domingo, 22 de abril de 2018

LITURGIA DO SÊDER PASCAL


Comunidade Israelita Nazarena – Beyt Davi

ORAÇÃO É O INÍCIO DA CELEBRAÇÃO PASCAL.

INTRODUÇÃO - ministrante:
No mês primeiro, aos catorze do mês, à tardinha, é a Pêssach do Eterno nosso Elohim” Vaicrá (Levítico) 23:5


Todos juntamente:

E este dia vos será por memorial, e celebrá-lo-eis por festa ao Eterno; através das vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. Por sete dias comereis pães ázimos (matzá); logo ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas, porque qualquer que comer pão levedado, entre o primeiro e o sétimo dia, esse será cortado de Israel” Shemôt (Êxodo) 12:14,15

Ministrante:

Para honra e gloria do Eterno que é espirito e é assim que devemos adora-lo, o Único o todo Poderoso, Rei dos reis e Elohim dos Elohim; Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver a ele seja dado toda honra, gloria e poder eternamente. Amém.

O Sêder

O Sêder é a refeição da noite de Páscoa, sendo esta a mais rica e mais solene entre todas as refeições para aqueles que guardam os mandamentos de D-us e tem a fé em Yeshua Hamashiach.
A preparação começa na véspera do crepúsculo do Sêder, e, até ao meio dia do dia 14 de Nissan deverá ser retirado todo fermento e bem como todo alimento fermentado (pães, bolos, bolachas, biscoitos, etc...) que estiver em nossa casa durante 7 dias.
A casa, o local e a mesa sobre a qual será celebrado o Sêder deverão estar preparados antes do pôr-do-sol.

INICIO DO SÊDER DE PÊSSACH
01. A BENÇÃO DE ABERTURA
Bendito seja Tu, Eterno, nosso Elohim, Rei do universo, que nos santificou com os seus mandamentos e nos ordenou a celebração da pessach.
Bendito es Tu, Eterno, nosso Elohim, Rei do universo, que nos conservou em vida e nos manteve e nos fez alcançar esta data, em nome de Yeshua Hamashiah nós ti agradecemos.  
   
02. NARRA-SE A LIBERTAÇÃO DO EGITO
O ETERNO DISE: “EU VOS TIRAREI...VOS SALVAREI...VOS LIBERTAREI...VOS TOMAREI”  Veja: Sêmot (Ex): 6:6,7
“Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou YHWH; eu vos TIRAREI de debaixo das cargas dos egípcios, LIVRAR-VOS-EI da sua servidão, e vos RESGATAREI com braço estendido e com grandes juízos. Eu vos TOMAREI por meu povo e serei vosso Elohim; e vós sabereis que eu sou YHWH vosso Elohim, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios”
(Ex: 12-1 a 20), explicando o seu sentido e a atualidade com trechos da Bíblia e com narrações, hinos, cânticos e salmos (Sl.115-118). E especificar do seder pascal.
03. Uma pergunta (por uma criança): Porque esta noite é diferente de todas as outras? 
04. Resposta da pergunta: Os nossos irmãos judeus eram escravos do Faraó no Egito, e o Eterno libertou do Egito com mão poderosa, e nós éramos escravos do pecado, Estávamos sem o Mashiah, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem D-us no mundo, se o Eterno, bendito seja YAH, se ele não fosse misericordioso, os nossos irmãos, nós, os nossos filhos, e os filhos de nossos filhos ainda seríamos escravos.
LAVAGEM DAS MÃOS (antes de pegar nos alimentos)
Durante a cerimônia ler-se: Tehilim – Salmos 24:3-4Quem subirá ao monte do Eterno, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração...” e canta um salmos.
05. Karpas. Come-se uma folha de erva amarga, como lembrança da amargura da escravidão e do pecado.
Ministrante: ... os filhos de Israel gemiam debaixo da escravidão, e clamaram; e o seu clamor subiu ao Eterno o Elohim de Israel por causa de sua servidão.
E ouviu o Eterno o seu gemido, e lembrou-se o Eterno da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó;
E viu o Eterno os filhos de Israel, e atentou o Eterno para a sua condição.
Êxodo 2:23-25
(Todos recitam) - Nós reconhecemos a ti, Eterno, a santidade dos Teus mandamentos, em especial nesta noite um mandamento de comermos ervas amagas. (Comem-se as ervas)

Todos Recita - “Uma vez fomos escravos mas agora somos livres!”
06. Mohsi’ massah (bênção dos asmos). Abençoa-se o pão como de costume, sendo que desta vez é o pão asmo, isto é, sem fermento, e come-se um pedacinho.
Ministrante: Bendito és Tu Eterno, Criador do Universo, que nos fez sagrados ao dar-nos a Lei, e através desta nos ordenas a comer o pão especial de Pêssach, o Matzá.
Todos: “Com louvores os nossos irmão judeus saíram do Egito, e nós por termos o Eterno como único D-us verdadeiro e a Yeshua como o Mashia de Israel, saímos do paganismo.

Ministrante: eis o pão da lembrança, filhos da liberdade.” Come-se um pedacinho do matzá.
07. Korek (envolver). Agora come-se uma folha de erva amarga, desta vez, com um pedaço de pão asmo.
08. Cita-se: Numa ocasião como esta Yeshua disse: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça; e nos reafirmou a celebrar a pascoa em sua memória até que ele volte. Amem.
Ministrante: “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”. Ieshayahu (Isaías) 53:5


09. Ministrante: Que darei eu ao Eterno, por todos os benefícios que me tem feito?
Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o seu nome.
Ó Eterno, deveras sou teu servo; sou teu servo, filho da tua serva; soltaste as minhas ataduras.
Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o teu nome.
Salmos 116:12-16

Todos cantam: Baruch ata YAH Elohênu mélech haolam, borê peri hagáfen. Amén. 

Benção do vinho: Bendito, és Tu, Eterno, sustentáculo do Universo, por nos ter dado o fruto do vinhedo, este cálice de vinho de Pêssach que é devotado aos nossos pedidos por aquilo que necessitamos. Yeshua o Messias, disse: Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, que por muitos é derramado. (Bebe-se o cálice de vinho).  
10. Shulhan ‘Orek (ceia). É a hora da ceia, com alimentos cachê.
O jantar é servido
11. Barek (bênção). Terminada a refeição, lavam-se as mãos como de costume e se recita a Bircat ha-mazon (prece após a refeição).
Bendito és Tu, ETERNO, nosso D'us, Rei do Universo, que alimenta o mundo inteiro com Sua bondade, com graça, com benevolência e com misericórdia. Pois Sua benevolência dura para sempre. É pela sua grande bondade que estás sempre conosco, e nunca nos falta alimento para todo o sempre, por amor ao Seu grande nome que é santo e Bendito. Pois tu é um D'us que nutre e sustenta a todos, faz bem a todos e providencia alimento para todas Suas criaturas, as quais criou. Como está dito: "Tu abres Tua mão e satisfazes todo ser vivo com favor”. Bendito és Tu, ó Eterno, que alimenta a todos. Todos dizem amem!

12. Cata-se um louvor salmos:    
Nirsah (aceitação). Anuncia-se o final do ceder pascal.
Que o Eterno nos conceda a misericórdia de vivenciarmos mais uma Pêssach, que no próximo ano possamos celebra-la novamente em nome de Yeshua o Messias. Amén!! 

Está Encerrada a Pêssach!! 

Por: Beyt Davi 
Sinagoga Israelita Nazarena - Davinópolis - Maranhão.

Leia Mais…

segunda-feira, 12 de março de 2018

JUDAÍSMO NAZARENO - YEHUDIT NOTZERIT - יהודית נצרית

Por: Rosh Marlon Troccolli
Do site: http://www.judaismonazareno.com 



JUDAÍSMO NAZARENO -  YEHUDIT NOTZERIT -   יהודית נצרית

Introdução:

