quinta-feira, 7 de setembro de 2017
ENTENDENDO O IOM TERUÁ E ROSH HASHANÁ
Os quatro nomes que
recebe essa data:
IOM
TERUÁ: (Nm. 29-1) este é o nome
do chag
na Torá, descrevendo que, no
primeiro dia do mês de Tishrê,
deve-se tocar o
shofar (e, por isso,
esta é a
principal mitsvá da data).
Somente depois do período bíblico
foram atribuídos outros significados à festa, como a criação do ser
humano e o começo do ano.
Também
se atribui o nome Zichrón Teruá, pois tradicionalmente não se toca o shofar
durante o Shabat, então nós somente lembramos seu toque quando esta data incide
no Shabat.
IOM
HAZICARÓN: Dia da Lembrança. Indica que devemos nos recordar de nossas ações,
bem como do aniversário da humanidade.
Enquanto
o começo do ano na cultura ocidental é uma celebração para se esquecer, com
festas animadas e acontecimentos extraordinários que nos ajudam a não lembrar
as coisas ruins que se passaram, no judaísmo esta é uma data para lembrar, uma
vez que um ano se passou e devemos nos recordar e avaliar o que fizemos ou não
com o tempo, o que foi feito de errado e que requer conserto, ou ainda como
seremos melhores para o novo período que está por vir.
IOM
HADIN: outro nome dado à festa é Dia do Julgamento, pois nesse período, com
base no que fizemos no ano que passou, nos auto avaliamos, julgando nossas
próprias ações e acreditando que estamos diante de um julgamento de nossa vida
pessoal, comunitária e também como membros da humanidade.
ROSH HASHANÁ:
é o nome
mais moderno do
chag e o
único que não aparece na Torá, apenas no Talmud.
Significa, literalmente, “cabeça do ano”.
O toque do Shofar
Feito
geralmente de chifre de carneiro, o shofar é o principal símbolo de Rosh
haShaná. É a partir do nome de seu toque (teruá) que a Torá se refere ao chag.
Apesar
de ser uma tradição muito popular escutar o shofar ao fim do serviço de Iom
Kipur, ele é originalmente ligado a Rosh haShaná, e ouvir seu toque na manhã do
Ano Novo Judaico é a principal mitsvá da data. No total, são emitidos 100
toques em cada dia da festa.
Os
toques do shofar são classificados em três tipos, sendo alternados em grupos
diferentes e divididos em quatro momentos: um antes do início da reza de Mussáf
e os outros três no decorrer da mesma reza.
Os três tipos de toque
são:
•
Tekiá: uníssono e prolongado;
•
Shevarím: três toques consecutivos
em um só fôlego, com intervalos muito curtos;
•
Teruá: sequência de nove a quinze
toques muito curtos, executados num só fôlego.
Iom Kipur
Esta
é a data mais popular do calendário judaico, quando a maioria dos judeus dedica
o dia a ir à sinagoga e a pensar em suas atitudes. O Dia do Perdão, segundo a
tradição, é o último momento para o arrependimento pelas transgressões
cometidas no ano que passou. É mais uma chance de mudar o julgamento feito em
Rosh haShaná, demonstrar arrependimento e melhorar os relacionamentos.
Na
época da Torá, o Iom Kipur era comemorado com rituais de expiação.
Porém,
durante o período do Segundo Templo a data ganhou o significado de introspecção
e, assim, sua centralidade no calendário judaico.
Rosh haShaná
O
Ano Novo Judaico acontece no primeiro e no segundo dia do mês de Tishrê, que é
o sétimo mês do calendário bíblico.
Rosh
haShaná difere do ano novo ocidental não apenas em sua data, mas também na
forma de celebração: ao invés de festas destinadas a divertir e esquecer,
busca-se lembrar para avaliar e aprimorar. Por isso é conhecida também como Iom
haZicarón, Dia da Recordação, e como Iom haDin, Dia do Julgamento.
LITURGIA
DE IOM TERUÁ
Retirado da liturgia Bney Mashiach
ACENDIMENTO DAS LUZES DE
YOM TOV
O
acendimento das luzes de Yom Tov (Shabat Festivo), deve ser realizado, sempre
por uma mulher, isto por ocasião da
simbologia de que
a figura materna
é a responsável
por trazer a luz da Torah para o lar israelita, através da educação de
seus filhos e da preservação de nossas tradições. Após acender
as velas, pondo
as mãos sobre
o rosto e,
em seguida, fazendo
movimentos circulares com as
mãos em torno do fogo aceso, diz-se:
BÊNÇÃO DE ABERTURA
Bendito
Sejas Tu Eterno Nosso D-us, Rei do Universo que nos santificaste com teus
mandamentos.
Bendito
sejas Tu, Eterno, Nosso D-us, Rei do Universo, que nos conservaste em vida, nos
amparaste e nos fizeste chegar a esta época festiva de Iom Teruá.
