domingo, 22 de abril de 2018

SIDUR DE SHABAT NAZARENO EM PORTUGUES




 
CABALAT  SHABAT - INTRODUÇÃO

(Min) O Shabat é o último dia da semana. É o dia escolhido por D-us para o homem descansar. Depois de uma semana que significa uma jornada de trabalho, o nosso Elohim criador dos céus e da terra, preparou o descanso para os Seus filhos. Dia sexto: Isto é o que Elohim tem dito: Amanhã é repouso, o santo shabat de Elohim; o que quiserdes assar no fogo, assai-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobrar, guardai para vós até amanhã (Ex 16:23).

Assim falou o Eterno. Um mesmo estatuto haja para vós, ó congregação, e para o estrangeiro que entre vós peregrina, por estatuto perpétuo nas vossas gerações; como vós, assim será o peregrino perante o Eterno.
Uma mesma lei e um mesmo direito haverá para vós e para o estrangeiro que peregrina convosco. Núm 15:15,16

BENÇÃO DO SHABAT:

Ministrante: Bendito seja o Eterno Nosso D’us, Rei do Universo, que nos revelaste a sua santa Torá e nos santifica com os seus mandamentos, e nos enviaste Yeshua Hamashiach, Luz do Mundo, tornando a Torá conhecida e acessível a todos que a busca, por isso estamos aqui nesta noite de Shabat, para honra e gloria a Ti Eterno, que és o criador da luz. Elohim de Abraão, Isac e Jacó, a Ti seja dado toda honra, gloria e poder eternamente. Que a nossa família/irmãos, aqui presente, recebam este dia com alegria e deleite, e tenha a Ti como o único Elohim Criador dos céus e da Terra, do homem e de tudo que existe.

Todos Nós LEMBRAMOS e CELEBRAMOS este dia de Shabat como sinal da nossa aliança contigo ó Eterno nosso Elohim”. Amem. 

SANTIFICAÇÃO DO DIA 

Ministrante: E guardarão os filhos de Yisra'el o Shabat, para fazer do Shabat, por suas gerações, uma aliança perpétua. Entre Mim e os filhos de Yisra’el um sinal é ele, para sempre.

Todos - Bendito sejas Tu, Eterno, nosso D-us, Rei do Universo, que nos santificaste com Teus andamentos e nos quiseste, concedendo-nos com amor e agrado o Teu santo dia de Shabat, em recordação à obra da Criação, pois é a primeira das datas santas, em memória da partida do teu povo do Egito. Porque Tu nos escolheste e nos santificaste dentre todos os povos, e o Teu sagrado Shabat, com amor e agrado, nos deste de herança. Bendito sejas Tu, Eterno que santificas o Shabat.

Tu santificaste o sétimo dia em honra ao teu nome, porque o Shabat significa o complemento da criação dos céus e da terra, abençoar-te acima de todos os dias e santificaste acima de todas as datas. E assim está escrito na tua Torá:
E assim foram acabados os céus, a terra e todo seu exército, e D-us terminou no sexto dia a obra da criação. E D-us abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nele repousou de toda a sua obra da criação.          

Ministrante – Alegrar-se-ão com o Teu reino os que guardam o Shabat e o qualificam uma delícia o povo que santifica o sétimo dia, todos se fartaram e se regozijará com o teu bem, porque comprazes-te com o sétimo dia e ti santificaste; “desejados dos dias” o denominaste à obra da criação.     

Todos - Nosso D-us e D-us de nossos pais, rogamos que comprazas em nosso repouso; santifica-nos com Teus Mandamentos e coloca a nossa parte em Tua Torá; faz-nos saciar de Tua Bondade, alegra a nossa alma com a Tua Salvação e purifica o nosso coração para servir-Te de verdade; e faz-nos herdar, ó Eterno nosso D-us, com amor e agrado, o Shabat da tua santidade, que nós e todo Israel regozijemos nele e santificamos o teu nome, bendito seja Tu, Eterno que santifica o Shabat.

Ministrante – Este dia é o mais respeitoso dentre os dias, porquanto nele descansou o moldador do universo.  Seis dias faras toda a tua obra, mais o sétimo será do teu D-us, no Shabat não faras nenhuma obra, pois ele tudo fez em seis dias. 
O shabat é a primeira das santas convocações, dia de descanso. Portanto cada homem deve celebrar com pão e vinho a santificação do shabat.

Os céus declaram sua glória, e a terra também está repleta de sua benignidade. Percebam que tudo isso é obra de Suas mãos, pois Ele é o Moldador, e seu trabalho e perfeito!
O dia do repouso não deve ser esquecido, pois sua recordação é como um aroma agradável. Assim, nele descansarão também todos que estão cansados e sem força.

Este dia é honrado pelos fiéis e respeitado minuciosamente, tanto pelos pais como pelos filhos. Ele está gravado na tábua de pedra, pela grandeza de seu poder e pela força de seu vigor.
Todos fizeram uma aliança e, em uníssono, afirmaram:

Todos -  Faremos e ouviremos.
Ministrante – De suas bocas saiu então a proclamação: 

Todos - O Eterno é UM!
Ministrante – Bendito seja aquele que dá força aos cansados! 
Na plenitude de sua santidade, D-us falou no Monte Sinai: "Lembrai e guardai o sétimo dia." Portanto, estudai todos os seus preceitos e concentrai-vos nisto com todas as vossas forças. 

Todos - Quem respeitar o Shabat, D-us o protegerá! Pois ele é o sinal eterno entre Ele e nós! Neste dia temos que repousar e nos deleitar na Torá do Eterno, e assim nos tonaremos sábios. Nele sempre encontrarei repouso para minha alma. Aos nossos ancestrais, o Santíssimo concedeu milagrosamente uma porção dobrada de maná às sextas-feiras. Da mesma forma, a cada sexta-feira Ele duplicará o nosso sustento.           O Eterno disse: uma mesma Torá será para o natural (Israel) como para o estrangeiro que estiver entre vós.  

Ministrante – Está registrado na Torá Divina uma lei aos sacerdotes, de arrumar semanalmente os pães da proposição. Por isso, jejuar no Shabat é proibido, exceto se for o dia da expiação dos nossos pecados.
O dia glorioso, dia de desfrutar prazeres! Com pão e vinho, carne e peixe. Quem se alegra no shabat alcança a verdadeira alegria, pois ele é um dia só de alegria, no qual sempre me alegrarei. Quem inicia nele alguma obra, no final a perderá.

Hazan -  MATUVO Cantado: todos de pé

Ma tovu ohalecha Ya'acov  Mishkenotecha Ysrael                                                    
Vaani berov chasderrá    avo veterrá     Eshtachave el echal , Codshechá beir atecha (bis)

Todos cantam Quão amáveis são as tendas de Iaacov (Jacó), os teus tabernáculos Israel. E em tua grande compaixão entrarei em Tua Casa, me prostrarei, adorarei, aos Teus pés oh santo Yah.

Min - Tradução para leitura:   

Quão belas são as tuas tentas, ó Jacó, as tuas moradas ó Israel. E eu, confiado na multidão da Tua misericórdia, entrarei à tua casa, prostrar-me-ei ante o Teu sagrado santuário, estando cheio do Teu temor. Eterno, eu amei a morada da Tua casa e o lugar onde habita a Tua Glória.
E abençoarei diante de Ti, ó Eterno, meu feitor. Seja ó Eterno, esta hora de minha prece, hora favorável perante Ti; ó D-us ouve-me com a multidão da tua misericórdia, responde-me segundo a verdade da Tua salvação. (Num. 24-5).

TEFILAH
Salmos e cânticos (Sugestão):

Shalom Aleichem; Adon Olam, Shabbat shalom; Osê shalom. 

SHEMA E SUAS BENÇÃOS

(Min) (1ªbênção antes do Shemá)

Bendito sejas Tu, Eterno, nosso D’us, Rei do Universo, que pela Sua palavra faz aproximar as sombras da noite, abre as portas do céu, com sabedoria, e muda as horas do dia; troca o dia pela noite e a noite pelo dia, com inteligência. As estrelas estão todas dispostas no espaço segundo uma ordem fixada pela Sua vontade. Criou o dia e a noite, fez desaparecer a luz perante as trevas e as trevas perante a luz, o dia desaparece, vem a noite, e separa o dia da noite, D’us dos exércitos, YAH, é o Seu Nome. D’us, vivo e presente, reina sobre nós por todo o sempre. Bendito sejas Tu, Eterno, que fazes aproximar as sombras da noite.

