domingo, 22 de abril de 2018

LITURGIA DO SÊDER PASCAL


Comunidade Israelita Nazarena – Beyt Davi

ORAÇÃO É O INÍCIO DA CELEBRAÇÃO PASCAL.

INTRODUÇÃO - ministrante:
No mês primeiro, aos catorze do mês, à tardinha, é a Pêssach do Eterno nosso Elohim” Vaicrá (Levítico) 23:5


Todos juntamente:

E este dia vos será por memorial, e celebrá-lo-eis por festa ao Eterno; através das vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. Por sete dias comereis pães ázimos (matzá); logo ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas, porque qualquer que comer pão levedado, entre o primeiro e o sétimo dia, esse será cortado de Israel” Shemôt (Êxodo) 12:14,15

Ministrante:

Para honra e gloria do Eterno que é espirito e é assim que devemos adora-lo, o Único o todo Poderoso, Rei dos reis e Elohim dos Elohim; Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver a ele seja dado toda honra, gloria e poder eternamente. Amém.

O Sêder

O Sêder é a refeição da noite de Páscoa, sendo esta a mais rica e mais solene entre todas as refeições para aqueles que guardam os mandamentos de D-us e tem a fé em Yeshua Hamashiach.
A preparação começa na véspera do crepúsculo do Sêder, e, até ao meio dia do dia 14 de Nissan deverá ser retirado todo fermento e bem como todo alimento fermentado (pães, bolos, bolachas, biscoitos, etc...) que estiver em nossa casa durante 7 dias.
A casa, o local e a mesa sobre a qual será celebrado o Sêder deverão estar preparados antes do pôr-do-sol.

INICIO DO SÊDER DE PÊSSACH
01. A BENÇÃO DE ABERTURA
Bendito seja Tu, Eterno, nosso Elohim, Rei do universo, que nos santificou com os seus mandamentos e nos ordenou a celebração da pessach.
Bendito es Tu, Eterno, nosso Elohim, Rei do universo, que nos conservou em vida e nos manteve e nos fez alcançar esta data, em nome de Yeshua Hamashiah nós ti agradecemos.  
   
02. NARRA-SE A LIBERTAÇÃO DO EGITO
O ETERNO DISE: “EU VOS TIRAREI...VOS SALVAREI...VOS LIBERTAREI...VOS TOMAREI”  Veja: Sêmot (Ex): 6:6,7
“Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou YHWH; eu vos TIRAREI de debaixo das cargas dos egípcios, LIVRAR-VOS-EI da sua servidão, e vos RESGATAREI com braço estendido e com grandes juízos. Eu vos TOMAREI por meu povo e serei vosso Elohim; e vós sabereis que eu sou YHWH vosso Elohim, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios”
(Ex: 12-1 a 20), explicando o seu sentido e a atualidade com trechos da Bíblia e com narrações, hinos, cânticos e salmos (Sl.115-118). E especificar do seder pascal.
03. Uma pergunta (por uma criança): Porque esta noite é diferente de todas as outras? 
04. Resposta da pergunta: Os nossos irmãos judeus eram escravos do Faraó no Egito, e o Eterno libertou do Egito com mão poderosa, e nós éramos escravos do pecado, Estávamos sem o Mashiah, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem D-us no mundo, se o Eterno, bendito seja YAH, se ele não fosse misericordioso, os nossos irmãos, nós, os nossos filhos, e os filhos de nossos filhos ainda seríamos escravos.
LAVAGEM DAS MÃOS (antes de pegar nos alimentos)
Durante a cerimônia ler-se: Tehilim – Salmos 24:3-4Quem subirá ao monte do Eterno, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração...” e canta um salmos.
05. Karpas. Come-se uma folha de erva amarga, como lembrança da amargura da escravidão e do pecado.
Ministrante: ... os filhos de Israel gemiam debaixo da escravidão, e clamaram; e o seu clamor subiu ao Eterno o Elohim de Israel por causa de sua servidão.
E ouviu o Eterno o seu gemido, e lembrou-se o Eterno da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó;
E viu o Eterno os filhos de Israel, e atentou o Eterno para a sua condição.
Êxodo 2:23-25
(Todos recitam) - Nós reconhecemos a ti, Eterno, a santidade dos Teus mandamentos, em especial nesta noite um mandamento de comermos ervas amagas. (Comem-se as ervas)

Todos Recita - “Uma vez fomos escravos mas agora somos livres!”
06. Mohsi’ massah (bênção dos asmos). Abençoa-se o pão como de costume, sendo que desta vez é o pão asmo, isto é, sem fermento, e come-se um pedacinho.
Ministrante: Bendito és Tu Eterno, Criador do Universo, que nos fez sagrados ao dar-nos a Lei, e através desta nos ordenas a comer o pão especial de Pêssach, o Matzá.
Todos: “Com louvores os nossos irmão judeus saíram do Egito, e nós por termos o Eterno como único D-us verdadeiro e a Yeshua como o Mashia de Israel, saímos do paganismo.

Ministrante: eis o pão da lembrança, filhos da liberdade.” Come-se um pedacinho do matzá.
07. Korek (envolver). Agora come-se uma folha de erva amarga, desta vez, com um pedaço de pão asmo.
08. Cita-se: Numa ocasião como esta Yeshua disse: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça; e nos reafirmou a celebrar a pascoa em sua memória até que ele volte. Amem.
Ministrante: “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”. Ieshayahu (Isaías) 53:5


09. Ministrante: Que darei eu ao Eterno, por todos os benefícios que me tem feito?
Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o seu nome.
Ó Eterno, deveras sou teu servo; sou teu servo, filho da tua serva; soltaste as minhas ataduras.
Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o teu nome.
Salmos 116:12-16

Todos cantam: Baruch ata YAH Elohênu mélech haolam, borê peri hagáfen. Amén. 

Benção do vinho: Bendito, és Tu, Eterno, sustentáculo do Universo, por nos ter dado o fruto do vinhedo, este cálice de vinho de Pêssach que é devotado aos nossos pedidos por aquilo que necessitamos. Yeshua o Messias, disse: Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, que por muitos é derramado. (Bebe-se o cálice de vinho).  
10. Shulhan ‘Orek (ceia). É a hora da ceia, com alimentos cachê.
O jantar é servido
11. Barek (bênção). Terminada a refeição, lavam-se as mãos como de costume e se recita a Bircat ha-mazon (prece após a refeição).
Bendito és Tu, ETERNO, nosso D'us, Rei do Universo, que alimenta o mundo inteiro com Sua bondade, com graça, com benevolência e com misericórdia. Pois Sua benevolência dura para sempre. É pela sua grande bondade que estás sempre conosco, e nunca nos falta alimento para todo o sempre, por amor ao Seu grande nome que é santo e Bendito. Pois tu é um D'us que nutre e sustenta a todos, faz bem a todos e providencia alimento para todas Suas criaturas, as quais criou. Como está dito: "Tu abres Tua mão e satisfazes todo ser vivo com favor”. Bendito és Tu, ó Eterno, que alimenta a todos. Todos dizem amem!

12. Cata-se um louvor salmos:    
Nirsah (aceitação). Anuncia-se o final do ceder pascal.
Que o Eterno nos conceda a misericórdia de vivenciarmos mais uma Pêssach, que no próximo ano possamos celebra-la novamente em nome de Yeshua o Messias. Amén!! 

Está Encerrada a Pêssach!! 

Por: Beyt Davi 
Sinagoga Israelita Nazarena - Davinópolis - Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário