segunda-feira, 20 de novembro de 2017

LITURGIA PARA O DIA DE SHABAT

(Para pequenos grupos ou família que estão iniciando na Tshuvá)
                                                                                                                          AO PÔR DO SOL DA SEXTA FEIRA.


INTRODUÇÃO AO SHABAT

(Min) O Shabat é o último dia da semana. É o dia escolhido por D-us para o homem descansar. Depois de uma semana que significa uma jornada de trabalho, o nosso Elohim criador dos céus e da terra, preparou o descanso para os Seus filhos. Dia sexto: Isto é o que Elohim tem dito: Amanhã é repouso, o santo shabat de Elohim; o que quiserdes assar no fogo, assai-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobrar, guardai para vós até amanhã (Ex 16:23).
Assim falou o Eterno. Um mesmo estatuto haja para vós, ó congregação, e para o estrangeiro que entre vós peregrina, por estatuto perpétuo nas vossas gerações; como vós, assim será o peregrino perante o Eterno. Uma mesma lei e um mesmo direito haverá para vós e para o estrangeiro que peregrina convosco. Números 15:15,16

BENÇÃO DO SHABAT:
Ministrante: Bendito seja o Eterno Nosso D’us, Rei do Universo, que nos revelaste a sua santa Torá e nos santifica com os seus mandamentos, e nos enviaste Yeshua Hamashiach, Luz do Mundo, tornando a Torá conhecida e acessível a todos que a busca, por isso estamos aqui nesta noite de Shabat, para honra e gloria a Ti Eterno, que és o criador da luz, que faz desaparecer a luz perante as trevas e as trevas perante a luz, o dia desaparece, vem a noite, e separa o dia da noite, Elohim de Abraão, Isac e Jacó, a Ti seja dado toda honra, gloria e poder eternamente. Que a nossa família/irmãos, aqui presente, recebam este dia com alegria e deleite, e tenha a Ti como o único Elohim Criador dos céus e da Terra, do homem e de tudo que existe.

Todos Nós LEMBRAMOS e CELEBRAMOS este dia de Shabat como sinal da nossa aliança contigo ó Eterno nosso Elohim”. Amem. 

SANTIFICAÇÃO DO DIA 
Ministrante: E guardarão os filhos de Yisra'el o Shabat, para fazer do Shabat, por suas gerações, uma aliança perpétua. Entre Mim e os filhos de Yisra’el um sinal é ele, para sempre.

Todos - Bendito sejas Tu, Eterno, nosso D-us, Rei do Universo, que nos santificaste com Teus mandamentos e nos quiseste, concedendo-nos com amor e agrado o Teu santo dia de Shabat, em recordação à obra da Criação, pois é a primeira das datas santas, em memória da partida do teu povo do Egito. Porque Tu nos escolheste e nos santificaste dentre todos os povos, e o Teu sagra­do Shabat, com amor e agrado, nos deste de herança. Bendito sejas Tu, Eterno que santificas o Shabat.
Tu santificaste o sétimo dia em honra ao teu nome, porque o Shabat significa o complemento da criação dos céus e da terra, abençoar-te acima de todos os dias e santificaste acima de todas as datas. E assim está escrito na tua Torá:
E assim foram acabados os céus, a terra e todo seu exército, e D-us terminou no sexto dia a obra da criação. E D-us abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nele repousou de toda a sua obra da criação.          
Ministrante – Alegrar-se-ão com o Teu reino os que guardam o Shabat e o qualificam uma delícia o povo que santifica o sétimo dia, todos se fartaram e se regozijará com o teu bem, porque comprazes-te com o sétimo dia e ti santificaste; “desejados dos dias” o denominaste à obra da criação.     
Todos - Nosso D-us e D-us de nossos pais, rogamos-Te com prazer-Te em nosso repouso; santifica-nos com Teus Mandamentos e coloca a nossa parte em Tua Torá; faz-nos saciar de Tua Bondade, alegra a nossa alma com a Tua Salvação e purifica o nosso coração para servir-Te de verdade; e faz-nos herdar, ó Eterno nosso D-us, com amor e agrado, o Shabat da tua santidade, que nós e todo Israel regozijemos nele e santificamos o teu nome, bendito seja Tu, Eterno que santifica o Shabat.

