quinta-feira, 15 de janeiro de 2015
domingo, 11 de janeiro de 2015
terça-feira, 30 de dezembro de 2014
segunda-feira, 29 de dezembro de 2014
INIQUIDADE IGUAL A PECADO
Davi declara que os seu inimigos são os que
praticam a iniquidade, ou seja os transgressores da Lei:
¶ Apartai-vos de mim
todos os que praticais a iniqüidade; porque o Senhor já ouviu a voz do meu
pranto. Salmos 6:8
O profeta Jeremias
diz que povo vive cometendo iniquidade, ou seja transgredindo a Lei de Deus e dizendo
ser filho de Deus, porem enganam a si mesmo:
¶ As vossas
iniqüidades desviam estas coisas, e os vossos pecados apartam de vós o bem. Jeremias
5:25
Aos que ensinam a alguém
a transgredir a Lei é professor de pecado, e irão ouvir do mestre Yeshua o
Senhor do Sábado, as seguintes palavras:
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci;
apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Mateus 7:23
E ele vos responderá:
Digo-vos que não vos conheço nem sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós
todos os que praticais a iniqüidade. Lucas
13:27
¶ Qualquer que comete
pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade. 1
João 3:4 (Versão:
Almeida C. R. e Fiel)
Todo aquele que
pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei. 1
João 3:4 (Versão: Nova
Versão Internacional)
Olha o que Paulo acha da Lei:
Alguém pergunta a
Paulo: E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo
da lei, mas debaixo da graça? A resposta
de Paulo: De maneira nenhuma! Romanos
6:15
Ai Paulo confirma a
santidade e a bondade da Lei:
De fato a lei é
santa, e o mandamento é santo, justo e bom. Romanos
7:12
Paulo não podia falar
contra a Lei ele era discípulo de Yeshua, e como um bom discípulo seguiu
fielmente os seus endinamentos, e seu mestre disse:
Não cuideis que vim
destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Mateus 5:17-19
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Mateus 5:17-19
Reflita, pare e pense.
Escolha a benção escolha a vida!
¶ E a este povo
dirás: Assim diz o Senhor: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o
caminho da morte. Jeremias
21:8
Assim diz o Senhor:
Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom
caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles
dizem: Não andaremos nele. Jeremias
6:16
O Profeta Isaias diz
se alguém pregar contra a Torá (Lei) e os escritos dos profetas, não ouça
seus ensinamentos:
À lei e ao
testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz
neles. Isaías
8:20
Paulo também faz a
mesma recomendação de Isaias:
Tende cuidado, para
que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo
a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; Colossenses
2:8
Porque ninguém pode
pôr outro fundamento além do que já está posto.
Leia Mais…
quarta-feira, 3 de dezembro de 2014
ENTENDENDO ATOS 15
A tensão entre judeus
crente em Yeshua e gentios que estavam sendo enxertados na oliveira, estava
gerando um problema que precisava de solução.
"Por isso, a minha decisão é não
afligir a esses das nações, que se voltam para Deus, (v.20) mas escrever-lhes que
se abstenham das coisas poluídas por ídolos, e da fornicação, e do
estrangulado, e do sangue." (Atos 15:19-20)
O que é discutido não
é o conjunto mínimo de princípios a que um cristão tem de obedecer, visto que
há vários de tais princípios que não estão incluídos aqui, como por exemplo não
mentir, não matar, etc. Por que é que Tiago só menciona estas quatro coisas? A chave é dada por Tiago no
versículo seguinte:
Porque Moisés, desde os tempos
antigos, tem em cada cidade quem o pregue,
e cada sábado é lido nas sinagogas. Atos 15:21.
O que, que
é lido nas Sinagogas todos os Sábados? Resposta:
A Torá e escritos dos Profetas.