ENTENDENDO
O SIGNIFICADO DA FESTA
Rosh Hashanah - Cabeça
do Ano
Nome
Bíblico da Festa: Yom Teruah (Dia do Toque do Shofar)
Data
Judaica de Celebração: 1º de Tishrei
Datado
na Bíblia como: “Primeiro dia do sétimo
mês” (Calendário religioso)
Celebra:
A chamada do Povo de Israel ao arrependimento e inicia os dez dias de
introspecção que se conclui com o Yom Kipur. Para o Judaísmo tradicional, é
considerada a data a partir da qual D-us se mobiliza para considerar a Teshuvah
dos judeus e julgá-los pelos pecados de todo o ano, dando o seu veredicto em
Yom Kipur o Dia da Expiação. Pra nós porém, que cremos que todos os nossos
pecados já foram expiados pelo sacrifício perfeito e definitivo de Yeshua, fica
a memória deste dia como um chamado a reflexão e uma forma de mantermos nossas
vidas sempre penitentes diante do Todo-Poderoso. Embora os sacrifícios e ritos
templários do passado já não possam ser realizados, a lembrança e guarda do
dia, em nenhum momento foi abolido por D-us. Ao contrário, em nossos dias, as
festas solenes ganharam um significado todo especial, à luz de sua simbologia
messiânica trazendo a nós um motivo ainda mais profundo para celebrá-las. No
caso do Rosh HaShanah, ele metaforiza o toque do Grande Shofar, citado no
Apocalipse e que coincidirá com reaparecimento de Mashiach, a ressurreição dos
mortos, e o Inicio de Seu Glorioso Reino, o Malchut HaShamaim.
“Por
que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs?
Os
reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o Senhor e
contra o seu ungido, dizendo:
Rompamos
as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.
Aquele
que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.
Então
lhes falará na sua ira, e no seu furor os turbará.
Eu,
porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião.
Proclamarei
o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.
Pede-me,
e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão”.
Salmos
2:1-8
SHEMAH (Leitura do
Shemah)
ANTES DO SHEMAH O HAZAN INICIA DIZENDO:
Bendizei
ao Eterno que é bendito.
Bendito
Seja o Eterno, que é Bendito para todo sempre.
Bendito
Seja o Eterno, que é Bendito para todo sempre.
E SEGUE:
SHEMAH (Leitura do Shemah)
SHEMAH YISRAEL,
YAH ELOHÊINU, YAH ECHAD.
Ouve
Israel! O Eterno é nosso D-us! O Eterno é Um!
BARUCH
SHEM KEVÔD MALCHUTÔ LEOLÁM
VAÊD
Bendito
seja o nome daquele cujo glorioso reino é eterno.
E AMARÁS
o Eterno, teu D-us, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu
poder. E estarão, permanentemente, no teu coração, estas palavras que hoje te
recomendo. E as ensinarás diligentemente a teus filhos e falarás a respeito das
mesmas quando estiveres sentado em tua casa e quando estiveres andando pelo teu
caminho; quando te deitares e quando te levantares.
E as atarás como sinal na tua mão, e serão por frontais entre os teus
olhos. E as escreverás nos umbrais da tua casa e nas tuas portas.
E ACONTECERÁ,
que se diligentemente ouvirdes os meus mandamentos que vos ordeno hoje – para
amar o Eterno, vosso D-us, e servi-lo de todo o vosso coração e de toda a vossa
alma – darei a chuva da vossa terra na estação própria, a temporã e a serôdia;
e recolhereis vosso grão, e vosso mosto e vosso azeite. E darei erva nos vossos
campos para o vosso gado, e comereis e vos fartareis. Guardai-vos, porém, de
que vosso coração não vos engane, e vos desvieis, e sirvais outros deuses, e os
adoreis.
Então
se acenderá o furor do Eterno contra vós, e fechará os céus para que não haja
chuva, e a terra não dará mais o seu produto, e perecereis rapidamente, fora da
boa terra que o Eterno vos dá. E poreis estas minhas palavras nos vossos
corações e nas vossas almas e as atareis como sinal nas vossas mãos, e serão
entre os vossos olhos, como frontais. E as ensinareis a vossos filhos, falando
nelas quando vos sentardes na vossa casa, quando andares pelo vosso caminho,
quando vos deitardes e quando vos levantardes. E as escrevereis nas ombreiras
da vossa casa e nas vossas portas. Para que se multipliquem os vossos dias e os
dias de vossos filhos sobre a terra que o Eterno jurou a vossos pais que a
daria a eles como os dias dos céus sobre a terra.
E FALOU
o Eterno a Moisés dizendo: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes que façam
franjas nos cantos dos seus vestuários, por suas gerações; e nas franjas dos
cantos porão um cordão azul celeste. Ser-vos-á por franjas e as vereis, e vos
recordareis de todas as prescrições do Eterno, e as fareis, e não
seguireis após as inclinações dos vossos corações e dos deleites dos vossos
olhos,
após os quais vós outros andais pecando. Para que vós possais lembrar, e
cumprais todas as minhas ordenações e assim sejais santificados a D-us. Eu sou
o Eterno Vosso D-us, que vos tirei da Terra do Egito para vos ser por D-us. Eu
Sou o Eterno vosso D-us.