Ministrante – Este dia é o mais respeitoso dentre os dias, porquanto nele descansou o moldador do universo.  Seis dias faras toda a tua obra, mais o sétimo será do teu D-us, no Shabat não faras nenhuma obra, pois ele tudo fez em seis dias.
O shabat é a primeira das santas convocações, dia de descanso. Portanto cada homem deve celebrar com pão e vinho a santificação do shabat.
Os céus declaram sua glória, e a terra também está repleta de sua benignidade. Percebam que tudo isso é obra de Suas mãos, pois Ele é o Moldador, e seu trabalho e perfeito!
O dia do repouso não deve ser esquecido, pois sua recordação é como um aroma agradável. Assim, nele descansarão também todos que estão cansados e sem força.
Este dia é honrado pelos fiéis e respeitado minuciosamente, tanto pelos pais como pelos filhos. Ele está gravado na tábua de pedra, pela grandeza de seu poder e pela força de seu vigor.
Todos fizeram uma aliança e, em uníssono, afirmaram: "Faremos e ouviremos." De suas bocas saiu então a proclamação: " todos O Eterno é UM! " Bendito seja aquele que dá força aos cansados!
Na plenitude de sua santidade, D-us falou no Monte Sinai: "Lembrai e guardai o sétimo dia." Portanto, estudai todos os seus preceitos e concentrai-vos nisto com todas as vossas forças.
Todos - Quem respeitar o Shabat, D-us o protegerá! Pois ele é o sinal eterno entre Ele e nós! Neste dia temos que repousar e nos deleitar na Torá do Eterno, e assim nos tonaremos sábios. Nele sempre encontrarei repouso para minha alma. Aos nossos ancestrais, o Santíssimo concedeu milagrosamente uma porção dobrada de maná às sextas-feiras. Da mesma forma, a cada sexta-feira Ele duplicará o nosso sustento. O Eterno disse: uma mesma Torá será para o natural (Israel) como para o estrangeiro que estiver entre vós. 
Está registrado na Torá Divina uma lei aos sacerdotes, de arrumar semanalmente os pães da proposição. Por isso, jejuar no Shabat é proibido, exceto se for o dia da expiação dos nossos pecados.
O dia glorioso, dia de desfrutar prazeres! Com pão e vinho, carne e peixe. Quem se alegra no shabat alcança a verdadeira alegria, pois ele é um dia só de alegria, no qual sempre me alegrarei. Quem inicia nele alguma obra, no final a perderá.
Hazan -  MATUVO Cantado: todos de pé 

Ma tovu ohalecha Ya'acov                                             
Mishkenotecha Ysrael                                                    
Vaani berov chasderrá 
avo veterrá      
Eshtachave el echal ,
Codshechá beir atecha (bis)

Todos Quão amáveis são as tendas de Iaacov (Jacó), os teus tabernáculos Israel. E em tua grande compaixão entrarei em Tua Casa, me prostrarei, adorarei, aos Teus pés oh santo Yah.

Min - Tradução para leitura:   

Quão belas são as tuas tentas, ó Jacó, as tuas moradas ó Israel. E eu, confiado na multidão da Tua misericórdia, entrarei à tua casa, prostrar-me-ei ante o Teu sagrado santuário, estando cheio do Teu temos. Eterno, eu amei a morada da Tua casa e o lugar onde habita a Tua Glória.
E abençoarei diante de Ti, ó Eterno, meu feitor. Seja ó Eterno, esta hora de minha prece, hora favorável perante Ti; ó D-us ouve-me com a multidão da tua misericórdia, responde-me segundo a verdade da Tua salvação. (Num. 24-5).

TEFILAH
Salmos e cânticos para o dia de Shabat pagina: ___

Shalom Aleichem; Adon Olam, Shabbat shalom; Osê shalom. 
SHEMA E SUAS BENÇÃOS

(Min) Bênção “Maariv” (1ªbênção antes do Shemá)
Bendito sejas Tu, Eterno, nosso D’us, Rei do Universo, que pela Sua palavra faz aproximar as sombras da noite, abre as portas do céu, com sabedoria, e muda as horas do dia; troca o dia pela noite e a noite pelo dia, com inteligência. As estrelas estão todas dispostas no espaço segundo uma ordem fixada pela Sua vontade. Criou o dia e a noite, fez desaparecer a luz perante as trevas e as trevas perante a luz, o dia desaparece, vem a noite, e separa o dia da noite, D’us dos exércitos, YAH, é o Seu Nome. D’us, vivo e presente, reinará sobre nós por todo o sempre. Bendito sejas Tu, Eterno, que fazes aproximar as sombras da noite.

(Kahal) Bênção “Ahavá” (2ªbênção antes do Shemá)
Tu amas o Teu povo de Israel com um amor inalterável. Lei e preceitos, estatutos e juízos a nós ensinaste. Também é de nosso dever, Eterno, nosso D’us, falar dos Teus estatutos, alegrar-nos e regozijar-nos com as palavras dos ensinamentos da Tua Lei e com os Teu preceitos e estatutos, quer deitando-nos quer levantando-nos; porque eles são a nossa vida, prolongam a nossa existência e nós meditaremos neles dia e noite; Eterno, nunca tires o Teu amor e a Tua piedade de nós. Bendito sejas Tu, Eterno que amas o teu povo Israel.  

(Kahal) SHEMA ISRAEL YAH ELOHEINU, YAH ECHAD.
Em Voz Baixa: Baruch shem k’vod malchuto l’olam vaed.

SHEMA - Ouve, ó Israel, o Eterno, é nosso Elohim!  O Eterno é Um!
Em voz baixa: Bendito seja o Nome do seu glorioso reino por toda a eternidade.

(Min) VEAHAVTÁ - Amarás o ETERNO, teu Elohim de todo o teu pensar e de toda a tua alma e de todo o teu poder. E estas palavras estarão permanentemente, no teu entendimento, estas palavras que hoje te recomendo. E as ensinarás diligentemente a teus filhos e falarás a respeito das mesmas quando estiveres sentado em tua casa e quando estiveres andando pelo teu caminho; quando te deitares e quando te levantares. E atarás como sinal na tua mão, e serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais da tua casa e nas tuas portas.

