sexta-feira, 28 de abril de 2017

LIÇÃO Nº 20 - TEMA: Conhecendo os Nazarenos



Quem são os Nazarenos?
A palavra “Nazareno” vem de um vocábulo hebraico chamado Notzeri - נוצרי e significa literalmente Renovo, Ramo, Broto, Remanescente, e também é aplicado a um Rabbi Judeu nascido em Belém da Judeia chamado Yeshua haNotzeri (em português: Jesus o Nazareno).
Este grande Mestre judeu foi reconhecido por muitos de Israel como sendo o Messias enviado por D’us que deveria vir ao mundo para executar a Salvação do povo de  Israel(ver Mateus 10:6 e 15:24).
Dezenas de profecias foram escritas na Bíblia proclamando a vinda de um Messias:
 “Um Ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um Notzer/Renovo”(Isaías 11:1)
Esta descrição do Messias judeu foi reconhecida nos Evangelhos quando é declarado:
"....e ele será chamado Notzeri/Nazareno" (Mateus 2:23)
Ora se o verdadeiro Messias de Israel era chamado de o Nazareno, então como os seus seguidores também seriam chamados? Leiamos na Bíblia:
"Porque, tendo nós verificado que este homem(Paulo) é um agitador e promove confusão entre os judeus espalhados por todo o mundo, sendo ele mesmo também o principal líder da seita dos Nazarenos" (Atos 24:5)

A Primeira Congregação Nazarena.

            É ensinado no meio cristão que a primeira igreja a ser fundada foi a Católica Romana, mas isto não é verdade por 3 motivos bíblicos: 1- O Messias é Judeu; 2- Seus discípulos eram todos judeus; 3- A primeira Congregação deste Messias judeu era formada exclusivamente por judeus fundada em Jerusalém e não em Roma.
O Messias de Israel nasceu em uma Festa judaica de Tabernáculos (ver João 7:2), foi morto em outra Festa judaica de Páscoa (ver Lucas 22:15) e prometeu que viria o Consolador (Espíriuto Santo) numa outra Festa Judaica de Pentecostes (ver Atos 2:1). A primeira Congregação Nazarena do Messias de Israel nasceu logo após a descida do Espírito Santo com o batismo de quase 3000 judeus:
“E em Jerusalém estavam peregrinando judeus, homens piedosos, de todas as nações que estão debaixo do céu... de sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a Palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas” (Atos 2:5-41)


Como viviam os crentes Nazarenos. 

            Decorridos 20 anos após a descida do Espírito Santo sobre os fiéis nazarenos, a Congregação Nazarena já contava com cerca de Dezenas de Milhares de judeus crentes e todos continuavam zelosos na Torah:
“E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantas Dezenas de Milhares de judeus que crêem, e todos são zelosos na Torah” (Atos 21:20)
Assim, verificamos que os primeiros seguidores do Messias de Israel não aderiram a uma nova religião, não se tornaram católicos e muito menos protestantes evangélicos, eles eram judeus e continuaram fiéis a sua Fé Patriarcal sendo zelosos na Torah(Lei/Instruções) do Eterno D’us de Israel.
O apóstolo Paulo, quando foi solicitado a dar Testemunho de sua Fé perante as autoridades, ele CONFESSOU publicamente que pertencia à Seita dos Nazarenos e que esta Congregação está de Pleno acordo com a Fé Patriarcal de Abraão, Isaque e Jacó, com a Torah/Lei do Eterno e com o ensinamento dos Profetas, vejamos o que disse Paulo:
“Mas confesso-te isto que, conforme o Caminho que chamam de Seita, é nele que eu  sirvo ao D’us de nossos Patriarcas, crendo em todas as coisas que estejam de acordo com a Torah/Lei e nos Escritos dos Profetas” (Atos 24:14)