Estamos vinvenciando realmente uma verdadeira Restauração ou apenas mais um Modismo??? Muitos aproveitando o gancho do movimento Restauracionista, lançaram cada um a sua própria versão de Teshuvah ignorando completamente os verdadeiros precursores dessa verdade bíblica, os judeus Notzerim, o que nos faz concluir que, é aquela velha ideologia cristã disfarsada de judaísmo onde cada denominação quer ser melhor e se acha mais certa do que a outra, e todas se aproveitando da doutrina romana de cobrança do Dízimo para poderem criar seus impérios denominacionais na mídia, hoje o que vemos é uma verdadeira salada mista de crenças e dogmas variados no meio daqueles que se dizem cer no Messias Yeshua, cada denominação pseudo-judaica cria o seu próprio credo diferenciado do credo dos verdadeiros seguidores do Messias, isto é, toda a Halachá Notzeri encontra-se nos escritos dos Emissários, basta ler e seguir, mas ao contrário disto, tais denominações se lançam a inventar crenças e dogmas contrariando o dito dos Emissários, ou seja, umas correntes pregam que gentio não precisa cumprir a Torah mas apenas uma FANTASIOSA  “Leis Noéticas” criada pelo judaísmo rabínico, outras correntes são mais radicais e OBRIGAM os gentios a se circuncidar e virar judeu prosélito ameaçando até de proibir que tais gentios participem da Pêssach caso não se circuncidem, contrariando a ordem de Yeshua, outras correntes querem por que querem ser reconhecidos pelos judeus ortodoxos e se danam a transvestir-se iguais a eles imitando seus costumes e erros escriturísticos, outras correntes aceitam a doutrina romana da trindade católica ou do unicismo trazendo vergonha e desprezo aos seguidores de Yeshua. 
Este é o retrato infeliz do dito judaísmo messiânico, mas felizmente Adonai não poderia ficar sem suas testemunhas, os Remanescentes de Yisrael, aquelas que a seu tempo determinado iriam fazer Teshuvá para levar a Luz do Messias ao mundo, como está escrito na profecia de Isaías:

“Porque, ainda que o teu povo, o Yisrael, seja tão numeros como a areia do mar, o Remanescente deste povo se CONVERTERÁ, e depois virá uma destruição transbordante de justiça” (Isaías 10:22)

De fato muitos de Yisrael estão retornando, conforme a profecia, e estão trazendo a Verdadeira Restauração e a Verdadeira Teshuvhá do Eterno, estes Remanescentes estão entre os judeus Notzerim ou nazarenos, os verdadeiros seguidores do Messias, eis agora um esboço de quem somos e em que cremos.

Quem Somos:

O Judaísmo Nazareno nasceu após a descida da Ruach haKodesh(Espírito Santo) sobre os discípulos de Yeshua haMashiach(Atos 2), que os habilitou a anunciar a Besorat Hatsalah(boas novas de salvação), começando em Yerushalaim, Judeia e até os confins da terra, inicialmente a Qahal Notzeri(Congregação Nazarena) era formada exclusivamente por judeus que faziam a Teshuvá ao reconhecer Yeshua como o Messias prometido a Yisrael (ver Atos 2:41 e 21:20), mais tarde vieram os gentios, que se convertiam ao Eterno D'us de Yisrael fazendo parte da mesma Congregação do Eterno tornando-se Um com Yisrael, os judeus nazarenos tiveram a primeira oposição por parte do judaísmo comum  que os perseguiam por não fazerem parte do sistema religioso apóstata, mais tarde, com a destruição de Jerusalém e do Templo, os nazarenos foram perseguidos pelo império romano juntamente com os demais judeus da diáspora, e, com a fundação da igreja católica romana pelo imperador Constantino, Roma tentou eliminar os  nazarenos da face da terra em uma feroz perseguição que se alastrou por toda a idade média com o surgimento da santa inquisição cristã, os nazarenos só sobreviveram unicamente pela vontade do Eterno que protegeu a Mulher(Qahal) Vestida de Sol e com uma Coroa de 12 Estrelas(12 tribos) na Cabeça (ver Apocalipse 12:1), Adonai a sustentou não permitindo que seus filhos fossem dizimados pelos gentios(Apocalipse 12:6). 
Exatamente como disse Shaul haShaliach:

"Assim, pois, agora, no tempo presente, sobrevive um Remanescente/Notzer segundo a eleição da Graça"  (Romanos 11:5) 

Todo judeu que sai do sistema religioso  para fazer sua Teshuvh ao Eterno, reconhecendo Yeshua haNotzeri como o Messias prometido a Yisrael, voltando a praticar a nossa Fé Patriarcal, a Fé que uma vez foi entregue aos Santos (ver Judas 1:3), tal judeu torna-se um Notzer, fazendo parte dos Remanescentes do Eterno, a Nação Sacerdotal que tem por Missão ser Luz aos gentios:

"Sim, diz Adonai, achas pouco o seres meu Servo, para Restaurares as Tribos de Yaakov e tornares a trazer os Remanescentes de Yisrael, também te constituí como Luz aos gentios, para seres a minha Salvação até os cofins da terra" (Isaías 49:6)

Esta é a nossa Missão e assim devemos proceder.