 (Kahal) antes do Shemá.

Tu amas o Teu povo de Israel com um amor inalterável. Lei e preceitos, estatutos e juízos a nós ensinaste. Também é de nosso dever, Eterno, nosso D’us, falar dos Teus estatutos, alegrar-nos e regozijar-nos com as palavras dos ensinamentos da Tua Lei e com os Teu preceitos e estatutos, quer deitando-nos quer levantando-nos; porque eles são a nossa vida, prolongam a nossa existência e nós meditaremos neles dia e noite; Eterno, nunca tires o Teu amor e a Tua piedade de nós. Bendito sejas Tu, Eterno que amas o teu povo Israel.  

(Kahal) SHEMA ISRAEL YAH ELOHENU, YAH ECHAD.
Em Voz Baixa: Baruch shem k’vod malchuto l’olam vaed.

SHEMA - Ouve, ó Israel, o Eterno, é nosso Elohim!  O Eterno é Um! 
Em voz baixa: Bendito seja o Nome do seu glorioso reino por toda a eternidade.

(Min) VEAHAVTÁ - Amarás o ETERNO, teu Elohim de todo o teu pensar e de toda a tua alma e de todo o teu poder. E estas palavras estarão permanentemente, no teu entendimento, estas palavras que hoje te recomendo. E as ensinarás diligentemente a teus filhos e falarás a respeito das mesmas quando estiveres sentado em tua casa e quando estiveres andando pelo teu caminho; quando te deitares e quando te levantares. E atarás como sinal na tua mão, e serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais da tua casa e nas tuas portas.

(Kahal) VEHAIA -  E acontecerá se diligentemente ouvirmos os mandamentos que Elohim nos ordenou hoje – para amar ao ETERNO, nosso Elohim, e servi-Lo com todo o nosso pensamento e de toda a nossa alma – ele nos dará chuva na nossa terra na estação própria, a temporã e a serôdia; e colheremos nosso grão, e nosso mosto e nosso azeite. Ele dará erva nos nossos campos para o nosso gado, comeremos e nos fartaremos. Guardamo-nos, porém, de que nossos pensamentos não nos enganem, e nos desviemos, e sirvamos outros deuses e os adoremos, se isso vier à acontecer Então acenderá o furor do Eterno contra nós, e fechará os céus para que não haja chuva e a terra não dará mais o seu produto, e pereceremos rapidamente, fora da boa terra que o Eterno nos dá. Ele põe estas suas palavras em nossas mente e nas nossas almas e as ataremos como sinal em nossas mãos, e serão entre nossos olhos como frontais. E as ensinaremos a nossos filhos, falando nelas quando nos sentarmos na nossa casa, quando andarmos pelo nosso caminho, quando nos deitarmos e quando nos levantarmos. E as escreveremos nas ombreiras da nossa casa e nas nossas portas. Para que se multipliquem os nossos dias e os dias de nossos filhos sobre a terra que o ETERNO, jurou a nossos pais que a daria a eles – como os dias dos céus sobre a terra.

 

Bênção “Gueulá” (1ªbênção após o Shema)

 

(Min) - Isto é verdade e firmemente estabelecido conosco, que Yah é nosso D’us e ninguém há fora Dele, e que nós, somos Seu povo. Ele nos redimiu das mãos dos poderosos, e é Ele nosso Rei, que nos tem salvo das garras dos violentos, o D’us que nos tem vingado dos nossos adversários e tem retribuído proporcionalmente a todos os inimigos das nossas almas.

Conservou as nossas almas em vida e não permitiu que os nossos pés tropeçassem, permitiu que nos colocássemos nas altas posições dos nossos inimigos e elevou a nossa glória acima dos que nos odeiam. Ele faz milagres e vinganças por nós. Os seus filhos viram o Seu alto poder e eles louvaram e dedicaram ações de graças ao Seu Nome, e subjugaram-se espontaneamente ao Seu Reino. Moisés e os filhos de Israel entoam, com entusiasmo, cânticos de alegria e dizem a uma voz:

 

(Kahal) MI CHAMÔCHA - Quem é entre os poderosos como Tu Yah? Quem é como Tu, poderoso de majestosa santidade, temido em louvores operando maravilhas? Os Teus filhos viram a Tua glória, Yah, nosso D’us, quando Tu fundiste o mar. Unânimes, todos louvaram e reconheceram a Tua realeza, dizendo:

(Kahal) YAH YIMLOCH - “Yah reinará para sempre”. E assim é dito: “Porque Yah redimiu a Jacob e o livrou da mão do mais forte do que ele. Bendito sejas Tu, Yah, que redimiste a Israel.

(Min) (2ªbênção após o Shema)

HASHKIVÊNU - Faze, Yah, nosso D’us, que nos deitemos em paz e que nos levantemos, Rei nosso, plenos de vidas boas e em paz. Estende sobre nós a tenda da Tua paz e favorece-nos com as Tuas felizes inspirações, socorre-nos por amor do Teu Nome. Protege e livra-nos dos inimigos, de epidemias, de espadas, da fome e da tristeza. Evita-nos da tentação e ponha-nos sob a Tua proteção, pois Tu és D’us, nosso protetor e nosso salvador; Tu és um D’us e rei cheio de graça e misericórdia. E protege-nos quando saímos e quando entramos, e dá-nos sempre vida e paz, de agora e sempre. Bendito sejas Tu, Eterno, que protege Seu povo Israel para sempre.


PREPARAÇÃO PARA O KIDUSH
Enche-se uma taça de vinho, suspender-se-á um pouco e recita-se:

IOM HÁSHISHI - Dia sexto: E acabaram de criar-se os céus e a terra, e todo seu exército. E terminou D-us, no sexto dia, a obra que fez e cessou toda a obra que fez. E abençoou D-us ao dia sétimo, e santificou-o. porque nele repousou de toda sua obra, que criou  D-us.

BÊNÇÃO DO VINHO

BARUCH - Bendito sejas Tu, Eterno, nosso D-us, Rei do Universo, que criaste o fruto da videira e com ele nós celebramos o teu santo dia de Shabat

Ministrante - Com a permissão de todos!

Todos respondem – À vida !  (Podeis beber).

HODÚ YAH Kl TOV - Rendei graças ao Eterno, porque Ele é bom; porque a Sua Benignidade persiste para sempre. Rendei graças ao Eterno, o Elohai dos Elohim, porque a Sua Benignidade persiste para sempre. Rendei graças ao Eterno Rei dos exércitos, porque a Sua Benignidade persiste para sempre. Amén. 

Netilat Yadayim (Lavagem das mãos)
(Como ato de higiene para partir o pão)

BÊNÇÃO DO PÃO

Bendito sejas Tu, Eterno nosso D-us, Rei do Universo, que da terra fazes crescer o pão e com ele nos alegramos no teu santo dia de Shabat.

(quando celebrado em casa com a família serve-se o jantar).

TSUR MISHELO – Tudo que comemos provem do Eterno, o rochedo de Israel! Portanto abençoem-no os que lhe são fiéis! Comemos tantos que até sobrou, conforme a palavra do Eterno!
És Tu que alimenta o mundo, ó nosso Pastor e Pai; o pão que comemos e o vinho que bebemos vêm de Ti! Por isso daremos graças e louvaremos, diremos e repetiremos: não há outro Santíssimo como Tu Eterno! Amém. 

ORAÇÃO DO CADÍSH

(Min)-  Exaltado e santificado seja o Seu grande Nome (Kahal diz: Amén), no mundo que Ele criou Por Sua vontade. Queira Ele estabelecer o Seu Reino e determinar o ressurgimento da Sua Redenção e apressar a volta do seu Mashiach (ungido) Amén,
No decurso da vossa vida, nos vossos dias e no decurso da vida de toda casa de Israel, prontamente e em tempo próximo; e dizei Amén. Seja o Seu grande Nome bendito eternamente e para todo o sempre; Seja bendito, louvado, consagrado, exaltado, engrandecido, honrado, elevado e excelentemente adorado o Nome do Separado, bendito Seja Ele (Amén), acima de todas as bênçãos, hinos, louvores e consolações que possam ser proferidos no mundo e dizei Amén. Que haja uma paz abundante emanada do céu, e vida boa para nós e para todo o povo de Israel; e dizei Amén.
 Aquele que firma a paz nas alturas, com sua misericórdia, conceda a paz sobre nós e sobre todo o povo de Israel; e dizei Amén.
 