(Kahal) VEHAIAE acontecerá se diligentemente ouvirmos os mandamentos que Elohim nos ordeno hoje – para amar ao ETERNO, nosso Elohim, e servi-Lo com todo o nosso pensamento e de toda a nossa alma – ele nos dará chuva na nossa terra na estação própria, a temporã e a serôdia; e colheremos nosso grão, e nosso mosto e nosso azeite. Ele dará erva nos nossos campos para o nosso gado, comeremos e nos fartaremos. Guardamo-nos, porém, de que nossos pensamentos não nos enganem, e nos desviemos, e sirvamos outros deuses e os adoremos, se isso vier à acontecer Então acenderá o furor do Eterno contra nós, e fechará os céus para que não haja chuva e a terra não dará mais o seu produto, e pereceremos rapidamente, fora da boa terra que o Eterno nos dá. Ele põe estas suas palavras em nossas mente e nas nossas almas e as ataremos como sinal em nossas mãos, e serão entre nossos olhos como frontais. E as ensinaremos a nossos filhos, falando nelas quando nos sentarmos na nossa casa, quando andarmos pelo nosso caminho, quando nos deitarmos e quando nos levantarmos. E as escreveremos nas ombreiras da nossa casa e nas nossas portas. Para que se multipliquem os nossos dias e os dias de nossos filhos sobre a terra que o ETERNO, jurou a nossos pais que a daria a eles – como os dias dos céus sobre a terra.

Bênção “Gueulá” (1ªbênção após o Shema)


(Min) - Isto é verdade e firmemente estabelecido conosco, que Yah é nosso D’us e ninguém há fora Dele, e que nós, somos Seu povo. Ele nos redimiu das mãos dos reis, e é Ele nosso Rei, que nos tem salvo das garras dos violentos, o D’us que nos tem vingado dos nossos adversários e tem retribuído proporcionalmente a todos os inimigos das nossas almas. Conservou as nossas almas em vida e não permitiu que os nossos pés tropeçassem, permitiu que nos colocássemos nas altas posições dos nossos inimigos e elevou a nossa glória acima dos que nos odeiam. Ele faz milagres e vinganças por nós. Os seus filhos viram o Seu alto poder e eles louvaram e dedicaram ações de graças ao Seu Nome, e subjugaram-se espontaneamente ao Seu Reino. Moisés e os filhos de Israel entoam, com entusiasmo, cânticos de alegria e dizem a uma voz:

(Kahal) MI CHAMÔCHA - Quem é entre os poderosos como Tu Yah? Quem é como Tu, poderoso de majestosa santidade, temido em louvores operando maravilhas? Os Teus filhos viram a Tua glória, Yah, nosso D’us, quando Tu fundiste o mar. Unânimes, todos louvaram e reconheceram a Tua realeza, dizendo:

(Kahal) YAH YIMLOCH - “Yah reinará para sempre”. E assim é dito: “Porque Yah redimiu a Jacob e o livrou da mão do mais forte do que ele. Bendito sejas Tu, Yah, que redimiste a Israel.

(Min) Bênção “Hashkivênu (2ªbênção após o Shema)
HASHKIVÊNU - Faze, Yah, nosso D’us, que nos deitemos em paz e que nos levantemos, Rei nosso, plenos de vidas boas e em paz. Estende sobre nós a tenda da Tua paz e favorece-nos com as Tuas felizes inspirações, socorre-nos por amor do Teu Nome. Protege e livra-nos dos inimigos, de epidemias, de espadas, da fome e da tristeza. Evita-nos da tentação e ponha-nos sob a Tua proteção, pois Tu és D’us, nosso protetor e nosso salvador; Tu és um D’us e rei cheio de graça e misericórdia. E protege-nos quando saímos e quando entramos, e dá-nos sempre vida e paz, de agora e sempre. Bendito sejas Tu, Eterno, que protege Seu povo Israel para sempre.

PREPARAÇÃO PARA O KIDUSH
Enche-se uma taça de vinho, suspende-se-á um pouco e recita-se:
IOM HÁSHISHI - Dia sexto: E acabaram de criar-se os céus e a terra, e todo seu exército. E terminou D-us, no sexto dia, a obra que fez e cessou toda a obra que fez. E abençoou D-us ao dia sétimo, e santificou-o. porque nele repousou de toda sua obra, que criou D-us.
BÊNÇÃO DO VINHO
Baruch ata YAH Elohênu mélech haolam, borê peri hagáfen. Amén
BARUCH - Bendito sejas Tu, Eterno, nosso D-us, Rei do Universo, que criaste o fruto da videira e com ele nós celebramos o teu santo dia de Shabat
Ministrante - Com a permissão de todos! Todos respondem – À vida !  (Podeis beber).
HODÚ YAH Kl TOV - Rendei graças ao Eterno, porque Ele é bom; porque a Sua Benignidade persiste para sempre. Rendei graças ao Eterno, o Elohai dos Elohim, porque a Sua Benignidade persiste para sempre. Rendei graças ao Eterno Rei dos exércitos, porque a Sua Benignidade persiste para sempre. Amén. 

BÊNÇÃO DO PÃO

Baruch ata YAH Elohênu mélech haolam, hamotsi léchem min haarets.
Bendito sejas Tu, Eterno nosso D-us, Rei do Universo, que da terra fazes crescer o pão e com ele nos alegramos no teu santo dia de Shabat. (quando celebrado em casa com a família serve-se o jantar).
TSUR MISHELO – Tudo que comemos provem do Eterno, o rochedo de Israel! Portanto abençoem-no os que lhe são fiéis! Comemos tantos que até sobrou, conforme a palavra do Eterno!
És Tu que alimenta o mundo, ó nosso Pastor e Pai; o pão que comemos e o vinho que bebemos-vêm de Ti! Por isso daremos graças e louvaremos, diremos e repetiremos: não há outro Santíssimo como Tu Eterno! Amém.   

