imortal?

R= O Eterno D’us de Yisrael: “O único que possui a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém” (I Timóteo 6:16)

7º Os mortos podem se comunicar com os vivos?

R= Não, pois os que morrem não sabem de nada: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol” (Eclesiastes 9:5-6)

8º Há consciência na morte?

R= Não, pois não há vida após a morte: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” (Eclesiastes 9:10)

9º Os bons que morrem vão para o Céu e os maus para o inferno?

R= Não, pois todos, tanto bons como maus continuam em suas sepulturas no pó aguardando a ressurreição: “Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação(João 5:28-29)

Leia Mais…