BÊNÇÃO SACERDOTAL

"Ievarekhekha YAH veishmerekha.
Iaer YAH panaiv eleikha, vichunekha.
Issa YAH panaiv eleikha, veiassem lekha shalom."

Shabat Shalom a Todos !!!!


LEITURAS DE ABERTURA

Leitura de: Isaías 56: 1 a 7 e Números 15:15,16 -   O ministrante ler Salmo 95

Assim diz o ETERNO: Guardai o juízo, e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, para se manifestar.
Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal.
E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao Eterno, dizendo: Certamente o Eterno me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca.
E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao Eterno, para o servirem, e para amarem o nome do Eterno, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança, Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. (Isaías 56:1 a 7)

Disse o Eterno. Um mesmo estatuto haja para vós, ó congregação, e para o estrangeiro que entre vós peregrina, por estatuto perpétuo nas vossas gerações; como vós, assim será o peregrino perante o Eterno. Uma mesma lei e um mesmo direito haverá para vós e para o estrangeiro que peregrina convosco. Números 15:15,16
                         
Lechú neranená (Salmo 95)

(Min) LECHÚ - Vinde e cantaremos para o Eterno, aclamemos a Rocha da nossa salvação. Apresentemo-nos diante Dele com ação de graças; exaltá-lo-emos com salmos. Porque o Eterno é D-us e Rei majestoso, acima de todos os poderosos. Em suas mãos estão as coisas ocultas da terra, e Dele são as alturas dos montes; Seu é o mar e Ele o fez; Suas mãos formaram os continentes. Vinde, adoremos e prostremo-nos, ajoelhemo-nos ante o Eterno, nosso Criador, pois Ele é nosso D-us e nós somos o povo de Seu pastoreio e o rebanho que Ele guia neste mundo, se a Sua voz obedecermos. Não endureçais vossos corações como em Merivá e como o que aconteceu em Massá, no deserto, quando vossos pais o tentaram, submeteram ele a provas mesmo depois de ver suas obras. Durante quarenta anos o Eterno esteve aborrecido com aquela geração e disse: É povo de coração desnorteado, sem compreensão dos Meus caminhos. E, na Minha ira jurei não o fazer chegar ao Meu repouso.

(Hazan)  MATUVO todos de pé Cantado:

Ma tovu ohalecha Ya'acov    Mishkenotecha Ysrael     Vaani berov chasderrá    avo veterrá   Eshtachave el echal  Codshechá beir atecha (bis)

(Kahal) Quão amáveis são as tendas de Iaacov (Jacó), os teus tabernáculos Israel. E em tua grande compaixão entrarei em Tua Casa, me prostrarei, adorarei, aos Teus pés oh santo Yah.

(Min) Leitura: Quão belas são as tuas tentas, ó Jacó, as tuas moradas ó Israel. E eu, confiado na multidão da Tua misericórdia, entrarei à tua casa, prostrar-me-ei ante o Teu sagrado santuário, estando cheio do Teu temor. Eterno, eu amei a morada da Tua casa e o lugar onde habita a Tua Glória. E abençoarei diante de Ti, ó Eterno, meu feitor. Seja ó Eterno, esta hora de minha prece, hora favorável perante Ti; ó D-us ouve-me com a multidão da tua misericórdia, responde-me segundo a verdade da Tua salvação. (Num. 24-5).


TEFILAH (ORAÇÃO)


Hazan - ADON OLAN - Música:

Adon olam asher malách, betérem col ietsir nivrá.
Leet naassá bechef'tso col, azai mélech shemô nicrá.
Veacharê kichlot hacol, levado yimloch nora.
Vehu haiá vehu hovê, vehu yihiê betif ara.

Pausa: Lai, Lai, Lai...

Vehu echad veén sheni, lehamshil ló lehachbirá.
Beli reshit belí tachlit, velo haóz vehamisrá.
Vehu Eli vechai goalí, vetsur chevlí beet tsará.
Vehu nissi umanos li, menat cossí beiom ecrá.
Beiadó afkid ruchí, beet ishan veaíra.
Veim ruchí gueviatí, Adonai li velo irá.

(Min) ADON OLAN Tradução - leitura:    

Ele é o Criador do Universo, sobre o qual reinou antes mesmo de toda criatura ser criada. No momento em que fez tudo, conforme o Seu desejo, então foi proclamado Rei Altíssimo. E depois de tudo acabado, só o Temido reinará. Ele esteve, está e estará em Glória. Ele é Único e não há segundo que possa ser comparado e juntado a Ele. Sem princípio e sem fim, a Ele pertence a força e o domínio. Ele é meu D-us e o meu vivo Redentor, Rocha (Forte) para  me ajudar em minhas dores e no dia da minha angústia. Ele é meu estandarte e o meu refúgio, partilha do meu cálice no dia em que O invocar. Confiarei o meu espírito em Suas mãos no momento de cair no sono, e de novo despertarei. E o meu espírito, meu corpo, também Lhe entrego. O Eterno está comigo e assim nada receio.

SALMOS E CÂNTICOS


SHABAT ALIANÇA

E guardarão os filhos de Yisra'el o Shabat, para fazer do Shabat, por suas gerações, uma aliança perpétua. Entre Mim e os filhos de Yisra’el, um sinal é ele, para sempre. O dia do repouso não deve ser esquecido, pois sua recordação é como um aroma agradável. Assim, nele descansarão também todos que estão cansados e sem força. Este dia é honrado pelos fiéis e respeitado minuciosamente, tanto pelos pais como pelos filhos. Ele está gravado em uma das tábuas de pedra, pela grandeza de seu poder e pela força de seu vigor.
Todos fizeram uma aliança e, e juntos, afirmaram:

Todos "Faremos e ouviremos."
(Min.)  De suas bocas saiu então a proclamação:
Todos O Eterno é um! 

Na plenitude de sua santidade, D-us falou no Monte Sinai: "Lembrai e guardai o sétimo dia." Portanto, estudai todos os seus preceitos e concentrai-vos nisto com todas as vossas forças.

SHEMA ISRAEL

SHEMÁ YISRAEL, YAH ELOHÊNU, YAH ECHAD. (EM VOZ BAIXA:) BARUCH SHEM KEVOD MALCHUTÔ LEOLAM VAED.
Ouve, Israel, o ETERNO é nosso ELOHIM, o ETERNO é Um. (Em voz baixa:) Bendito seja o nome da glória de Seu reino para toda a eternidade.

LEITURA DOS 10 ANDAMENTOS
Ex. 20 (de pé).
Então falou o ETERNO, todas estas palavras, dizendo:
Eu sou o ETERNO o teu ELOHIM, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

1 - Não terás outros elohim diante de mim.
2 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o ETERNO teu ELOHIM, sou ELOHIM zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
3 - Não tomarás o nome do ETERNO teu ELOHIM em vão; porque o ETERNO não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
4 - Lembra-te do dia do Shabat para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o Shabat de YAH teu ELOHIM; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o ETERNO, os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto o ETERNO abençoou o dia do Shabat, e o santificou.
5 -  Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o ETERNO o teu ELOHIM te dá. 
6 - Não assassinaras.
7 - Não adulterarás.
8 - Não furtarás.
9 - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10 - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo (Amém).

OUÇAM TODOS!

(Ministrante) Amarás o ETERNO, teu Elohim de todo o teu pensar e de toda a tua alma e de todo o teu poder. E estas palavras estarão permanentemente, no teu entendimento, estas palavras que hoje te recomendo. E as ensinarás diligentemente a teus filhos e falarás a respeito das mesmas quando estiveres sentado em tua casa e quando estiveres andando pelo teu caminho; quando te deitares e quando te levantares. E atarás como sinal na tua mão, e serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais da tua casa e nas tuas portas.