ORAÇÃO DO CADÍSH
(Min)-  Exaltado e santificado seja o Seu grande Nome (Kahal diz: Amén), no mundo que Ele criou Por Sua vontade. Queira Ele estabelecer o Seu Reino e determinar o ressurgimento da Sua Redenção e apressar a volta do seu Mashiach (ungido) Amén,
No decurso da vossa vida, nos vossos dias e no decurso da vida de toda casa de Israel, prontamente e em tempo próximo; e dizei Amén. Seja o Seu grande Nome bendito eternamente e para todo o sempre; Seja bendito, louvado, consagrado, exaltado, engrandecido, honrado, elevado e excelentemente adorado o Nome do Separado, bendito Seja Ele (Amén), acima de todas as bênçãos, hinos, louvores e consolações que possam ser proferidos no mundo e dizei Amén.
Que haja uma paz abundante emanada do céu, e vida boa para nós e para todo o povo de Israel; e dizei Amén.
 Aquele que firma a paz nas alturas, com sua misericórdia, conceda a paz sobre nós e sobre todo o povo de Israel; e dizei Amén.

BÊNÇÃO SACERDOTAL
"Ievarekhekha YAH veishmerekha.
Iaer YAH panaiv eleikha, vichunekha.
Issa YAH panaiv eleikha, veiassem lekha shalom."

Que o ETERNO te abençoe e te guarde.
Que o ETERNO faça resplandecer o Seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti.
Que o ETERNO sobre ti levante o Seu rosto e ponha em ti a paz.  


    Finalizamos desejando a todos um Shabat Shalom!!! 



NA MANHàDE SHABAT

SHACHARIT DE SHABAT
LEITURA DE ABERTURA

Assim diz o ETERNO: Guardai o juízo, e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, para se manifestar.
Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal.
E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao Eterno, dizendo: Certamente o Eterno me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca.

E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao Eterno, para o servirem, e para amarem o nome do Eterno, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança, Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. (Isaías 56:1 a 7)

Assim falou o Eterno. Um mesmo estatuto haja para vós, ó congregação, e para o estrangeiro que entre vós peregrina, por estatuto perpétuo nas vossas gerações; como vós, assim será o peregrino perante o Eterno.
Uma mesma lei e um mesmo direito haverá para vós e para o estrangeiro que peregrina convosco.
Números 15:15,16

Lechú neranená (Salmo 95)
(Min) LECHÚ - Vinde e cantaremos para o Eterno, aclamemos a Rocha da nossa salvação. Apresentemo-nos diante Dele com ação de graças; exaltá-lo-emos com salmos. Porque o Eterno é D-us e Rei majestoso, acima de todos os poderosos. Em suas mãos estão as coisas ocultas da terra, e Dele são as alturas dos montes; Seu é o mar e Ele o fez; Suas mãos formaram os continentes. Vinde, adoremos e prostremo-nos, ajoelhemo-nos ante o Eterno, nosso Criador, pois Ele é nosso D-us e nós somos o povo de Seu pastoreio e o rebanho que Ele guia neste mundo, se a Sua voz obedecermos. Não endureçais vossos corações como em Merivá e como o que aconteceu em Massa, no deserto, quando vossos pais o tentaram, submeteram ele a provas mesmo depois de ver suas obras. Durante quarenta anos o Eterno esteve aborrecido com aquela geração e disse: É povo de coração desnorteado, sem compreensão dos Meus caminhos. E, na Minha ira jurei não o fazer chegar ao Meu repouso.

(Hazan)  MATUVO todos de pé Cantado:

Ma tovu ohalecha Ya'acov                                             
Mishkenotecha Ysrael                                                    
Vaani berov chasderrá 
avo veterrá      
Eshtachave el echal ,
Codshechá beir atecha (bis)


(Kahal) Quão amáveis são as tendas de Iaacov (Jacó), os teus tabernáculos Israel. E em tua grande compaixão entrarei em Tua Casa, me prostrarei, adorarei, aos Teus pés oh santo Yah.

(Min) Leitura: Quão belas são as tuas tentas, ó Jacó, as tuas moradas ó Israel. E eu, confiado na multidão da Tua misericórdia, entrarei à tua casa, prostrar-me-ei ante o Teu sagrado santuário, estando cheio do Teu temos. Eterno, eu amei a morada da Tua casa e o lugar onde habita a Tua Glória. E abençoarei diante de Ti, ó Eterno, meu feitor. Seja ó Eterno, esta hora de minha prece, hora favorável perante Ti; ó D-us ouve-me com a multidão da tua misericórdia, responde-me segundo a verdade da Tua salvação. (Num. 24-5).

TEFILAH (ORAÇÃO)

Hazan - ADON OLAN - Música: 

Adon olam asher malách, betérem col ietsir nivrá.
Leet naassá bechef'tso col, azai mélech shemô nicrá.
Veacharê kichlot hacol, levado yimloch nora.
Vehu haiá vehu hovê, vehu yihiê betif ara.
                 Pausa: Lai, Lai, Lai...

Vehu echad veén sheni, lehamshil ló lehachbirá.
Beli reshit belí tachlit, velo haóz vehamisrá.
Vehu Eli vechai goalí, vetsur chevlí beet tsará.
Vehu nissi umanos li, menat cossí beiom ecrá.
Beiadó afkid ruchí, beet ishan veaíra.
Veim ruchí gueviatí, Adonai li velo irá.





