quinta-feira, 7 de setembro de 2017

ENTENDENDO O IOM TERUÁ E ROSH HASHANÁ

Os quatro nomes que recebe essa data:

IOM TERUÁ: (Nm. 29-1) este  é  o  nome do  chag  na Torá,  descrevendo que, no primeiro dia do mês de Tishrê,  deve-se  tocar  o  shofar (e,  por  isso,  esta  é  a  principal mitsvá  da  data).  Somente  depois do período bíblico foram atribuídos  outros  significados à festa, como a criação do ser humano e o começo do ano.
Também se atribui o nome Zichrón Teruá, pois tradicionalmente não se toca o shofar durante o Shabat, então nós somente lembramos seu toque quando esta data incide no Shabat.
IOM HAZICARÓN: Dia da Lembrança. Indica que devemos nos recordar de nossas ações, bem como do aniversário da humanidade.
Enquanto o começo do ano na cultura ocidental é uma celebração para se esquecer, com festas animadas e acontecimentos extraordinários que nos ajudam a não lembrar as coisas ruins que se passaram, no judaísmo esta é uma data para lembrar, uma vez que um ano se passou e devemos nos recordar e avaliar o que fizemos ou não com o tempo, o que foi feito de errado e que requer conserto, ou ainda como seremos melhores para o novo período que está por vir.
IOM HADIN: outro nome dado à festa é Dia do Julgamento, pois nesse período, com base no que fizemos no ano que passou, nos auto avaliamos, julgando nossas próprias ações e acreditando que estamos diante de um julgamento de nossa vida pessoal, comunitária e também como membros da humanidade.
ROSH  HASHANÁ:  é  o  nome  mais  moderno  do  chag  e  o  único  que  não aparece na Torá, apenas no Talmud. Significa, literalmente, “cabeça do ano”.

O toque do Shofar
Feito geralmente de chifre de carneiro, o shofar é o principal símbolo de Rosh haShaná. É a partir do nome de seu toque (teruá) que a Torá se refere ao chag.
Apesar de ser uma tradição muito popular escutar o shofar ao fim do serviço de Iom Kipur, ele é originalmente ligado a Rosh haShaná, e ouvir seu toque na manhã do Ano Novo Judaico é a principal mitsvá da data. No total, são emitidos 100 toques em cada dia da festa.
Os toques do shofar são classificados em três tipos, sendo alternados em grupos diferentes e divididos em quatro momentos: um antes do início da reza de Mussáf e os outros três no decorrer da mesma reza.
Os três tipos de toque são:
Tekiá: uníssono e prolongado;
Shevarím: três toques consecutivos em um só fôlego, com intervalos muito curtos;
Teruá: sequência de nove a quinze toques muito curtos, executados num só fôlego.
Iom Kipur
Esta é a data mais popular do calendário judaico, quando a maioria dos judeus dedica o dia a ir à sinagoga e a pensar em suas atitudes. O Dia do Perdão, segundo a tradição, é o último momento para o arrependimento pelas transgressões cometidas no ano que passou. É mais uma chance de mudar o julgamento feito em Rosh haShaná, demonstrar arrependimento e melhorar os relacionamentos.
Na época da Torá, o Iom Kipur era comemorado com rituais de expiação.
Porém, durante o período do Segundo Templo a data ganhou o significado de introspecção e, assim, sua centralidade no calendário judaico.
Rosh haShaná
O Ano Novo Judaico acontece no primeiro e no segundo dia do mês de Tishrê, que é o sétimo mês do calendário bíblico.
Rosh haShaná difere do ano novo ocidental não apenas em sua data, mas também na forma de celebração: ao invés de festas destinadas a divertir e esquecer, busca-se lembrar para avaliar e aprimorar. Por isso é conhecida também como Iom haZicarón, Dia da Recordação, e como Iom haDin, Dia do Julgamento.

LITURGIA DE  IOM TERUÁ
Retirado da liturgia Bney Mashiach

ACENDIMENTO DAS LUZES DE YOM TOV

O acendimento das luzes de Yom Tov (Shabat Festivo), deve ser realizado, sempre por uma mulher, isto por ocasião da  simbologia  de  que  a  figura  materna  é  a  responsável  por trazer a luz da Torah para o lar israelita, através da educação de seus filhos e da preservação de nossas tradições. Após  acender  as  velas,  pondo  as  mãos  sobre  o  rosto  e,  em  seguida,  fazendo  movimentos  circulares  com  as mãos em torno  do fogo aceso, diz-se:

BÊNÇÃO DE ABERTURA

Bendito Sejas Tu Eterno Nosso D-us, Rei do Universo que nos santificaste com teus mandamentos.
Bendito sejas Tu, Eterno, Nosso D-us, Rei do Universo, que nos conservaste em vida, nos amparaste e nos fizeste chegar a esta época festiva de Iom Teruá

ENTENDENDO O SIGNIFICADO DA FESTA

Rosh Hashanah  - Cabeça do Ano
Nome Bíblico da Festa: Yom  Teruah (Dia  do Toque do Shofar)
Data Judaica de Celebração: 1º de Tishrei
Datado na Bíblia como:  “Primeiro dia do sétimo mês” (Calendário religioso)

Celebra: A chamada do Povo de Israel ao arrependimento e inicia os dez dias de introspecção que se conclui com o Yom Kipur. Para o Judaísmo tradicional, é considerada a data a partir da qual D-us se mobiliza para considerar a Teshuvah dos judeus e julgá-los pelos pecados de todo o ano, dando o seu veredicto em Yom Kipur o Dia da Expiação. Pra nós porém, que cremos que todos os nossos pecados já foram expiados pelo sacrifício perfeito e definitivo de Yeshua, fica a memória deste dia como um chamado a reflexão e uma forma de mantermos nossas vidas sempre penitentes diante do Todo-Poderoso. Embora os sacrifícios e ritos templários do passado já não possam ser realizados, a lembrança e guarda do dia, em nenhum momento foi abolido por D-us. Ao contrário, em nossos dias, as festas solenes ganharam um significado todo especial, à luz de sua simbologia messiânica trazendo a nós um motivo ainda mais profundo para celebrá-las. No caso do Rosh HaShanah, ele metaforiza o toque do Grande Shofar, citado no Apocalipse e que coincidirá com reaparecimento de Mashiach, a ressurreição dos mortos, e o Inicio de Seu Glorioso Reino, o Malchut HaShamaim. 

“Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs?
Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo:
Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.
Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.
Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os turbará.
Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião.
Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.
Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão”.
Salmos 2:1-8

SHEMAH (Leitura do Shemah)

ANTES DO SHEMAH  O HAZAN INICIA DIZENDO:

Bendizei ao Eterno que é bendito.

Bendito Seja o Eterno, que é Bendito para todo sempre.

Bendito Seja o Eterno, que é Bendito para todo sempre.

E SEGUE: SHEMAH (Leitura do Shemah)

SHEMAH  YISRAEL,  YAH ELOHÊINU,  YAH ECHAD.  
Ouve Israel! O Eterno é nosso D-us! O Eterno é Um!

BARUCH SHEM  KEVÔD MALCHUTÔ  LEOLÁM  VAÊD
Bendito seja o nome daquele cujo glorioso reino é eterno.

E AMARÁS o Eterno, teu D-us, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu poder. E estarão, permanentemente, no teu coração, estas palavras que hoje te recomendo. E as ensinarás diligentemente a teus filhos e falarás a respeito das mesmas quando estiveres sentado em tua casa e quando estiveres andando pelo teu caminho; quando te deitares e  quando te  levantares.  E as atarás como sinal na tua mão, e serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais da tua casa e nas tuas portas.

E ACONTECERÁ, que se diligentemente ouvirdes os meus mandamentos que vos ordeno hoje – para amar o Eterno, vosso D-us, e servi-lo de todo o vosso coração e de toda a vossa alma – darei a chuva da vossa terra na estação própria, a temporã e a serôdia; e recolhereis vosso grão, e vosso mosto e vosso azeite. E darei erva nos vossos campos para o vosso gado, e comereis e vos fartareis. Guardai-vos, porém, de que vosso coração não vos engane, e vos desvieis, e sirvais outros deuses, e os adoreis.
Então se acenderá o furor do Eterno contra vós, e fechará os céus para que não haja chuva, e a terra não dará mais o seu produto, e perecereis rapidamente, fora da boa terra que o Eterno vos dá. E poreis estas minhas palavras nos vossos corações e nas vossas almas e as atareis como sinal nas vossas mãos, e serão entre os vossos olhos, como frontais. E as ensinareis a vossos filhos, falando nelas quando vos sentardes na vossa casa, quando andares pelo vosso caminho, quando vos deitardes e quando vos levantardes. E as escrevereis nas ombreiras da vossa casa e nas vossas portas. Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos sobre a terra que o Eterno jurou a vossos pais que a daria a eles como os dias dos céus sobre a terra.