 (Todos) E acontecerá se diligentemente ouvirmos os mandamentos que Elohim nos ordeno hoje – para amar o ETERNO, nosso Elohim, e servi-Lo de todo o nosso coração e de toda a nossa alma – ele nos dará chuva na nossa terra na estação própria, a temporã e a serôdia; e colheremos nosso grão, e nosso mosto e nosso azeite. Ele dará erva nos nossos campos para o nosso gado, comeremos e nos fartaremos. Guardamo-nos, porém, de que nossos pensamentos não nos enganem, e nos desviemos, e sirvamos outros deuses e os adoremos, se isso vier à acontecer  Então acenderá o furor do Eterno contra nós, e fechará os céus para que não haja chuva e a terra não dará mais o seu produto, e pereceremos rapidamente, fora da boa terra que o Eterno nos dá. Ele põe estas suas palavras em nossas mente e nas nossas almas e as ataremos como sinal em nossas mãos, e serão entre nossos olhos como frontais. E as ensinaremos a nossos filhos, falando nelas quando nos sentarmos na nossa casa, quando andarmos pelo nosso caminho, quando nos deitarmos e quando nos levantarmos. E as escreveremos nas ombreiras da nossa casa e nas nossas portas. Para que se multipliquem os nossos dias e os dias de nossos filhos sobre a terra que o ETERNO, jurou a nossos pais que a daria a eles – como os dias dos céus sobre a terra. 

(Ministrante) E falou o ETERNO, a Moisés dizendo: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes que façam franjas nos cantos de seus vestuários, por suas gerações; e nas franjas dos cantos porão um cordão azul celeste. Ser-vos-á por franjas e as vereis, e vos recordareis de todas as prescrições do Eterno, e as fareis, e não seguireis após inclinações de vossos corações e dos deleites dos vossos olhos, após os quais vós outros andais pecando. Para que vós possais lembrar, e cumprais todas as minhas ordenações e assim sejais santificados ao Eterno. Eu sou o ETERNO, vosso Elohim, que vos tirei da terra do Egito para vos ser por Elohim. Eu sou o ETERNO, vosso Elohim.   Todos dizem: AMEM. 

Ministrante:  Aproximou-se de YESHUA um escriba perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?

Congregação: YESHUA respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o ETERNO é o nosso único ELOHIM.      
Amarás, pois, o ETERNO teu ELOHIM de todo o teu pensamento, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só ELOHIM, e que não há outro além dele; E que amá-lo de todo teu pensar, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. Amém Marcos 12:28-33 

Ministrante: Benzei ao ETERNO que é bendito.
Todos: Bendito seja o ETERNO que é bendito para todo sempre.

Ministrante: Uma nova luz brilhará sobre Sião em breve e todos desfrutarão de sua luz.
Todos: Bendito sejas Tu, YAH, criador da luz.

AMIDÁ (Resumida)

(Min) - Eterno! Abre os meus lábios e a minha boca proferirá o Teu louvor.

(Todos) Bênção dos Patriarcas: Bendito és tu, ó Eterno nosso Deus e Deus de nossos pais Abraão, Isaac e Jacó, o grande e poderoso e temido, o Altíssimo Deus, que concede a boas mercês, e Que possui tudo e que recorda a piedade dos patriarcas, e que com grande amor fará vir um redentor aos descendentes desses patriarcas, por amor do Seu nome. Lembra-Te de nós para a vida, ó Rei que amas tudo o que tem vida, e inscreve-nos no livro da vida pelo amor de Ti mesmo, que és o D’us da vida. Ó Rei, Auxiliador, Salvador e Escudo! Bendito sejas Tu, Eterno, Escudo de Abraão.

(Min) - Bênção do Todo-Poderoso 
Tu, Eterno, és Poderoso para sempre; és Tu que ressuscitas os mortos e és Potente em salvar.
No verão: Tu fazes cair o orvalho.
No inverno: Tu fazes soprar o vento e cair a chuva.

(Todos)-  Tu sustentas a vida com misericórdia, ressuscitas os mortos com grande piedade, amparas os caídos e saras os doentes; afrouxas as ataduras dos que estão em grilhões e confirmas a Tua fidelidade aos que dormem no pó. Quem é como Tu és, Eterno, de poderosos atos? Ou quem pode ser comparado a Ti? Rei, que tiras e restituis a vida, e que fazes florescer a salvação? 

(Min) - Veneeman - Tu és fiel para ressuscitar os mortos. Bendito sejas Tu, Eterno, que ressuscitas os mortos.

(Min) - Bênção da Santificação de D’us
Tu és Santo, o Teu Nome é santo e os santos Te glorificam todos os dias. Pois Tu és D’us, Rei Grande e Santo. Bendito sejas Tu, Eterno, D’us Santo.

(Todos)-  Nacdishách
Nós Te santificamos e reverenciaremos com tom harmonioso, como aquele usado na assembleia dos santos Serafim, que três vezes proclamam a Tua santidade, porque assim está escrito pela mão do Teu profeta: “E chama um ao outro e diz”: “Santo, Santo, Santo é o Eterno dos exércitos. Toda a terra está cheia da Sua Glória”. E frente a eles louvam e dizem: “Bendita é a glória do Eterno na Sua mansão”. E nas Tuas palavras santas, está escrito, dizendo:“Yah reinará para sempre; Teu D’us, ó Tsion, para todas as gerações. HaleluYAH!”

(Todos)-  Bênção da Cura: Cura-nos, Eterno, e seremos curados; socorre-nos e seremos socorridos, pois que Tu és objeto de nossos louvores. Restaura a nossa saúde e concede-nos uma perfeita cura a todas as nossas feridas, pois Tu és D’us, Rei, Médico fiel e misericordioso. Bendito sejas Tu, Eterno, que curas os doentes do Teu povo Israel.

(Min)- Bênção de Louvor: Nós reconhecemos humildemente que Tu és Eterno, nosso D’us, e o D’us de nossos pais, agora e sempre. Tu és o Rochedo da nossa vida, o Escudo da nossa salvação de geração em geração. Nós Te agradecemos e entoamos os teus louvores, pela nossa vida que está em Tuas mãos e nossa alma que Tu preservas, pelos milagres que fazes diariamente em nosso favor, as maravilhas de que nos cercas e as bondades que nos testemunhas a toda hora, de manhã, ao meio dia e à noite. D’us de bondade, a Tua misericórdia é infinita, as Tuas graças não se esgotam nunca, a nossa esperança será eternamente em Ti. E por todas estas coisas seja o teu Nome abençoado constantemente e exalçado e enaltecido, ó Rei nosso, para todo o sempre.

(Todos)-  Inscreve o nosso nome para uma vida de felicidade e todos os filhos da Tua aliança. Que todos os seres vivos Te rendam ações de graças, e seja o teu grande Nome verdadeiramente louvado e abençoado para sempre porque é bom o D’us de nossa salvação e de nossa ajuda, ó D’us de bondade. Bendito sejas Tu, Eterno, porque Bondade é o Teu Nome, e a Ti são devidas as ações de graças.
 
(Min )-  Bênção da Paz: Faze recair uma grande paz, bem-estar e bênção, vida, graça e misericórdia sobre nós e sobre todo o teu povo Israel, e abençoa-nos a todos conjuntamente com a Luz da Tua Presença; porque com o fulgor dessa mesma Presença deste-nos, Eterno, D’us nosso, leis para a vida e amor benevolente, justiça e misericórdia, bênção e paz; e seja agradável a Teus olhos abençoar-nos e abençoar o Teu povo Israel em todo o tempo e em todos os lugares, as bênçãos da Tua paz.

(Todos)-  Possamos nós e toda a casa de Israel ser mencionados e inscritos no livro da vida, da bênção, da paz, da prosperidade, da salvação, do consolo e das boas sentenças, e sejamos lembrados e inscritos perante Ti, nós e todo Teu povo Israel, para gozar uma vida feliz e tranquila. Bendito sejas Tu, Eterno, que abençoas Teu povo Israel com paz. Que as palavras da minha boca e as meditações do meu coração Te sejam agradáveis, o Eterno, meu Protetor e meu Redentor.

Aquele que firma a paz nas alturas, com sua misericórdia, conceda a paz sobre nós e sobre todo o seu povo israel; e dizei amen. (Fim da Amidá).
PREPARAÇÃO PARA A LEITURA DA TORÁ
          
YESHUA disse-lhe: Amarás ao Eterno teu ELOHIM de todo o teu pensar, e de toda a tua alma, e de todo teu coração. 
Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a Torá e os escritos dos profetas. Mateus 22:37-40

E em partindo a Arca, Mosheh (Moisés) dizia: “levanta-Te, Eterno, e que os Teus inimigos se dispersem, e que os Teus adversários fujam diante da Tua presença” Pois que de Tsion (Sião) sairá a Torah (instrução), e a Palavra do Eterno de Yerushaláim (Jerusalém). Bendito Seja O que deu a Torah para o Seu povo em Sua Santificação.