(Min) ADON OLAN Tradução - leitura:    
Ele é o Criador do Universo, sobre o qual reinou antes mesmo de toda criatura ser criada. No momento em que fez tudo, conforme o Seu desejo, então foi proclamado Rei Altíssimo. E depois de tudo acabado, só o Temido reinará. Ele esteve, está e estará em Glória. Ele é Único e não há segundo que possa ser comparado e juntado a Ele. Sem princípio e sem fim, a Ele pertence a força e o domínio. Ele é meu D-us e o meu vivo Redentor, Rocha (Forte) para me ajudar em minhas dores e no dia da minha angústia. Ele é meu estandarte e o meu refúgio, partilha do meu cálice no dia em que O invocar. Confiarei o meu espírito em Suas mãos no momento de cair no sono, e de novo despertarei. E o meu espírito, meu corpo, também Lhe entrego. O Eterno está comigo e assim nada receio.

SALMOS E CÂNTICOS PÁGINAS   

SHABAT ALIANÇA

E guardarão os filhos de Yisra'el o Shabat, para fazer do Shabat, por suas gerações, uma aliança perpétua. Entre Mim e os filhos de Yisra’el um sinal é ele, para sempre.
O dia do repouso não deve ser esquecido, pois sua recordação é como um aroma agradável. Assim, nele descansarão também todos que estão cansados e sem força.
Este dia é honrado pelos fiéis e respeitado minuciosamente, tanto pelos pais como pelos filhos. Ele está gravado em uma das tábuas de pedra, pela grandeza de seu poder e pela força de seu vigor.
Todos fizeram uma aliança e, e juntos, afirmaram: "Faremos e ouviremos." De suas bocas saiu então a proclamação: todos O Eterno é um! 
Na plenitude de sua santidade, D-us falou no Monte Sinai: "Lembrai e guardai o sétimo dia." Portanto, estudai todos os seus preceitos e concentrai-vos nisto com todas as vossas forças.

SHEMA ISRAEL

Cobrem-se os olhos com a mão direita ao recitar o Shemá.

SHEMÁ YISRAEL, YAH ELOHÊNU, YAH ECHAD. (em voz baixa:) BARUCH SHEM KEVOD MALCHUTÔ LEOLAM VAED.

Ouve, Israel, o ETERNO é nosso ELOHIM, o ETERNO é Um. (Em voz baixa:) Bendito seja o nome da glória de Seu reino para toda a eternidade. 

LEITURA DOS 10 MANDAMENTOS - Ex. 20-1 a 17 (todos de pé).

Então falou o ETERNO, todas estas palavras, dizendo:
Eu sou o ETERNO o teu ELOHIM, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
1 - Não terás outros elohim diante de mim.
2 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o ETERNO teu ELOHIM, sou ELOHIM zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
3 - Não tomarás o nome do ETERNO teu ELOHIM em vão; porque o ETERNO não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
4 - Lembra-te do dia do Shabat para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o Shabat de YAH teu ELOHIM; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o ETERNO, os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto o ETERNO abençoou o dia do Shabat, e o santificou.
5 -  Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o ETERNO o teu ELOHIM te dá. 
6 - Não assassinaras.
7 - Não adulterarás.
8 - Não furtarás.
9 - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10 - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo (Amém).

OUÇAM TODOS!
(Ministrante) Amarás o ETERNO, teu Elohim de todo o teu pensar e de toda a tua alma e de todo o teu poder. E estas palavras estarão permanentemente, no teu entendimento, estas palavras que hoje te recomendo. E as ensinarás diligentemente a teus filhos e falarás a respeito das mesmas quando estiveres sentado em tua casa e quando estiveres andando pelo teu caminho; quando te deitares e quando te levantares. E atarás como sinal na tua mão, e serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais da tua casa e nas tuas portas.

(Todos) E acontecerá se diligentemente ouvirmos os mandamentos que Elohim nos ordeno hoje – para amar o ETERNO, nosso Elohim, e servi-Lo de todo o nosso coração e de toda a nossa alma – ele nos dará chuva na nossa terra na estação própria, a temporã e a serôdia; e colheremos nosso grão, e nosso mosto e nosso azeite. Ele dará erva nos nossos campos para o nosso gado, comeremos e nos fartaremos. Guardamo-nos, porém, de que nossos pensamentos não nos enganem, e nos desviemos, e sirvamos outros deuses e os adoremos, se isso vier à acontecer  Então acenderá o furor do Eterno contra nós, e fechará os céus para que não haja chuva e a terra não dará mais o seu produto, e pereceremos rapidamente, fora da boa terra que o Eterno nos dá. Ele põe estas suas palavras em nossas mente e nas nossas almas e as ataremos como sinal em nossas mãos, e serão entre nossos olhos como frontais. E as ensinaremos a nossos filhos, falando nelas quando nos sentarmos na nossa casa, quando andarmos pelo nosso caminho, quando nos deitarmos e quando nos levantarmos. E as escreveremos nas ombreiras da nossa casa e nas nossas portas. Para que se multipliquem os nossos dias e os dias de nossos filhos sobre a terra que o ETERNO, jurou a nossos pais que a daria a eles – como os dias dos céus sobre a terra.  
(Ministrante)  

E falou o ETERNO, a Moisés dizendo: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes que façam franjas nos cantos de seus vestuários, por suas gerações; e nas franjas dos cantos porão um cordão azul celeste. Ser-vos-á por franjas e as vereis, e vos recordareis de todas as prescrições do Eterno, e as fareis, e não seguireis após inclinações de vossos corações e dos deleites dos vossos olhos, após os quais vós outros andais pecando. Para que vós possais lembrar, e cumprais todas as minhas ordenações e assim sejais santificados ao Eterno. Eu sou o ETERNO, vosso Elohim, que vos tirei da terra do Egito para vos ser por Elohim. Eu sou o ETERNO, vosso Elohim.  Todos dizem: AMEM. 
Ministrante:
Aproximou-se de YESHUA um escriba perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?