O que Cremos:

O Judaísmo Nazareno é absolutamente MONOTEÍSTA, a base de nossa crença esta no Shema Sagrado conforme Moshe e Yeshua haMashiach nos ensinaram:

 שׂמע ישׁראל יהוה אלהינו יהוה אחד - Deuteronômio 6:4 / Marcos 12:29

Shema Yisrael, Adonai Eloheynu, Adonai echad - Deuteronômio 6:4 / Marcos 12:29

"Ouve ó Yisrael, o Eterno é o nosso D'us, o Eterno é Um" (Deuteronômio 6:4 / Marcos 12:29)

A Torah Sagrada é a nossa Regra de Fé e prática, e o Tanach e os Ketuvim Notzerim (vulgo novo testamento) como base de estudos para assuntos de Fé, o restante de nossas crenças estão expostas em nossa Declaração de Fé.

O que Praticamos:

Das 613 Mitzvot, praticamos as que dizem respeito a cada categoria, ou seja, quem for judeu homem pratica os Mandamentos para homens, quem for mulher pratica os Mandamentos relativos às mulheres, quem for Cohem pratica Mandamentos relacionados aos Cohanin, quem for gentio pratica os Mandamentos acessíveis aos gentios, sendo que no Geral a Torah está disponível a Todos, não havendo exclusões por castas, etnias, raças e etc...

O que NÃO Praticamos:

O Judaísmo Nazareno NÃO É PROSELITISTA, não forçamos e nem obrigamos gentios a se Circuncidar, e nem convertemos judeus, os gentios vêm pela Fé e os judeus pela Revelação do Espírito, como aconteceu conosco, o judeu não deixa de ser judeu ao reconhecer o Messias Yeshua e nem o gentio precisa virar judeu prosélito circuncidando-se, acatamos a halachá dos talmidim: "Cada um permaneça na vocação em que foi chamado" (I Coríntios 7:20), o judeu faz Teshuvá e retorna à sua Fé Patriarcal e os gentios são aceitos pela Fé no Messias tendo sido Circuncidados seus Corações pelo Espírito do Eterno de acordo com a Torah Sagrada (ver Deuteronômio 10:16), com os Profetas (ver Jeremias 4:4) e com as halachôt dos Emissários (ver Romanos 2:28 e 29 / Colossenses 2:11).
NÃO RECONHECEMOS o Talmud como sendo inspirado, utilizamos apenas alguns de seus ensinos dos quais não firam a Fé Notzeri, seguimos o conselho do Rabbi Shaul haShaliach que diz: “Observai todas as coisas e retende o que for bom”  (I Tessalonicenses 5:21)
NÃO COBRAMOS DÍZIMOS dos fieis pois, segundo a Torah, a Mitzvá do Dízimo é prerrogativa unicamente dos Levyim-Cohanin (levitas-sacerdotes) entregue somente no Beyt haMikadesh (templo sagrado) e destinado a obra ministerial dos Cohanin, sendo que, qualquer entidade, religião ou denominação religiosa que se propuser a cobrar Dízimos estará VIOLANDO a Torah Sagrada.
Não estamos ligados a NENHUMA religião ou instituição religiosa tais como cristianismo, judaísmo rabínico ou islamismo, e nem a NENHUMA instituição cripto-judaica como judeus messiânicos, CINA, da Unidade, do Caminho, etc..., respeitamos todos os credos mas não compartilhamos com nenhum, o Judaísmo Nazareno continua seguindo as mesmas regras estabelecias no seu Primeiro Concílio de Yerushalaim (ver Atos 15), isto é, não precisamos ser reconhecidos pelo sistema religioso judaico, e nem precisamos adotar regras ortodoxas (haredi) para sermos considerados judeus, o Judaísmo Nazareno recebeu sua autoridade diretamente do Messias Yeshua quando nos comissionou ao seu ministério, por isso, agimos igual aos Emissários quando foram obrigados pelo sistema religioso de sua época a não mais ensinarem em nome do Messias, eles responderam com toda Autoridade do Eterno:

"Tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Yisrael, de que em nome de Yeshua haMashiach, o Notzeri,... a quem o Eterno ressuscitou dos mortos, sim, em seu nome e autoridade é que curamos e pregamos perante vós" (Atos 4:10) 

"Então Pedro e os demais emissários afirmaram: Antes, importa obedecer ao Eterno do que aos homens" (Atos 5:29)

Onde Atuamos:

Os judeus Notzerim estão espalhados por todo o mundo, em Yisrael há a maior concentração deles, porém, sempre que um judeu reconhece o Messias Yeshua torna-se automaticamente um Notzer e passa a fazer parte da grande Qahal/Congregação do Eterno, oramos sempre para que Adonai Eterno abra os olhos de nossos irmãos separados para que vejam o Messias exposto nas Escrituras. Aqui no norte do Brasil, onde concentra-se a maior colônia judaica Sefardita do país, mais precisamente em Belém do Pará, temos a Congregação Judaica Sefardita Notzeri Beyt B’nei Avraham, que abre suas portas para receber a quem quiser compartilhar conosco da Fé que uma vez foi entregue aos Santos.