ERGUIMENTO DA TORAH
Todos proclamam:

E esta é a Torah que Mosheh pôs diante dos filhos de Israel, de acordo com o Eterno por intermédio de Mosheh.

TODOS CANTAM ALEGREMENTE

Ki mitzion tetze torah, udvar Yah Yerushalaim.
“Pois que de Tsion sairá a Torah, e a Palavra de Yah de Yerushaláim (Jerusalém)”

ALIÁ LE TORAH

Ministrante: Bendizei o Eterno que é bendito.
Congregação:  Bendito seja o Eterno que é Bendito para todo o sempre.

Ministrante confirma: Bendito seja o Eterno que é Bendito para todo o sempre.

BENÇÃO ANTERIOR A LEITURA DA TORAH

Ministrante: Bendito sejas Tu Eterno, nosso Elohim, Rei do universo, que nos escolheste dentre todos os povos e nos deste a Tua Torah.

Congregação: “Bendito sejas Tu Eterno que nos deste a Torá”. Amén.

MOMENTO DA LEITURA DA PARASHÁ
(Porção semanal da Torah)

BENÇÃO POSTERIOR A LEITURA DA TORAH

Ministrante: Bendito sejas Tu Eterno, nosso Elohim, Rei do universo, que nos deste a Torah da verdade e a Vida Eterna plantaste entre nós.

Congregação: Bendito sejas Tu Eterno que nos deste a Torah. 

GUARDA DA TORAH

E quando a Arca repousava, Mosheh dizia: “Volta, ó Eterno, as miríades de milhares de Israel”. Levanta-Te Eterno, no Teu repouso, Tu e a Arca do Teu poder. Vistam-se os Teus sacerdotes de justiça e cantem os Teus pios. Por amor de David, Teu servo, não faças virar o rosto do Teu Ungido. Pois que Eu vos dou bom ensinamento, não abandoneis a Minha Torah. É Árvore da Vida para os que nela se apegam, e os que nela se apoiam são bem-aventurados. Os seus caminhos são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são de paz. Faze-nos voltar a Ti, Eterno, e voltaremos; renova os nossos dias como nos dias da antiguidade.

Birkát Cohaním (Benção Sacerdotal).

Yevarechecha Yah Veyishmerecha.
Ya’er Yah Panav Eleycha Vichunecha
Yissa Yah Panav Eleicha Veyassem Lecha Shalom.

Que o ETERNO te abençoe e te guarde;
Que o ETERNO faça resplandecer seu rosto sobre ti e te conceda o favor;
Que o ETERNO se volte para ti favoravelmente e te dê Shalom.

Encerrado o serviço da Manhã de Shabat.


HAVDALAH

Cânticos, salmos e orações
Em seguida, levanta-se a taça com vinho e recita-se:

Eis que no Elohim da minha salvação confiarei e assim não temerei, pois a minha força e o meu cântico é o Eterno Elohim, e Ele é a minha salvação. E tirareis água, com regozijo, das fontes da salvação. A Elohim pertence a salvação, sobre Seu povo recaia Sua benção eternamente. O Rei dos exércitos esteja conosco; que seja o nosso refúgio o Elohim de Jacó.
Ó Rei dos Exércitos! Feliz é o homem que em ti confia. Eterno, salva-nos! Ó Rei, responde-nos no dia em que Te invocamos. Para os nossos irmãos judeus foi isto LUZ, ALEGRIA, REGOZIJO E PRECIOSIDADE, ASSIM SEJA CONOSCO TAMBÉM. O cálice da Salvação alcançarei e o Nome do Eterno proclamarei.


A BÊNÇÃO DO VINHO:


Baruch ata YAH Elohênu mélech haolam, borê peri hagáfen. Amén. 

Bendito és tu, ETERNO, Rei de todo universo que criaste o vinho do fruto da videira e nos ordenaste a descansar e nos deleitar no teu santo dia de Shabat. AMEM. 

Ministrante - Com a permissão de todos!
Todos respondem – À vida !  (Podeis beber).

Ler-se Matitiyahu (Mateus 5:14-16)

"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".
Novamente, levanta e diz:

BENÇÃO DA SEPARAÇÃO

Bendito Sejas Tu, Eterno, nosso Elohim, Rei do Universo, que fazes separar o santo do profano, a luz da escuridão, Israel dos demais povos, e o sétimo dia dos seis dias de trabalho; Bendito sejas tu, Eterno, que separas o santo do profano. 

BENÇÃO SACERDOTAL

Que o ETERNO te abençoe e te guarde;
Que o ETERNO faça resplandecer seu rosto sobre ti e te conceda o favor;
Que o ETERNO se volte para ti favoravelmente e te dê Shalom. 

Encerra-se a havdalah.

SALMOS E CÂNTICOS DE LOUVOR E EXALTAÇÃO

Shiru laYah (Salmo 96)

SHÍRU - Cantai ao Eterno um cântico novo. Cantai ao Eterno, toda a terra. Cantai ao Eterno, bendizei o Seu Nome, proclamai de dia em dia as boas novas da Sua salvação. Relatai entre as nações a Sua Glória, entre todos os povos os seus atos maravilhosos, porque grande é o Eterno e digno do mais alto louvor. Ele é temido acima de todos os poderosos, pois todos os deuses dos povos pagãos são ídolos, enquanto o Eterno fez os céus. Honra e majestade estão diante  Dele, força e formosura no Seu santuário. Dai ao Eterno, ó família dos povos, dai ao Eterno glória e imponência. Dai ao Eterno honra devida ao Seu Nome; trazei oferendas e entrai nos Seus átrios ao Eterno com majestade sagrada; tremam diante Dele, todos os moradores da terra. Anunciai entre as nações: o Eterno reinna; também o mundo está firmemente estabelecido, inabalável. Ele julgará os povos com equidade. Alegrem-se os céus e regozije-se a terra, brame o mar em sua plenitude; exultem os campos com tudo quanto neles há, então cantarão de júbilo todas as árvores da floresta diante do Eterno, porque Ele vem; sim, Ele vem julgar a terra. Ele julgará o mundo com justiça e os povos com a Sua fidelidade.

Yah malách (Salmo 97)

YAHO Eterno reina, regozije-se a terra; alegre-se as ilhas. Nuvens e escuridão estão ao redor dele, a justiça e o direito são a base do Seu trono. Um fogo vai adiante dele e abraça os seus adversários em volta. Os Seus relâmpagos iluminam o mundo, a terra vê e treme. Os montes se derretem como cera, diante do Eterno, na presença de toda a terra. Os céus anunciam a Sua justiça e todos os povos vêem a Sua Glória. Sejam envergonhados todos os que servem ídolos e que deles se vangloriam. Que todos os poderosos se prostrem diante do Eterno. Tsion ouve e alegra-se, rejubilam-se as filhas de Judá por causa dos Teus juízos, ó Eterno. Eis que Tu, ó Eterno, és superior sobre toda a Terra, muito elevado acima de todos os poderosos. Vós que amais ao Eterno, odiai o mal; Ele preserva as almas dos Seus fiéis, salvando-os das mãos dos malvados. A luz da recompensa está semeada para os justos e alegria para os retos de coração. Alegrai-vos, ó justos, com o Eterno e rendei graças à lembrança de Seu Santo Nome.

Mizmor, shiru (Salmo 98)

MIZMOR - Salmo. Cantai ao Eterno um cântico novo, porque que Ele tem feito atos maravilhosos; a Sua Destra e o Seu Braço Santo fizeram a salvação. O Eterno fez notória a Sua redenção, revelou a Sua justiça aos olhos das nações. Lembrou a Sua redenção e a Sua fidelidade à casa de Israel; Todos os confins da terra testemunharam a salvação do nosso D-us. Aclamai ao Eterno toda a terra; irrompei em júbilo, cantai salmos. Entoai salmos ao Eterno com a harpa e com a voz de canto. Com trombetas e ao som do Shofar, aclamai perante o Rei Eterno. Brame o mar em sua plenitude, o mundo e os que nele habitam. Os rios baterão palmas e os montes juntamente cantarão perante o Eterno que vem julgar a terra; julgará o universo com justiça e os povos com equidade.