Congregação:
YESHUA respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o ETERNO é o nosso único ELOHIM.      
Amarás, pois, o ETERNO teu ELOHIM de todo o teu pensamento, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só ELOHIM, e que não há outro além dele; E que amá-lo de todo teu pensar, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. Amém Marcos 12:28-33 

Ministrante:
Benzei ao ETERNO que é bendito.
Todos:
Bendito seja o ETERNO que é bendito para todo sempre.
Ministrante:
Uma nova luz brilhará sobre Sião em breve e todos desfrutarão de sua luz.
Todos:
Bendito sejas Tu, YAH, criador da luz.
 
AMIDÁ E CADÍSH
AMIDÁ – Resumida 

(Min) - Eterno! Abre os meus lábios e a minha boca proferirá o Teu louvor.

(Todos) Bênção Avot (dos Patriarcas)
Bendito és tu, ó Eterno nosso Deus e Deus de nossos pais Abraão, Isaac e Jacó, o grande e poderoso e temido, o Altíssimo Deus, que concede a boas mercês, e Que possui tudo e que recorda a piedade dos patriarcas, e que com grande amor fará vir um redentor aos descendentes desses patriarcas, por amor do Seu nome.
Lembra-Te de nós para a vida, ó Rei que amas tudo o que tem vida, e inscreve-nos no livro da vida pelo amor de Ti mesmo, que és o D’us da vida. Ó Rei, Auxiliador, Salvador e Escudo! Bendito sejas Tu, Eterno, Escudo de Abraão.

(Min) - Bênção Guevurót (do Todo-Poderoso) 
Tu, Eterno, és Poderoso para sempre; és Tu que ressuscitas os mortos e és Potente em salvar.
No verão: Tu fazes cair o orvalho.
No inverno: Tu fazes soprar o vento e cair a chuva.

(Todos)-  Tu sustentas a vida com misericórdia, ressuscitas os mortos com grande piedade, amparas os caídos e saras os doentes; afrouxas as ataduras dos que estão em grilhões e confirmas a Tua fidelidade aos que dormem no pó. Quem é como Tu és, Eterno, de poderosos atos? Ou quem pode ser comparado a Ti? Rei, que tiras e restituis a vida, e que fazes florescer a salvação? 

(Min) - Mi chamôcha  
Quem pode ser comparado a Ti, ó Pai misericordioso? Tu te lembras das Tuas criaturas e as fazes viver pela Tua misericórdia.

(Min) - Veneeman 
E tu és fiel para ressuscitar os mortos. Bendito sejas Tu, Eterno, que ressuscitas os mortos.

(Min) - Bênção da Santificação de D’us
Tu és Santo, o Teu Nome é santo e os santos Te glorificam todos os dias. Pois Tu és D’us, Rei Grande e Santo. Bendito sejas Tu, Eterno, D’us Santo.

(Todos)-  Nacdishách

Nós Te santificamos e reverenciaremos com tom harmonioso, como aquele usado na assembleia dos santos Serafim, que três vezes proclamam a Tua santidade, porque assim está escrito pela mão do Teu profeta: “E chama um ao outro e diz”: “Santo, Santo, Santo é o Eterno dos exércitos. Toda a terra está cheia da Sua Glória”. E frente a eles louvam e dizem: “Bendita é a glória do Eterno na Sua mansão”. E nas Tuas palavras santas, está escrito, dizendo: “Yah reinará para sempre; Teu D’us, ó Tsion, para todas as gerações. HaleluYAH!”
(Min)-  Bênção Selach (do Perdão)
- Perdoa-nos, ó nosso Pai, pois pecamos; perdoa-nos, ó nosso Pai, pois transgredimos; porque tu és um D’us bom e clemente. Bendito sejas Tu, Eterno, ó Misericordioso, que perdoas abundantemente.

(Todos)-  Bênção Refuá (da Cura)
Cura-nos, Eterno, e seremos curados; socorre-nos e seremos socorridos, pois que Tu és objeto de nossos louvores. Restaura a nossa saúde e concede-nos uma perfeita cura a todas as nossas feridas, pois Tu és D’us, Rei, Médico fiel e misericordioso. Bendito sejas Tu, Eterno, que curas os doentes do Teu povo Israel.

(Min)-  Bênção do Machiach bem David 
Envia depressa o Mashiah filho de David, Teu servo, e exalça o seu poder pela Tua salvação; porque é pela Tua salvação que ansiamos todos os dias. Bendito sejas Tu, Eterno, que fazes brotar o poder da salvação.