(Atos
15:21) Neste verso está toda a compreensão de todo o capitulo. O que Tiago está dizendo que para os gentios a
guarda destes quatro mandamentos é o
principio para que eles comece a conhecer o D-us único, ai eles terão que ir
todos os sábados as Sinagogas para aprender toda a Lei, pois em todas as
cidades tinha Sinagoga e a Torá é ensinada. A Torá não pode ser imposta ao
homem é uma questão de escolha: Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição; Deuteronômio 11:26 Porém, se vos parece
mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos
deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos
amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Josué 24:15
Outra observação importante é que Tiago cita quatro
Leis da Torá para os gentios que estão se chegando ao Senhor, é como se dissesse,
comece logo guardando estas: Levítico 17:1 a 18:27 e depois aos
outros...
Os decretos da Torá que Tiago enumerou
são os mesmos regulamentos que encontramos em Levítico 17 e 18, e
até são enumerados pela mesma ordem.
Que o
Eterno/YHWH nos abençoe...
Leia Mais…
segunda-feira, 3 de novembro de 2014
Paulo ensina a guardar a Lei ou transgredi-la!
Nos nossos
dias de hoje como também no passado muitos querendo herdar o reino dos céus sem
esforços, sem a obediência aos mandamentos, um certo jovem chega e faz a seguinte pergunta
a Yeshua: o que eu tenho que fazer para ganhar a vida eterna? Observe bem a
resposta do mestre: guardar os mandamentos! Tanto
antes como agora muitas pessoas distorcem em
algumas ocasiões os escritos da Nova Aliança nos textos do apóstolo Paulo com a
finalidade de anular a Lei/Torá, o Rabino Paulo era um homem muito culto (Atos 22:3) na sua época, e nem sempre as suas cartas e discursos eram compreendidos,
tantos os seus contemporâneos como nos nossos dias, existem pessoas distorcendo
os ensinamentos do Rabino Paulo. Veja o comentário do irmão Pedro a respeito da
sabedoria de Paulo: Falando disto, como
em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que
os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua
própria perdição. 2 Pedro 3:16.Observe que naquele tempo já tinha pessoas que pregava contrario as epístolas de Paulo e das outras escrituras a Torá e os escritos dos Profetas. Porem devemos tomar muito cuidado porque pregar ao contrario do que as escrituras nos ensina tem um preço a perdição disse Pedro.
Se você
acha que a Lei foi anulada olha o que diz:
Yeshua: Não
cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Mateus 5:17
O
Profeta Isaias: À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo
esta palavra, é porque não há luz neles. Isaías 8:20
Paulo perante Félix afirma que ele nunca deixou de obedecer a
Lei
Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas. Atos 24:14
Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas. Atos 24:14
Paulo nos alerta para tomarmos cuidado com as filosofias que são contrarias aos ensinamentos de Cristo:
Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua,
por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo
os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; Colossenses 2:8
Uma
pergunta é dirigida a Paulo, anula a lei ou não?
Outra
pergunta feita a Paulo é ruim guardar a lei e faz algum mal a nós?
Que diremos pois? É a lei pecado?
De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não
conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. Romanos 7:7
A Lei é pra todos!
Porque todos os que sem lei
pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei
serão julgados. Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os
que praticam a lei hão de ser justificados.
Romanos 2:12-13
E, se alguma
pessoa pecar, e fizer, contra algum dos mandamentos do Senhor, aquilo que não
se deve fazer, ainda que o não soubesse, contudo será ela culpada, e levará a
sua iniquidade; Levítico 5:17
Uma mesma lei tereis; assim será para o estrangeiro como para o natural;
pois eu sou o Senhor vosso Deus. Levítico 24:22
Agora fique com o belíssimo discurso do nosso querido Irmão Tiago, sobre o que ele acha da lei e da fé, que o Eterno nos abençoe e nos guarde.
¶ Meus irmãos, que aproveita se
alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.
Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.
E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.
E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?
Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
Tiago 2:14-26
E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.
Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.
E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.
E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?
Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
Tiago 2:14-26
Por: (Jay) Beyt Davi
Leia Mais…
.jpg)