Yah malách (Salmo 99)

YAH - O Eterno reinou, tremam os povos; Ele está entronizado sobre os querubins; estremeça a terra, o Eterno é grande em Tsion, soberano entre todos os povos. Louvem o Seu Nome grande e temido; Santo é Ele. A força do Rei é o Seu amor para com a justiça; Assim tu estabeleceste a equidade, praticaste o direito e a justiça de Jacob. Exaltai ao Eterno, o nosso D-us, e prostrai-vos ao escabelo dos Seus pés; Santo é Ele. Moshe e Aarão entre os Seus sacerdotes, Samuel entre os que invocaram o Seu Nome, clamam pelo Eterno, e Ele lhes responde. Falou-lhes do meio de uma coluna de nuvem; eles guardaram os testemunhos e o estatuto que D-us lhes deu. Tu lhes respondestes, ó Eterno, D-us nosso; Tu lhes foste um D-us que perdoa, embora não deixes de todo impunes as suas transgressões. Exaltai ao Eterno, o nosso D-us, e prostrai-vos no Seu Santo Monte, pois Santo é o Eterno, nosso D-us.

Mizmor LeDavid (Tehilim 29)

Salmo de David. Rendei ao Eterno, ó filhos dos poderosos, rendei ao Eterno glória e força. Rendei ao Eterno a glória devida ao Seu Nome; prostrai-vos ante ao Eterno que é pleno de esplendor e santidade. A voz do Eterno ressoa sobre as águas; o D’us de Glória faz trovejar, o Eterno está sobre a vastidão dos mares. A voz do Eterno se manifesta em força, a voz do Eterno se manifesta em majestade. Sua voz despedaça os cedros do Líbano. O Eterno quebrou os cedros (os reis pagãos) do Líbano; o Eterno os faz saltar como bezerros, os próprios montes do Líbano e Sirion, como filhotes. A voz do Eterno emite línguas de fogo. A voz do Eterno faz tremer o deserto de Cadesh. A voz do Eterno faz tremer as corças e convulsiona as árvores dos bosques, enquanto no Seu Templo tudo proclama Sua Glória. Acima do Dilúvio estabeleceu o Eterno Seu trono e como Rei permanecerá pela eternidade afora. O Eterno concederá força ao Seu povo; O Eterno o abençoará com paz.
 
Mizmor shir leiom hashabat (Salmo 92)

Salmo e cântico para o dia de Shabat. Como é bom louvar ao Eterno e entoar salmos em honra  de Teu Nome, ó Altíssimo! Proclamar desde o amanhecer tua bondade e, às noites, tua fidelidade. Com o alaúde, a lira e a harpa acompanhando com seu som minhas palavras. Porque me trazes satisfação com teus feitos, cantarei com alegria, celebrando as obras de Tuas mãos. Quão magníficas elas são, ó Eterno, e quão profundos são teus desígnios! O insensato não os percebe e os tolos não conseguem entender que, mesmo que brotem como erva  os  iníquos  e   floresçam  os  malévolos,  eles  serão,  para  sempre,  destruídos.  Porém Tu, ó Eterno, permaneces eternamente exaltado. Pois Teus inimigos, ó Eterno, perecerão, e serão dispersos todos os que praticam iniquidades. Exaltaste minha força como a de um búfalo e me cingiste com óleo puro. Meus olhos enxergaram o destino de meus inimigos, e meus ouvidos hão de escutar o que acontecerá aos malévolos. Os justos, porém, florescerão como a palmeira; como o cedro do Líbano crescerão. Plantados na casa de Eterno, florescerão nos átrios do  nosso D’us. Mesmo na velhice, cheios de seiva e viço produzirão frutos para proclamar que reto é o Eterno. Ele é a minha Rocha, que não dá lugar à injustiça. 


Yah malach gueút lavesh (Salmo 93)

Reina o Eterno e majestade O reveste; sim, força e majestade O revestem. Firme e inabalado está o mundo por Ele criado. Desde a mais remota antiguidade, firme é o trono do Eterno. Elevam os rios a voz de suas águas fragorosas. Acima, porém, do bramido das águas mais volumosas, acima do quebrado das vagas do mar, está o Eterno, que é poderoso nas alturas! Fidelíssimos são os Teus testemunhos; santidade embelezará Tua casa, ó Eterno, agora e para todo o sempre.


CÂNTICOS

SHALOM ALEICHEM

SHALOM ALECHÊM,  MAL’ACHÊ  HASHARET,  MAL’ACHÊ  E-L-YON,  MI’MÊLECH  MALCHÊ HAMELACHIM, HA’CADOSH BARUCH HU. (repete-se três vezes) Que a paz esteja convosco, anjos ministrantes, anjos do Altíssimo, do supremo Rei dos reis, o Santo, bendito seja Ele. (repete-se três vezes)

BOACHÊM LESHALOM, MAL’ACHÊ HASHALOM, MAL’ACHÊ E-L-YON, MI’MÊLECH MALCHÊ HAMELACHIM, HA’CADOSH BARUCH HU. (repete-se três vezes) Bem-vindos, anjos da paz, anjos do Altíssimo, do supremo Rei dos reis, o Santo, bendito seja Ele. (repete-se três vezes)

BARECHÚNI LESHALOM, MAL’ACHÊ HASHALOM, MAL’ACHÊ E-L-YON, MI’MÊLECH MALCHÊ HAMELACHIM, HA’CADOSH BARUCH HU. (repete-se três vezes)
Abençoai-me com paz, anjos da paz, anjos do Altíssimo, do supremo Rei dos reis, o Santo, bendito seja Ele. (repete-se três vezes)

TSETECHÊM LESHALOM, MAL’ACHÊ HASHALOM, MAL’ACHÊ E-L-YON, MI’MÊLECH MALCHÊ HAMELACHIM, HA’CADOSH BARUCH HU. (repete-se três vezes) Que vossa partida seja em paz, anjos da paz, anjos do Altíssimo, do supremo Rei dos reis, o Santo, bendito seja Ele. (repete-se três vezes).

VERSÃO TRADUZIDA SHALOM ALEICHEM


Esteja a paz convosco, Anjos que ministram
Anjos do Altíssimo
Que são enviados por quem é o Rei dos reis
O Santo Bendito és Tu.

Sua vinda seja em paz Anjos que nos traz a paz
Anjos do Altíssimo,
Que são enviados por quem é o Rei dos reis
O Santo Bendito és Tu.

Abençoa-nos com paz, Anjos que nos traz
Anjos do Altíssimo,
Que são enviados por quem é o Rei dos reis
O Santo Bendito és Tu.

Sua ida seja em paz, Anjos que nos traz a paz
Anjos do Altíssimo,
Que são enviados por quem é o Rei dos reis
O Santo Bendito és Tu.

BARUCH ADONAI

Baruch Yah Elohei ysrael Yah
Bendito é o Yah (2x)
Min ha olam Vaad Ha Olam,
Louve a Deus para sempre e sempre

Min ha Olam Vaad ha Olam,
Bendito é o Yah, o Deus de Israel!
Hey!
Que toda terra cante e louve
E Israel dirá, amém!
Cantai, ó povos, Aleluia
E Israel dirá, Amém,
E Israel dirá...

CÂNTICO DE MOSHE

Então cantou Moisés
E os filhos de Israel ao YAH
Pelo o que o YAH já fez, na terra de faraó
Por que o nosso ELOHIM, gloriosamente triunfou
E fez o mar se abrir, e Israel passou
É este o meu ELOHIM, é Ele o ELOHIM de meu pai
Por isso exaltarei Seu nome, É YAH

Cada gota do mar entendeu,
Que a frente do povo hebreu
Ia o grande Varão de guerra, o ELOHIM  YAH
Cavaleiros de faraó, afundaram-se no mar
Mar vermelho a pés enxutos pude atravessar
Pois  o YAH, é a minha força
E o meu cântico, ele me foi por salvação
Quem é como Tu?
Glorificado em santidade
Admirável, entre os louvores de Israel
Cantai ao YAH... (x2)

Por que triunfou, gloriosamente!
ELOHIM de Maravilhas!