(Todos)-  Bênção Shomêa Tefilá (“Ouves as Orações”)

Pai misericordioso, ouve a nossa voz, ó Eterno, nosso D’us! Poupa-nos, tem piedade de nós e recebe nossas orações com misericórdia e boa vontade; porque Tu és D’us, que ouves todas as orações e súplicas, e de Tua Presença, ó nosso rei, não nos deixa voltar desprovidos. Concede-nos a tua graça, atende-nos e ouve nossas orações, pois Tu ouves as orações e suplicas de teu povo. Bendito sejas Tu, Eterno, que ouves as orações.  

Bênção Hodaá (de Louvor)

(Min)- Nós reconhecemos humildemente que Tu és Eterno, nosso D’us, e o D’us de nossos pais, agora e sempre. Tu és o Rochedo da nossa vida, o Escudo da nossa salvação de geração em geração. Nós Te agradecemos e entoamos os teus louvores, pela nossa vida que está em Tuas mãos e nossa alma que Tu preservas, pelos milagres que fazes diariamente em nosso favor, as maravilhas de que nos cercas e as bondades que nos testemunhas a toda hora, de manhã, ao meio dia e à noite. D’us de bondade, a Tua misericórdia é infinita, as Tuas graças não se esgotam nunca, a nossa esperança será eternamente em Ti. E por todas estas coisas seja o teu Nome abençoado constantemente e exalçado e enaltecido, ó Rei nosso, para todo o sempre.

(Todos)-  Inscreve o nosso nome para uma vida de felicidade e todos os filhos da Tua aliança. Que todos os seres vivos Te rendam ações de graças, e seja o teu grande Nome verdadeiramente louvado e abençoado para sempre porque é bom o D’us de nossa salvação e de nossa ajuda, ó D’us de bondade. Bendito sejas Tu, Eterno, porque Bondade é o Teu Nome, e a Ti são devidas as ações de graças.
 
Bênção Shalom (da Paz)
(Min)-  Faze recair uma grande paz, bem-estar e bênção, vida, graça e misericórdia sobre nós e sobre todo o teu povo Israel, e abençoa-nos a todos conjuntamente com a Luz da Tua Presença; porque com o fulgor dessa mesma Presença deste-nos, Eterno, D’us nosso, leis para a vida e amor benevolente, justiça e misericórdia, bênção e paz; e seja agradável a Teus olhos abençoar-nos e abençoar o Teu povo Israel em todo o tempo e em todos os lugares, as bênçãos da Tua paz.

(Todos)-  Possamos nós e toda a casa de Israel ser mencionados e inscritos no livro da vida, da bênção, da paz, da prosperidade, da salvação, do consolo e das boas sentenças, e sejamos lembrados e inscritos perante Ti, nós e todo Teu povo Israel, para gozar uma vida feliz e tranquila. Bendito sejas Tu, Eterno, que abençoas Teu povo Israel com paz. Que as palavras da minha boca e as meditações do meu coração Te sejam agradáveis, o Eterno, meu Protetor e meu Redentor.



(Todos) Ossê Shalom

Oseh Shalom  bim’romav
U yase Shalom alêinu
V’aL kol Israel v’imru, v’imru amen

Yase Shalom  (bim’romav)
Yase Shalom  (bim’romav)
Shalom alêinu V’ aL kol Israel



AQUELE QUE FIRMA A PAZ NAS ALTURAS, COM SUA MISERICÓRDIA, CONCEDA A PAZ SOBRE NÓS E SOBRE TODO O SEU POVO ISRAEL; E DIZEI AMEN.
(Fim da Amidá).


PREPARAÇÃO PARA A LEITURA DA TORÁ
           YESHUA disse-lhe: Amarás ao Eterno teu ELOHIM de todo o teu pensar, e de toda a tua alma, e de todo teu coração. 
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a Torá e os escritos dos profetas. Mateus 22:37-40
E em partindo a Arca, Mosheh (Moisés) dizia: “levanta-Te, Eterno, e que os Teus inimigos se dispersem, e que os Teus adversários fujam diante da Tua presença” Pois que de Tsion (Sião) sairá a Torah (instrução), e a Palavra do Eterno de Yerushaláim (Jerusalém). Bendito Seja O que deu a Torah para o Seu povo em Sua Santificação.

ERGUIMENTO DA TORAH - Todos proclamam:

E esta é a Torah que Mosheh pôs diante dos filhos de Israel, de acordo com o Eterno por intermédio de Mosheh.
TODOS CANTAM ALEGREMENTE
Ki mitzion tetze torah, udvar Yah Yerushalaim.

“Pois de Tsion sairá a Torah,
E a Palavra de Yah de Yerushaláim (Jerusalém)”

ALIÁ LE TORAH
(Subida à Torah para leitura da parashá semanal)

Ministrante: Bendizei o Eterno que é bendito.
Congregação:  Bendito seja o Eterno que é Bendito para todo o sempre.
Ministrante confirma: Bendito seja o Eterno que é Bendito para todo o sempre.

BENÇÃO ANTERIOR A LEITURA DA TORAH

Ministrante: Bendito sejas Tu Eterno, nosso Elohim, Rei do universo, que nos escolheste dentre todos os povos e nos deste a Tua Torah.
Congregação: “Bendito sejas Tu Eterno que nos deste a Torá”. Amén.

MOMENTO DA LEITURA DA PARASHÁ

(Porção semanal da Torah)
BENÇÃO POSTERIOR A LEITURA DA TORAH

Ministrante: Bendito sejas Tu Eterno, nosso Elohim, Rei do universo, que nos deste a Torah da verdade e a Vida Eterna plantaste entre nós.
Congregação: Bendito sejas Tu Eterno que nos deste a Torah. 