E FALOU o Eterno a Moisés dizendo: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes que façam franjas nos cantos dos seus vestuários, por suas gerações; e nas franjas dos cantos porão um cordão azul celeste. Ser-vos-á por franjas e as vereis, e vos recordareis de todas  as  prescrições do Eterno, e as fareis, e não seguireis após as inclinações dos vossos corações e dos deleites dos vossos
olhos, após os quais vós outros andais pecando. Para que vós possais lembrar, e cumprais todas as minhas ordenações e assim sejais santificados a D-us. Eu sou o Eterno Vosso D-us, que vos tirei da Terra do Egito para vos ser por D-us. Eu Sou o Eterno vosso D-us.

Concluímos   Dizendo:  YAH  ELOHEICHEM  EMET.
                                     O Eterno Vosso D-us é Verdadeiro. 

TACHANUN
Neste pondo recitamos a Prece do Tachanaun que manifesta nossas sinceras intenções de nossa TEHUVAH (arrependimento) verdadeira, com a confissão de nossos pecados.

Deus de nossos pais Abraão, Isaac e Jocó, que a nossa oração chegue até a Tua Presença. Não se esquives de aceitar a nossa súplica, pois não somos tão arrogantes de declarar, diante de Ti, que somos justos e que não pecamos. Mas pelo contrário, nós e nossos pais pecamos. Transgredimos, Pecamos por palavras, pecamos por pensamentos, pecamos por ações, desviamos nos das Tuas ordenações, e isto não nos trouxe proveito algum.  
Mais Tu és justo e misericordioso em tudo quanto advém contra nós, porquanto perdoa as nossas transcrições, ó nosso Pai Misericordioso.

ATRIBUTOS DIVINOS

 *Quem reza individualmente não deve declarar os Treze atributos de Deus 

EL  ÉRECH - Deus,  grande  em  tolerância  és  Tu;  Misericordioso  foste  chamado. 
O caminho do arrependimento mostraste.  A grandeza das Tuas piedades e bondades lembras hoje, e todos os dias, á descendência dos Teus queridos. Volta-Te a nós  misericordiosamente,  pois  Tu  és  misericordioso.  Com súplicas e orações recebemos a Tua Presença, conforme fizeste saber ao teu servo Moises. Aplaca a Tua cólera, como está escrito em Tua lei. Na sombra de Tuas asas buscarei refúgio e abrigo, como o dia em que o Eterno desceu em uma nuvem.
Perdoa nossas transgressões e apaga os nossos pecados, como no dia em que ele se pôs ali, junto a ele Moisés.  Ouve o nosso clamor e atenta a nossas palavras, como no dia que ele Moisés proclamou o teu Nome Eterno; e lá foi dito:  ‘Passou o Eterno perante a sua face e proclamou.’’

YAH - Eterno, Eterno, Deus misericordioso e piedoso, tardio em irar-se, e abundante em benignidade e verdade, que guarda a benignidade para duas mil gerações, que perdoa a iniquidade, a rebelião e o pecado e absolve. Perdoa a nossa iniquidade e o nosso pecado, e toma-nos por Tua herança. Perdoa-nos, ó nosso Pai, pois pecamos; perdoa-nos ó nosso Rei pois transgredimos. Pois Tu, Eterno, és bom e clemente e abundante em benignidade para com todos aqueles que Te invocam.

RACHUM  -  Ó  Misericordioso  e  Clemente,  pequei  perante  Ti. Eterno, que és pleno em misericórdia, tem piedade de mim e aceita as minhas súplicas.

YAH - Eterno, não me repreendas na Tua ira, nem me castigues no Teu furor. Concede-me a Tua graça, porque sou fraco; cura-me, Eterno, porque tremem os meus ossos. Minha alma está muito estremecida; ó  Eterno livra  a  minha  alma;  salva-me,  por  Tua  benevolência. 
Desvies de  mim  todos  os  que  obram  a  iniquidade,  porque  o Eterno  já  ouviu  a  voz  do  meu  pranto.  Ouviu, o Eterno, a minha súplica, Eterno aceite a minha oração.
Serão  envergonhados e grandemente assustados todos os meus inimigos; voltarão para trás envergonhados.

Eterno, guarda os remanescentes de Israel; não permita que seja aniquilado teu povo Israel, nem permita que os seus inimigos prevaleçam sobre o povo da tua aliança, aliança que tu fizeste com o teu servo Abraão. Tu és o Guardião  do  povo  de tua aliança,  guarda  os  remanescentes  de teu  povo de Israel;  não  permita  que seja aniquilado o teu povo, que proclama a unidade do Teu Nome: O ETERNO É O NOSSO DEUS O ETERNO É UM ! Guarda também todos aos que unem-se ao teu povo de Israel através da tua santa Torá, para jutos proclamar o Teu nome.
Nosso Pai e nosso Rei: concede-nos a Tua graça e atende-nos, mesmo que carecemos de boas ações; faze conosco justiça e bondade, e salva-nos!