!!!!!!שלום עליכם

Shalom Aleichem!!!!!!

Rosh: Marlon T. Troccolli

Leia Mais…

O PRIMOGÊNITO DA CRIAÇÃO

Por: Rosh Marlon Troccolli
Do site: http://www.judaismonazareno.com 


O Primogênito da Criação

Embora os cristãos, tanto trinitaristas como unicistas, não medirem esforços para DETURPAR as Santas Escrituras, manipulando os textos sagrados e forçando a Bíblia a mentir para dar respaldo aos seus dogmas e crenças heréticos, ainda assim, as Escrituras nos revelam sempre a Verdade, basta tirar os óculos de Roma que a verdade aparece revelada.

Os nazarenos históricos do primeiro século, que eram versados nas Escrituras, segundo relatos de seus próprios oponentes, sempre conheceram estas Verdades de que o Messias de Yisrael seria uma criatura do Eterno, enviado para cumprir um propósito divino. Declarações como as do rabbi Shaul haSheliach e de Yochanan não deixam dúvidas quanto a isso, vejamos:


“Ele é a imagem do Elohim que é invisível, o Primogênito de toda a Criação” (Colossenses 1:15)


Shaul não tirou isso de sua mente, isso não reflete o pensamento pessoal dele como os cristãos afirmam, tentando deturpar suas palavras ao afirmarem que a palavra “primogênito” em questão não quer dizer exatamente o primeiro dentre os seres criado pelo Eterno, eles chegam até a apresentar certos textos bíblicos como Êxodo 4:22 e Jeremias 31:9 mas de forma totalmente descontextualizada.
Todavia, Shaul fez tal declaração respaldado nas Revelações das Escrituras, mais precisamente baseado no texto de Provérbios como veremos a seguir:

“Adonai me Criou no início de Sua Obra, sou o Primeiro de suas Obras mais antigas. Fui estabelecido desde a eternidade, desde o princípio, antes da criação da terra”(Provérbios 8:22-23)

Embora o texto inicie falando sobre a sabedoria do Eterno, porém o judaísmo rabínico entende que o restante do texto refere-se ao Messias vindouro, o Talmud Judaico baseado nas revelações de Provérbios também confirma o que Shaul declarou, vejamos estas citações do Talmud Judaico sobre a preexistência do Messias:

Midrash Tanchuma: "Foi exaltado acima de Avraham, exaltado acima de Moshê, e ainda mais exaltado do que os Arcanjos. O mundo foi criado para o Moshiach” (Talmud - Tratado San'hedrín 98b; Midrásh Pessíkta Rabáti 34:6)

“O Messias existia antes da criação do mundo e também estava presente na criação do mesmo” (Midrásh Gênesis Rabá 1:4)

Nedarim 39b: “... Sete coisas foram criadas antes do mundo: A Torah, o arrependimento, o Jardim do Éden, o Guehinom, o Trono de Glória, o Templo, e o nome do Messias.”

Pesikta Rabbati, Piska 33: “Você encontrará que no comecinho da criação do universo, o Rei Messias já veio a ser, porque ele já existia no pensamento do Eterno muito antes de o universo ter sido criado. Da sua existência as Escrituras dizem, ‘e brotou um tronco de Jessé’ (Isaias 11:1), não diz ‘e brotará’, implicando que o ‘rebento’ da raiz de Jessé já veio a existir.”

Era exatamente este também o entendimento dos nazarenos históricos, razão na qual levou Shaul a se referir ao Messias como o Primogênito de toda a Criação.

Sheliach Yochanan ao escrever as revelações do Apocalipse, também usou a mesma definição baseada no texto de Provérbios, seria muita coincidência vindas de pessoas diferentes e em épocas diferentes, entretanto, esta era a maneira como os nazarenos do passado interpretavam as Escrituras hebraicas, vejamos:

“Ao anjo da Congregação que está em Laodiceia, escreve: Assim fala o Amén, a Testemunha fiel e verdadeira, o Primeiro da Criação do Eterno” (Apocalipse 3:14)

Neste texto Yochanan usa dois termos a mais “testemunha fiel”“verdadeira”, isso tem um significado muito profundo incluso na essência do texto, vejamos, se o Messias foi o primeiro ser criado dentre toda a criação do Eterno, logicamente ele testemunhou a criação da terra, ele pode dar o seu testemunho fiel e verdadeiro sobre tudo que ocorreu no princípio de tudo.