GUARDA DA TORAH

E quando a Arca repousava, Mosheh dizia: “Volta, ó Eterno, as miríades de milhares de Israel”. Levanta-Te Eterno, no Teu repouso, Tu e a Arca do Teu poder. Vistam-se os Teus sacerdotes de justiça e cantem os Teus pios. Por amor de David, Teu servo, não faças virar o rosto do Teu Ungido. Pois que Eu vos dou bom ensinamento, não abandoneis a Minha Torah. É Árvore da Vida para os que nela se apegam, e os que nela se apóiam são bem-aventurados. Os seus caminhos são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são de paz. Faze-nos voltar a Ti, Eterno, e voltaremos; renova os nossos dias como nos dias da antiguidade.

ORAÇÃO DO CADÍSH

(Min)-  Exaltado e santificado seja o Seu grande Nome (Kahal diz: Amén), no mundo que Ele criou Por Sua vontade. Queira Ele estabelecer o Seu Reino e determinar o ressurgimento da Sua Redenção e apressar a volta do seu Mashiach (ungido) Amén,
No decurso da vossa vida, nos vossos dias e no decurso da vida de toda casa de Israel, prontamente e em tempo próximo; e dizei Amén. Seja o Seu grande Nome bendito eternamente e para todo o sempre; Seja bendito, louvado, consagrado, exaltado, engrandecido, honrado, elevado e excelentemente adorado o Nome do Separado, bendito Seja Ele (Amén), acima de todas as bênçãos, hinos, louvores e consolações que possam ser proferidos no mundo e dizei Amén.
Que haja uma paz abundante emanada do céu, e vida boa para nós e para todo o povo de Israel; e dizei Amén.
 Aquele que firma a paz nas alturas, com sua misericórdia, conceda a paz sobre nós e sobre todo o povo de Israel; e dizei Amén.

BIRKÁT COHANÍM (Benção Sacerdotal)
Yevarechecha Yah Veyishmerecha.
Ya’er Yah Panav Eleycha Vichunecha
Yissa Yah Panav Eleicha Veyassem Lecha Shalom.

Que o ETERNO te abençoe e te guarde;
Que o ETERNO faça resplandecer seu rosto sobre ti e te conceda o favor;
Que o ETERNO se volte para ti favoravelmente e te dê Shalom. 


NO ENCERRAMENTO DO DIA DE SHABAT


HAVDALAH

Depois do sábado, tendo começado o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. E eis que sobreveio um grande terremoto, pois um anjo do Eterno desceu do céu e, chegando ao sepulcro, rolou a pedra da entrada e assentou-se sobre ela. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia. Como vimos em At 20: 7, a Congregação do 1 século reunia-se na "Havdalá" para "partir o pão", ou seja, "para celebrar a havdalah", lembrando-se da "morte e ressurreição de Yeshua", num ato "semanal" de comunhão. Matitiyahu(Mt 28:1-2-6)

CÂNTICOS, SALMOS E ORAÇÕES / CELEBRANDO A HAVDALAH
Em seguida, levanta-se a taça com vinho e recita-se:

Eis que no Elohim da minha salvação confiarei e assim não temerei, pois a minha força e o meu cântico é o Eterno Elohim, e Ele é a minha salvação. E tirareis água, com regozijo, das fontes da salvação. A Elohim pertence a salvação, sobre Seu povo recaia Sua benção eternamente. O Rei dos exércitos esteja conosco; que seja o nosso refúgio o Elohim de Jacó.
Ó Rei dos Exércitos! Feliz é o homem que em ti confia. Eterno, salva-nos! Ó Rei, responde-nos no dia em que Te invocamos. Para os nossos irmãos judeus foi isto LUZ, ALEGRIA, REGOZIJO E PRECIOSIDADE, ASSIM SEJA CONOSCO TAMBÉM. O cálice da Salvação alcançarei e o Nome do Eterno proclamarei.

A BÊNÇÃO DO VINHO:
(Bebe-se a metade do conteúdo da taça, deixando a outra metade para o final da cerimônia). 
Bendito és tu, ETERNO, Rei de todo universo que criaste o vinho do fruto da videira e nos ordenaste a descansar e nos deleitar no teu santo dia de Shabat. AMEM. 

Ler-se Matitiyahu (Mateus 5:14-16)
"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".

BENÇÃO DA SEPARAÇÃO

Novamente, levanta-se a taça de vinho e abençoa-se:

Bendito Sejas Tu, Eterno, nosso Elohim, Rei do Universo, que fazes separar o santo do profano, a luz da escuridão, Israel dos demais povos, e o sétimo dia dos seis dias de trabalho; Bendito sejas tu, Eterno, que separas o santo do profano. 
Bebe-se, novamente um pouco de vinho, e derrama-se o resto do mesmo sobre um pequeno prato, apagando a vela no mesmo.

BIRKÁT COHANÍM (BENÇÃO SACERDOTAL)
Que o ETERNO te abençoe e te guarde;
Que o ETERNO faça resplandecer seu rosto sobre ti e te conceda o favor;
Que o ETERNO se volte para ti favoravelmente e te dê Paz, shalom. 
Cumprimenta-se a todos com um caloroso SHAVÚA TÔV  (boa semana)!
Sidur de Shabat Notzri - Beytdavi 

Leia Mais…