OSEH  SHALOM

Oseh Shalom bim’romav
U yase Shalom alêinu
V’aL kol Israel v’imru, v’imru amen

Yase Shalom (bim’romav)
Yase Shalom (bim’romav)
Shalom alêinu V’ aL kol Israel
Tradução
Tu que traz a Paz sobre a terra
Traz a Paz também a nós, Traz a Paz também a nós e a Teu povo Israel

Traz a Paz pra nós, traz a Paz pra nós, traz a Paz pra nós, e a teu povo Israel.

SHFOCH RUCHACHA ( Derrama Teu Espírito)

Shfoch ruchacha k'mabul shel tikva
Al admat eretz ko tzmeah
B'halel U'tfila she'tishbor kol chomah
V'tavi l'tchiah l'mudaut l'shimcha

Lo b'chail
Lo b'koach
Ki im b'ruchacha
Na'amim she'tachin levavot she shaiachim lecha.

Tradução
Derrama teu espírito como chuva de esperança
Sobre uma sedenta nação
No louvor e oração que se quebrem as barreiras
E que haja revelação e exaltação de seu nome
Não por força
      Ou violência
Mas pelo teu espírito
Nós cremos que farás corações se tornarem teus.

SHABAT SHALOM

Shabbat shalom, shabbat shalom,
Shabbat, shabbat, shabbat, shabbat shalom. (2)

Shabbat, shabbat, shabbat, shabbat shabbat shalom.

(2)
Shabbat shalom, shabbat shalom,
Shabbat, shabbat, shabbat, shabbat shabbat shalom

Am Yisrael, am Yisrael, am Yisrael chai! (4)

Od avinu chai, od avinu chai
Od avinu, od avinu, od avinu chai! (2)

Heveinu shalom aleichem, (3)

Heveinu shalom, shalom, shalom aleichem! (2)

Sha'alu sh'lom Yerushalayim! (4)
Sha'alu sh'lom, Sha'alu sh'lom, Sha'alu sh'lom
Sha'alu sh'lom Yerushalayim!

Sha'alu sh'lom, Sha'alu sh'lom, Sha'alu sh'lom
Sha'alu sh'lom Yerushalayim

 

HASHEM MELECH


Nai, nai, nai, nai, nai...

Hashem melech, hashem malach
Hashem yimloch leolam vaed
(bis)
Vhaya hashem lmelech
Al kol haaretz
bayom hahu ihei hashem echad ushmo echad.

Tradução:
O Eterno Reina, O Eterno Reinou;
O Eterno reinará para todo Sempre
O Eterno Reina, O Eterno Reinou;
O Eterno reinará para todo Sempre

HALELU-YAH  Salmos 150

HALLELU-KAH
HAL´LU KEL
BEKOD´SHO
HaleluYah: Louve Yah em seu santo lugar
HALLELU HU
BIR´KIA UZO
Louve a ele no firmamento de sua santidade
HALLELU HU
BIG´VOROTAV
Louve a ele por seus atos poderosos
HALLELU HU
KEROV GUD´LO
Louve a ele como convém sua magnifica grandeza
HALLELU HU
BETEKA SHOFAR
Louve a ele com toque de shofar
HALLELU HU
BENEVEL VECHINOR
Louve a ele com saltério de lira
HALLELU HU
VETOF UMAHOL
Louve a ele com tamborins e danças
HALLELU HU
BEMINIM VEUGAV
Louve a ele com instrumentos de cordas e flautas
HALLELU HU
BETZIL`TZERE SHAMA
Louve a ele com símbolos sonoros
HALLELU HU
BETZIL`TZERE
TERUAH
Love a ele com símbolos ressoantes
(OI) KOL HAN`SHAMAH
TEHALEL KAH
(OI) HALLELU-KAH
Que toda alma louve ao Eterno. HaleluYah Nai, nai, nai...

YOM KIPPUR – O DIA DO PERDÃO

Santo Deus andarei contigo como Abraão
como sera que El Shadai vê meu coração?
falarias a mim Senhor como a ele falaste?
Santo Deus pode a minha vida ser amada por ti?
Al tirá…al tirá…
Anochí maguên iach
Schai cha harbê maôd
Não temas, não temas!
Adonai contigo esta… teu galardão grande será
Santo Deus, merecerei o teu perdão?
Sacrifícios e holocaustos em vão serão
Além do véu que resgado esta
Tua face eu verei
Santo Deus
Aguardo o dia em que contigo estarei
Santo Deus quando a ti clamei teu poder eu vi
tua mão se estendeu a mim e me resgatou
hine el Yechuat
Deus da minha salvação
Santo Deus
por teu filho amado nos deste teu perdão
Al tirá…al tirá…
Anochí maguên iach
Schai cha harbê maôd
Não temas, não temas
Adonai contigo esta…
Teu galardão grande será.

MOLDA-ME

Molda-me conforme a tua Lei,
Teus mandamentos no meu coração
Ensina-me a andar em Teus caminhos
Entrego minha vida em tuas mãos

Perdoa-me Senhor
E atenda ao meu clamor
Diante de ti eu quero me humilhar
Pois um coração arrependido
Tu não rejeitarás
Em santidade quero Te Adorar

Confio em Ti, Meu Adonai
Tu és a minha salvação
Espero em Ti, Não temerei
De todo meu coração

Te amarei

NAALÊ

Ki Adonai Imânu
Mi Há Sonê, lifnenu 2X
Naalê el Har Adonai, lehalel oto
Naalê el Har Adonai, Lehalel oto
NAALE...Ê.....E..... LEHALEL OTÔ
NAALE...Ê.....E..... LEHALEL O...T...Ô

Pois o Senhor é conosco,
Quem é o inimigo contra nós 2X

Subamos ao Seu monte, para guerrear
Subamos ao Seu monte, para adorar

VAMOS SUBIR ............ PARA ADORAR ....
VAMOS SUBIR ............PARA ADORAR ......
NAALE...Ê.....E..... LEHALEL OTÔ
NAALE...Ê.....E..... LEHALEL O...TÔ
Ki ATÁ ELOHAI

Em Ti Senhor me refugio
Não seja eu jamais envergonhado
Livra-me por Tua justiça
Pois Tu és minha rocha
E minha fortaleza
Regozijarei em Ti
Me alegrarei na Tua bondade
És o meu castelo forte
Me conduz e me guia
Por amor do Teu nome

(Coro)

KI ATÁ, ATÁ ELOHAI
Pois Tu és meu Deus
KI ATÁ, ATÁ ELOHAI
Pois Tu és meu Deus - És o meu castelo forte

Em Tuas mãos estão os meus dias
Livra-me dos meus inimigos
Faze resplandecer o Teu rosto sobre mim
Salva-me por Tua misericórdia.

HISHTAMÊSH BI
ANI ROTSÊ LIHIÔT IOTÊR KAMÔCHA
ANI ROTSÊ LIHIÔT KAD AMOCHÁ
ANI ROTSÊ LIHIÔT IOTÊR KAMÔCHA
ANI ROTSÊ LIHIÔT KAD AMOCHÁ

HISHTAMÊSH BI, HISHTAMÊSH BI,
2X
HISHTAMÊSH BI ADON

EU QUERO SER MAIS COMO TU
EU QUERO SER UM VASO SENHOR
EU QUERO SER MAIS COMO TU
EU QUERO SER UM VASO SENHOR

O Pai usa-me
Usa-me, usa-me, Senhor

O Pai usa-me
Usa-me, usa-me, Senhor

TU ÉS

TU ÉS O PROFETA ANUNCIADO POR MOISÉS, TU ÉS
TU ÉS O DESEJADO DAS NAÇÕES, SEGUIDO POR MULTIDÕES
NA TERRA DE ISRAEL
TU ÉS AQUELE A QUEM D-US AGRADOU QUEBRANTAR
FAZENDO SOFRER
PARA SER OFERTA PELA CULPA
E LIBERTAR O QUE N’ELE CRÊR

CORO
YESHUA, ATÁ HU HAMASHIACH, BEN ELOHIM CHAIIM
SHÔRESH YSHÁI, OR LAGOIM
HAKIPUR SHELI, HAADON SHEL LIBI
YESHUA, TU ÉS O MESSIAS, FILHO DO VIVO D-US
RAIZ DE JESSÉ, LUZ PARA AS NAÇÕES
A MINHA EXPIAÇÃO, O SENHOR DO MEU CORAÇÃO


Yeshua (8x)

Es tu Belém, a cidade escolhida em Sião
Que nos deu o Messias, Yeshua...
Vem de Davi o meu Redentor
E pelas terras por onde eu for
Uma estrela me lembrará, Yeshua...