Segundo o mesmo Yochanan, o Messias era a Palavra que estava na boca do Eterno: “No Bereshit (princípio) era a Palavra e a Palavra estava com Elohim... “ (Yochanan 1:1).

Yochanan diz que o Messias sendo a Palavra que estava na boca do Eterno, serviu de instrumento para a obra da criação, ou seja, Adonai utilizou-se desta mesma Palavra para criar todas as coisas, fato declarado em Hebreus: “Pela emuná nós cremos que o universo foi formado pela Palavra do Eterno...’’ (Hebreus 11:3)

Por isso, Yochanan declarou:

“Todas as coisas foram feitas por intermédio dele (enquanto Palavra de D’us), e, sem ele (enquanto Palavra), nada do que foi feito se fez” (Yochanan 1:3)

Desta forma fica bastante claro entendermos a declaração de Isaías, quando este nos revela que Adonai Eterno criou tudo Sozinho:

“Assim declara YHWH, o teu Redentor, o mesmo que te formou deste o ventre materno: Eu Sou YHWH, que faço todas as coisas, que Sozinho estendi os céus e Sozinho firmei a terra por Mim mesmo” (Isaías 44:24)

Aqui fica claro que o criador é o Eterno, e criou tudo sozinho, a Palavra serviu apenas de instrumento da criação mas o agente criador é o Eterno. A semelhança de um pintor que cria uma obra de arte, e para fazer a sua criação o pintor se utilizou de instrumentos como pincel, tinta e tela, mas a mente que criou e elaborou a obra de arte foi o pintor. 
Assim ocorreu na criação, Adonai usou a Palavra como instrumento de sua criação, mas a mente criadora que elaborou tudo foi o Eterno, e Ele fez isso sozinho. É interessante percebermos que, quando não há a influência de Roma tudo fica mais esclarecido, as Escrituras se coadunam sem precisar de uma forçação de barra.

Yochanan continua suas declarações ao dizer que o Messias nos revelou o Eterno como sendo o Pai de todos nós:

“Ninguém jamais viu o Eterno; o filho unigênito que está no seio do Pai, foi quem o revelou” (Yochanan 1:18)

Adonai Eterno é conhecido no Tanach por diversos títulos tais como El Shaday, Elyon, Adonay, Elohim entre outros, mas como Avinu-Pai, raramente aparece, Yeshua foi quem deu início ao conceito de Pai para o Eterno, ao chama-lo de Pai em sua mais célebre oração Avinu Shebashamayim, o Pai Nosso e bem como na maioria de seus discursos, Yeshua sempre se referia ao Eterno como seu Pai e nosso Pai, assim, Adonai foi-nos revelado como o Pai Eterno pelo Messias, da mesma forma como Moisés nos revelou o Eterno pelo seu próprio Nome, YHWH.

Adonai disse que Ele havia se revelado aos nossos Patriarcas por alguns títulos dentre os quais El Shaday ou Todo Poderoso, porém, com o Seu Nome Sagrado YHWH Ele se revelou a Moisés e este nos revelou:

“Disse Adonai a Moisés: Eu Sou YHWH, me revelei a Abraão, a Isaque e a Jacó como o El Shaday, mas pelo Meu Nome, YHWH, não lhes fui conhecido... Portanto, revela aos filhos de Yisrael: Eu Sou YHWH...” (Êxodo 6:2-6).

Nossos Patriarcas até Moisés não conheceram o Nome do Eterno, porém, esta incumbência Ele deu a Moisés o enviado do Eterno, da mesma forma como foi dado ao Messias o ministério de nos apresentar Adonai como o nosso Pai Eterno.

Conclusão:

As Escrituras sempre se completam quando não há adulterações, mesmo que pessoas desonestas tentem deturpar o entendimento das mesmas, elas ainda assim nos revelam algo de precioso quando a lemos com a ajuda da Ruach do Eterno, sem a influência do paganismo vigente, sigamos o conselho de nossos sábios do passado, ao lermos as Escrituras devemos sempre pedir orientação divina pois isso nos será dado com toda certeza.

“Se algum de vocês necessita de sabedoria, peça-a ao Eterno, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tiago 1:5)

Shalom aleichem!!

Leia Mais…