domingo, 15 de outubro de 2017

MENSAGEM DE TSHUVA DA PARASHÁ BERESHIT



INTRODUÇÃO

O que é Teshuvá = Retornando a D'us
Teshuvá, é a palavra hebraica para arrependimento, possui três significados diferentes, embora entrelaçados.
Primeiro, denota "retorno" - uma volta a D'us e à Sua Vontade.
Segundo, significa "virar-se em direção", ou seja, tomar um rumo diferente e melhor na vida.
Terceiro, significa "resposta", uma reação a um chamado - que significa estar atento à Voz do Eterno. 
No seu nível mais simples, a Teshuvá, significa retornar a D'us - isto se traduz por fortalecer nossa fé e nossa prática vivendo de acordo com as leis (Torá), palavra de D’us.
Cada ser humano contém dentro de si uma chama divina, algo uma parte de D'us.
Observe: Gênesis 2:7  e  Ezequiel 18:4
 
MENSAGEM DE TSHUVÁ

A cada ano que estudamos a parashá ela nos traz uma mensagem diferente, e hoje o tema da mensagem é tshuvá em bereshit.

Primeiro analisaremos o verso 14 do capitulo 01 de bereshit/gênesis:

Disse também D-us: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos.
Qual a mensagem de tshuvá no texto acima cita?
Observe: o Eterno estabeleceu sol e lua para que a humanidade pudesse ser guiada no tempo, observando estes astros para distinguir entre dias, meses e ano. O mundo atual abandonou essa instrução, que aparentemente não causa problema. Porem a falta de observância dessa instrução nos distancia do Criador. 

Veja o que diz o profeta Daniel: 7:25

Versão King James: Esse reino diferente falará contra o Supremo, oprimirá os seus santos e tentará alterar o calendário, as festas religiosas e as leis. Então, os santos serão entregues nas mãos dele por um, tempo, dois tempos e metade de um tempo.    

Versão Almeida corrigida: E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.

O calendário, as festas religiosas e a lei, estão todas ligadas a instrução de Gn. Cap: 01 ver. 14
Temos que observar (retornar) as instruções que o Eterno estabeleceu desde a antiguidade. O Eterno estabeleceu na sua Torá o seu calendário e quando observamos, estamos cumprindo uma ordem de nosso D-us, toda semana devemos celebrar uma festa ao Criador (Shabat), todo mês devemos celebrar uma festa ao Criador e todos os anos devemos celebrar as festas fixas determinadas na Torá. Nm. 28: 11 a 31. E todas elas estão ligadas, aos astros que o Criador deixou para determinar os tempos dia, mês e ano para comemorarmos e nos manter conectado com ele. Os calendário dados por homens nos induz a adorar falsos deuses e nos distanciar do Criador dos céus e da terra.  
   
Veja o que disse o profeta Jeremias:

Jeremias 18:15: Contudo o meu povo se tem esquecido de mim, queimando incenso à vaidade, que os fez tropeçar nos seus caminhos, e nas veredas antigas, para que andassem por veredas afastadas, não aplainadas;
Jeremias 6:16: Assim diz o Eterno: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele.
        Estude a Torá e deixe o Eterno falar no teu coração e reflita se você precisa fazer tshuvá (retorno) ao Criador e dono de tua as alma.   

CURIOSIDADE DA PARASHÁ BERESHIT: 

Genesis: Cap: 2:16 e 17:  E o D-us ETERNO lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
A pergunta é Adão, morreu no dia em que comeu do fruto proibido?
Comentário: já ouvi de vários pregadores afirmado que sim, eles dizem que adão morreu espiritualmente, porém não tem fundamentação nas escrituras.
A minha resposta é sim, de acordo com Salmos, 90:4 Diz: Verdadeiramente, mil anos aos teus olhos, são como o dia de ontem, que já passou, e como as poucas horas das primeiras vigílias da noite.
Aqui o salmista diz que mil anos para nós é como um dia para D-us, veja também o que diz Pedro: Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. 2 Pedro 3:8
Entendeu? Agora veja com quantos anos adão morreu:
Gn. Cap: 5:5 Os dias todos da vida de Adão foram novecentos e trinta anos; e morreu.
Então isso confirma que Adão morreu no mesmo dia, no dia de D-us que é mil anos para nós.   


Postado por: beytdavi 
Uma grande Shalom desse humilde servo do Eterno !!!
Att: Jay  

Leia Mais…