Os gentios e os Nazarenos

Embora a primeira Congregação do Messias de Israel fosse exclusivamente formada por judeus crentes, a Palavra de Salvação também se estendeu aos gentios, D’us deu a conhecer aos discípulos que aos gentios também foi dada a oportunidade de salvação:
“E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a D’us, dizendo: Na verdade até aos gentios D’us deu o arrependimento para a vida” (Atos 11:18)
O apóstolo Paulo também confessou isto ao declarar que os gentios que aceitassem o D’us de Israel unindo-se aos israelitas nazarenos também eram considerados povo do Eterno:
“Naquele tempo estáveis sem o Messias, separados da Congregação de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem D’us no mundo.
Mas agora no Messias Yeshua, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue do Messias fostes aproximados. Porque ele é a nossa Shalom, o qual de ambos os povos (judeus e gentios) fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio” (Efésios 2:12-14)

Os atuais Nazarenos

            Assim, nestes tempos atuais existe um Remanescente/Notzerim/Nazarenos eleitos segundo a Graça (ver Romanos 11:5).

Convite

Por isso, a Congregação Israelita Nazarena Beyt B’nei Avraham (www.judaismonazareno.com) convida a quem desejar conhecer aqueles que formam a Congregação do Messias de Israel.
Somos judeus e gentios unidos pela Fé Patriarcal ao reconhecermos o Messias Yeshua haNotzeri, não há divisão e nem preconceitos entre nós, somos um só Corpo unidos pela Fé de Abraão, Isaque e Jacó, a Fé do Messias de Israel.
“E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra de Fé, chessed v’shalom aleicha sobre eles e sobre o Israel de D’us” (Gálatas 6:16).

Shalom a todos !!!


Shalom Aleichem!!!!!!
CRÉDITOS: Rosh. Marlon T. Troccolli


Leia Mais…

LIÇÃO Nº 19 - TEMA: A Kehilat - Congregação do Eterno



1º Quem é o povo eleito do Eterno, a sua única Congregação?
R= Yisrael a nação sacerdotal: “E vós me sereis um reino sacerdotal e nação santa. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Yisrael” (Êxodo 19:6))

2º Como Yisrael é considerado por D’us?
R= É considerado como um Filho para D’us: “Então dirás a Faraó: Assim diz o Eterno: Yisrael é meu Filho, meu Primogênito. E Eu te tenho dito: Deixa ir o meu Filho, para que me sirva; mas tu recusaste deixá-lo ir; eis que eu matarei a teu filho, o teu primogênito” (Êxodo 4:22-23)

3º Pode um Pai esquecer ou rejeitar seu próprio Filho?
R= Nunca, jamais o Eterno esquecerá Yisrael: “Porém Sião diz: Já me desamparou o Eterno, e o meu D’us se esqueceu de mim. Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo Eu não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim” (Isaías 49:14-15)

4º A teologia cristã da substituição tem apoio na Bíblia?
R= Não pois, a Bíblia diz exatamente o contrário: “E veio ainda a Palavra do Eterno a Jeremias, dizendo: Porventura não tens visto o que estes gentios estão dizendo: As duas gerações, que o Eterno escolheu, agora as rejeitou? Assim desprezam o meu povo, como se não fora mais uma nação eleita diante deles. Assim diz o Eterno: Se a minha aliança com o dia e com a noite não permanecer, e eu não manter mais as leis fixas dos céus e da terra, então podem dizer que  rejeitei a descendência de Jacó, e de Davi, meu servo, para que não tome da sua descendência os que dominem sobre a descendência de Abraão, Isaque, e Jacó; porque Eu removerei o seu cativeiro, e terei misericórdia deles” (Jeremias 33:23-26)

5º Teria D’us rejeitado Yisrael e substituído pela igreja cristã?
R= Nunca, jamais, esta é a maior mentira ensinada no cristianismo: “Digo, pois: Porventura rejeitou D’us o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. D’us não rejeitou o seu povo, que antes o elegeu” (Romanos 11:1-2)

6º Qual é a Menina dos olhos do Eterno?
R= Yisrael, seu povo eleito para sempre: “Achou-o numa terra deserta, e num ermo solitário cheio de uivos; cercou-o, instruiu-o, e guardou-o como a Menina do seu Olho” (Deuteronômio 32:10)