AVINU MALKEINU  (Nosso Pai e Nosso Rei)
Versão Abreviada e livremente traduzida

Recitamos a Prece “Avinu Malkeinu”, rogando a HaShem que as portas celestias se abram para nossas orações e que Ele tenha piedade de nós.

Nosso Pai e Nosso Rei ouça nossa oração 
Nosso Pai e Nosso Rei pecamos diante de Ti 
Nosso Pai e Nosso Rei tenha compaixão de nós Tenha compaixão  de nós e nossos filhos 
Nosso Pai e Nosso Rei, que venhas a dar o fim à pestilência, à guerra e à fome 
Nosso Pai e Nosso Rei acabe com a opressão e todo ódio ao nosso redor
Nosso Pai e Nosso Rei 
Escreva-nos no Livro da Vida 
Nosso Pai e Nosso Rei renove sobre nós 
E dê a todos, um Ano Feliz e Bom. 

Ouça nossa oração 
Ouça nossa suplica.

CANÇÂO
Avinu  malkenu

ALGUMAS PALAVRAS

Abordagem  sugerida  para  a  prédica  Isaías  57:14  –  58:14  (Abordando  o  Verdadeiro  sentido  da  aflição  da alma, que HaShem  espera de nós

TOQUE DO SHOFAR

O  HAZAN:  BARUCH  ATAH  YAH  ELOHEINU  MELECH  HAOLAM,  ASHER  KIDSHANU  BEMITZVOTAIV, VETZIVANU LISHMOAH KOL SHOFAR.

Bendito Sejas Tu, HaShem Nosso D-us, Rei do Universo, Que nos santificaste com os Teus mandamentos e nos ordenaste ouvir a voz do Shofar.

KIDUSH  -  BÊNÇÃO DO VINHO

Ergue a taça e diz: 
          
BARUCH ATAH YAH, ELOHEINU, MELECH HAOLAM, BOREH PRI HAGAFEN.
Bendito Sejas Tu, Eterno Nosso D-us, Rei do Universo, Criador do fruto da vide.

Antes de beber diz: SAVRI  MARANAN – LECHAIM
Com a permissão de todos:  A Vida! 

Bebe e segue: SANTIFICAÇÃO DO DIA

Bendito sejas Tu, Eterno Nosso D-us, Rei do Universo, o qual nos escolheu dentre todos os povos, nos exaltaste acima de todas as línguas e nos santificaste com Teus mandamentos. E Tu nos tens dado com amor, oh Eterno Nosso D-us, este dia da Recordação, dia de recordação do Toque do Shofar, dia festivo de Santa Convocação, em memória da partida do Egito. Porque Tu nos escolheste e nos santificaste dentre todos os povos, e a Tua Palavra é verdadeira e firme para sempre. Bendito sejas Tu Eterno, Rei sobre toda a Terra, que santificas o Dia da Recordação - IOM TERUÁ. 

BÊNÇÃO SHEHECHEIANU

BARUCH  ATAH  ADONAY  ELOHEINU  MELECH  HAOLAM,  SHEHECHEIANU  VEKIEMANU VEHIGUYIANU  LAZMAN HAZEH.

Bendito sejas Tu, Eterno, Nosso D-us, Rei do Universo, que nos conservaste em vida, nos amparaste e nos fizeste chegar a esta época festiva.

Após lavar as mãos, faz-se a benção do pão.

AO ABENÇOAR-SE A CHALAH  DIZ-SE:
BARUCH ATAH YAH ELOHEINU MELECH HAOLAM, HAMOTZI LECHEM MIN HAARETZ.

Bendito sejas Tu, Eterno, Nosso D-us, Rei do Universo, que tiras o pão da terra.

Após comer o pão, cita uma benção pelos demais alimentos que será servido.

Seja da Tua vontade, Oh Eterno Nosso D-us, e D-us de nossos pais, que renove-nos com um ano bom e doce.

Procede-se a bênção sacerdotal e em seguida, cumprimenta-se a congregação com:

SHANAH TOVAH UMETUKAH! – UM BOM E DOCE ANO!


LEITURAS PARA O DIA DE YOM TERUÁ


Bereshit/Gênesis 21 e 22

Bemidbar/Números 29:1-6

Sh’mu’el Álef/1º Samuel 1:1 a 2:10

Yirmeyahu/Jeremias 31:1-36 (versões cristãs: Jr 31:2-37)

Tehilim/Salmos 47 e 81

Matityahu/Mateus 24

Yochanan Marcus/Marcos 13

Lucas 21

Tessalonissayah/1ª Tessalonicenses 4:13-18

Guilyana/Apocalipse 8 e 9




Fonte: Bney Mashiach

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