Ervas amargas me lembraram
De onde Ele me libertou
Pão sem fermento me faz lembrar
Do quanto é puro o Seu amor
Yeshua...
Yeshua ( 4x )
Ah! Israel, todas as nações
Hoje esperam tua ``shalom``
De tuas terras se colherá
A Rosa de Sarom
Yeshua...
TZADIK KATAMAR - YOSEF KARDUNER
Tzaddik K'tamar yifrach,
k'erez balvanon yisgeh.
Shetulim b'veyt יהוה,
b'khatzrot Eloheinu yafrichu.
Od yenuvun b'seivah
'sheinim vra'ananim yiyu.
Lhagid ki yashar יהוה,
Tzuri vlo avlatah bo.

SHIR LAMAALOT

Shir lamaalot
Esa einai el jejarim
Meayin yavo ezri?
Ezri mein jashem
Ose shamaim ve aretz.
Al yiten lammot ragleja
Al yanum shomereja
Hineh
Lo yanum velo yishan shomer yisrael.
Jashem shomereja
Jashem tsil ja al yad yemineja
Yomam jahemesh lo yakeka
Veyareaj balailah
Jashem yishmorja mikol ra
Yishmor et nafsheja
Jashem yishmor tsetja uvoeja
Meata vead olam

MIZMOR LEDAVID
Mizmor leDavid
hashem/adonei ro'i lo ech'sar

Bin'ot deshe yar'bitzeni
al mei menuchot yenahaleni

Nafshi yeshovev, yeshovev
yan'cheni bema'aglei tzedek
lema'an sh'mo

Gam ki elech begei tzalmavet
lo ira ra ki Atah imadi
shiv'techa umish'antecha hemah yenachamuni

Ta'aroch lefanai shulchan neged tzorerai
dishanta vashemen roshi kosi revayah.

Ach tov vachesed yir'defuni kol yemei chayay
veshavti beveit adonai le'orech yamim

MIKIMI

Mikimi mei'afar dal
mei'ashpot yarim evyon
Lehoshivi, im nedivim
Im nedivey amo
Mi ke'Hashem elokeinu, hamagbihi lashevet
Hamashpili lirot, bashamaim uva'aretz


Oi Mikimi mei'afar dal
Mei'ashpot yarim evyon
Oi lehoshivi, im nedivim
Im nedivey amo

Nai nai nai nai nai

Mi ke'Hashem elokeinu, hamagbihi lashevet
Hamashpily lir'ot, bashamaim uva'aretz
Oi Mikimi mei'afar dal
Mei'ashpot yarim evyon
Oi lehoshivi, im nedivim
Im nedivey amo

Nai nai nai nai nai
Nai nai nai nai nai



QUEM SÃO OS NAZARENOS?

         A palavra “Nazareno” vem de um vocábulo hebraico chamado Notzeri - נוצרי e significa literalmente Renovo, Ramo, Broto, Remanescente, e também é aplicado a um Rabbi Judeu nascido em Belém da Judeia chamado Yeshua haNotzeri (em português: Jesus o Nazareno).

Este grande Mestre judeu foi reconhecido por muitos de Israel como sendo o Messias enviado por D’us que deveria vir ao mundo para executar a Salvação do povo de  Israel(ver Mateus 10:6 e 15:24).

Dezenas de profecias foram escritas na Bíblia proclamando a vinda de um Messias:
 “Um Ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um Notzer/Renovo”(Isaías 11:1)
Esta descrição do Messias judeu foi reconhecida nos Evangelhos quando é declarado:
"....e ele será chamado Notzeri/Nazareno" (Mateus 2:23)

Ora se o verdadeiro Messias de Israel era chamado de o Nazareno, então como os seus seguidores também seriam chamados? Leiamos na Bíblia:
"Porque, tendo nós verificado que este homem (Paulo) é um agitador e promove confusão entre os judeus espalhados por todo o mundo, sendo ele mesmo também o principal líder da seita dos Nazarenos" (Atos 24:5)

A PRIMEIRA CONGREGAÇÃO NAZARENA

         É ensinado no meio cristão que a primeira igreja a ser fundada foi a Católica Romana, mas isto não é verdade por 3 motivos bíblicos: 1- O Messias é Judeu; 2- Seus discípulos eram todos judeus; 3- A primeira Congregação deste Messias judeu era formada exclusivamente por judeus fundada em Jerusalém e não em Roma.
O Messias de Israel nasceu em uma Festa judaica de Tabernáculos (ver João 7:2), foi morto em outra Festa judaica de Páscoa (ver Lucas 22:15) e prometeu que viria o Consolador (Espírito Santo) numa outra Festa Judaica de Pentecostes (ver Atos 2:1). A primeira Congregação Nazarena do Messias de Israel nasceu logo após a descida do Espírito Santo com o batismo de quase 3000 judeus:
“E em Jerusalém estavam peregrinando judeus, homens piedosos, de todas as nações que estão debaixo do céu... de sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a Palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas” (Atos 2:5-41)

COMO VIVIAM OS CRENTES NAZARENOS

         Decorridos 20 anos após a descida do Espírito Santo sobre os fiéis nazarenos, a Congregação Nazarena já contava com cerca de Dezenas de Milhares de judeus crentes e todos continuavam zelosos na Torah:
“E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantas Dezenas de Milhares de judeus que crêem, e todos são zelosos na Torah” (Atos 21:20)
Assim, verificamos que os primeiros seguidores do Messias de Israel não aderiram a uma nova religião, não se tornaram católicos e muito menos protestantes evangélicos, eles eram judeus e continuaram fiéis a sua Fé Patriarcal sendo zelosos na Torah(Lei/Instruções) do Eterno D’us de Israel.
O apóstolo Paulo, quando foi solicitado a dar Testemunho de sua Fé perante as autoridades, ele CONFESSOU publicamente que pertencia à Seita dos Nazarenos e que esta Congregação está de Pleno acordo com a Fé Patriarcal de Abraão, Isaque e Jacó, com a Torah/Lei do Eterno e com o ensinamento dos Profetas, vejamos o que disse Paulo:
“Mas confesso-te isto que, conforme o Caminho que chamam de Seita, é nele que eu  sirvo ao D’us de nossos Patriarcas, crendo em todas as coisas que estejam de acordo com a Torah/Lei e nos Escritos dos Profetas” (Atos 24:14).

OS GENTIOS E OS NAZARENOS

Embora a primeira Congregação do Messias de Israel fosse exclusivamente formada por judeus crentes, a Palavra de Salvação também se estendeu aos gentios, D’us deu a conhecer aos discípulos que aos gentios também foi dada a oportunidade de salvação:
“E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a D’us, dizendo: Na verdade até aos gentios D’us deu o arrependimento para a vida” (Atos 11:18)
O apóstolo Paulo também confessou isto ao declarar que os gentios que aceitassem o D’us de Israel unindo-se aos israelitas nazarenos também eram considerados povo do Eterno:
“Naquele tempo estáveis sem o Messias, separados da Congregação de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem D’us no mundo.
Mas agora no Messias Yeshua, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue do Messias fostes aproximados. Porque ele é a nossa Shalom, o qual de ambos os povos (judeus e gentios) fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio” (Efésios 2:12-14)

OS ATUAIS NAZARENOS
        
Assim, nestes tempos atuais existe um Remanescente/Notzerim/Nazarenos eleitos segundo a Graça (ver Romanos 11:5).

CONVITE

Por isso, a Congregação Israelita Nazarena convida a quem desejar conhecer aqueles que formam a Congregação do Messias de Israel.
Somos judeus e gentios unidos pela Fé Patriarcal ao reconhecermos o Messias Yeshua haNotzeri, não há divisão e nem preconceitos entre nós, somos um só Corpo unidos pela Fé de Abraão, Isaque e Jacó, a Fé do Messias de Israel.“E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra de Fé, chessed v’shalom aleicha sobre eles e sobre o Israel de D’us” (Gálatas 6:16).



Judaísmo Nazareno no Brasil


Sidur Netser em Português, um manual simples para quem está iniciando na Tshuva, para realizar os serviços religioso no dia de Shabat.

Quem somos?
No que cremos ?
Como vivemos ?

Estude conosco acesse os nossos sites na internet e tenha todas essas e outras respostas:




Shalom a todos !!!










Leia Mais…