“Porque assim diz o Eterno dos Exércitos: Depois da glória Ele me enviou às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na Menina do seu Olho” (Zacarias 2:8)

7º Os povos gentios podem fazer parte da Congregação de Yisrael?
R= Certamente que sim, caso convertam-se ao D’us de Yisrael e aceitem o Messias:

“Naquele tempo estáveis sem o Messias, separados da Congregação de Yisrael, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem D’us no mundo. Mas agora no Messias Yeshua, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue do Messias foste aproximados. Porque ele é a nossa Shalom, o qual de ambos os povos (judeus e gentios)  fez Um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio" (Efésios 2:12-14)

8º A quem o Messias de Yisrael foi enviado?
R= O Messias foi enviado somente ao povo de Yisrael: “E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Yisrael” (Mateus 15:24)

9º Por que D’us permitiu o endurecimento de uma parte do povo de Yisrael para que não aceitassem o Messias Yeshua?
R= Para que os gentios também tivessem a oportunidade de salvação: “Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério: que o endurecimento veio a uma parte do povo de Yisrael, até que a plenitude dos gentios haja entrado. E assim todo o Yisrael será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades. E esta será a minha Aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados” (Romanos 11:25-27)

10º O Messias Yeshua veio para rejeitar o seu povo e fundar uma nova religião chamada cristianismo?
R= Nunca, jamais, o Messias veio Restaurar a Congregação do Eterno e congregar os povos gentios neste mesmo rebanho de Yisrael: “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá Um Só rebanho e Um Só  Pastor” (João 10:16)

11º Como a Congregação de Yisrael Remanescente é apresentada na profecia do Apocalipse?
R= Como uma mulher Pura, vestida de sol, com a lua debaixo dos pés e tendo uma coroa de 12 estrelas na cabeça mostrando a sua origem hebraica, as 12 tribos de Yisrael: “E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de 12 estrelas sobre a sua cabeça” (Apocalipse 12:1)

12º Os Remanescentes de Yisrael são físicos ou espirituais?
R= São FÍSICOS de acordo com o profeta Isaías: “Porque ainda que o teu povo, ó Yisrael, seja tão numeroso como a areia do mar, o Remanescente deste povo se converterá...” (Isaías 10:22)

13º Como podemos saber se são físicos?
R= Porque o apóstolo Paulo se incluía como Remanescente que havia se convertido e ele mesmo declarou que já naquela época havia este Remanescente físico: “Digo, pois: Porventura rejeitou D’us o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Adonai não rejeitou o seu povo, que antes elegeu.....Assim, pois, também agora neste tempo  existe um Remanescente, segundo a eleição da graça” (Romanos 11:1-5)
14º Segundo o Messias, a Salvação vem de uma igreja gentia ou de uma Congregação Judaica?
R= Vem da Congregação que D’us elegeu: “Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos porque a SALVAÇÃO vem dos Judeus” (João 4:22)

15º Com quem os gentios devem buscar conhecimento se quiserem conhecer o D’us de Yisrael?
R= Com o Judeu Remanescente: “Assim diz o Eterno dos Exércitos: Naquele dia sucederá que dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla do Talit de um judeu, dizendo: Iremos com vocês, porque temos ouvido que o Eterno está com vocês” (Zacarias 8:23)

16º Nos últimos dias, com quem devem os gentio buscar o Conhecimento da Torah e da Palavra de D’us?
R= Com o povo de Yisrael Remanescente: “E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da Beyt do Eterno no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todos os gentios. E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte de Adonai, à Beyt do D’us de Jacó, para que nos Ensine os seus Caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a Torah, e de Jerusalém a Palavra de D’us” (Isaías 2:2-3)

17º Qual é a vantagem de pertencer ao povo de Yisrael?
R= Todo aquele que for enxertado em Yisrael, conhecerão os Oráculos do Eterno: “Qual é pois a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, sob todos os aspectos, principalmente porque aos judeus foram confiados os Oráculos do Eterno” (Romanos 3:1-2)

Leia Mais…