Concluímos Dizendo: YAH
ELOHEICHEM EMET.
O Eterno
Vosso D-us é Verdadeiro.
TACHANUN
Neste pondo recitamos a
Prece do Tachanaun que manifesta nossas sinceras intenções de nossa TEHUVAH
(arrependimento) verdadeira, com a confissão de nossos pecados.
Deus
de nossos pais Abraão, Isaac e Jocó, que a nossa oração chegue até a Tua
Presença. Não se esquives de aceitar a nossa súplica, pois não somos tão
arrogantes de declarar, diante de Ti, que somos justos e que não pecamos. Mas
pelo contrário, nós e nossos pais pecamos. Transgredimos, Pecamos por palavras,
pecamos por pensamentos, pecamos por ações, desviamos nos das Tuas ordenações,
e isto não nos trouxe proveito algum.
Mais
Tu és justo e misericordioso em tudo quanto advém contra nós, porquanto perdoa
as nossas transcrições, ó nosso Pai Misericordioso.
ATRIBUTOS DIVINOS
*Quem reza individualmente não deve declarar
os Treze atributos de Deus
EL ÉRECH - Deus,
grande em tolerância
és Tu; Misericordioso foste
chamado.
O
caminho do arrependimento mostraste. A
grandeza das Tuas piedades e bondades lembras hoje, e todos os dias, á
descendência dos Teus queridos. Volta-Te a nós
misericordiosamente, pois Tu
és misericordioso. Com súplicas e orações recebemos a Tua Presença,
conforme fizeste saber ao teu servo Moises. Aplaca a Tua cólera, como está
escrito em Tua lei. Na sombra de Tuas asas buscarei refúgio e abrigo, como o
dia em que o Eterno desceu em uma nuvem.
Perdoa
nossas transgressões e apaga os nossos pecados, como no dia em que ele se pôs
ali, junto a ele Moisés. Ouve o nosso
clamor e atenta a nossas palavras, como no dia que ele Moisés proclamou o teu Nome
Eterno; e lá foi dito: ‘Passou o Eterno
perante a sua face e proclamou.’’
YAH -
Eterno, Eterno, Deus misericordioso e piedoso, tardio em irar-se, e abundante
em benignidade e verdade, que guarda a benignidade para duas mil gerações, que
perdoa a iniquidade, a rebelião e o pecado e absolve. Perdoa a nossa iniquidade
e o nosso pecado, e toma-nos por Tua herança. Perdoa-nos, ó nosso Pai, pois
pecamos; perdoa-nos ó nosso Rei pois transgredimos. Pois Tu, Eterno, és bom e
clemente e abundante em benignidade para com todos aqueles que Te invocam.
RACHUM -
Ó Misericordioso e
Clemente, pequei perante
Ti. Eterno, que és pleno em misericórdia, tem piedade de mim e aceita as
minhas súplicas.
YAH -
Eterno, não me repreendas na Tua ira, nem me castigues no Teu furor. Concede-me
a Tua graça, porque sou fraco; cura-me, Eterno, porque tremem os meus ossos. Minha
alma está muito estremecida; ó Eterno
livra a
minha alma; salva-me,
por Tua benevolência.
Desvies
de mim
todos os que
obram a iniquidade,
porque o Eterno já
ouviu a voz
do meu pranto.
Ouviu, o Eterno, a minha súplica, Eterno aceite a minha oração.
Serão envergonhados e grandemente assustados todos
os meus inimigos; voltarão para trás envergonhados.
Eterno,
guarda os remanescentes de Israel; não permita que seja aniquilado teu povo
Israel, nem permita que os seus inimigos prevaleçam sobre o povo da tua
aliança, aliança que tu fizeste com o teu servo Abraão. Tu és o Guardião do
povo de tua aliança, guarda
os remanescentes de teu
povo de Israel; não permita
que seja aniquilado o teu povo, que proclama a unidade do Teu Nome: O
ETERNO É O NOSSO DEUS O ETERNO É UM ! Guarda também todos aos que unem-se ao
teu povo de Israel através da tua santa Torá, para jutos proclamar o Teu nome.
Nosso
Pai e nosso Rei: concede-nos a Tua graça e atende-nos, mesmo que carecemos de boas
ações; faze conosco justiça e bondade, e salva-nos!
AVINU MALKEINU (Nosso Pai e Nosso Rei)
Versão
Abreviada e livremente traduzida
Recitamos
a Prece “Avinu Malkeinu”, rogando a HaShem que as portas celestias se abram
para nossas orações e que Ele tenha piedade de nós.
Nosso
Pai e Nosso Rei ouça nossa oração
Nosso
Pai e Nosso Rei pecamos diante de Ti
Nosso
Pai e Nosso Rei tenha compaixão de nós Tenha compaixão de nós e nossos filhos
Nosso
Pai e Nosso Rei, que venhas a dar o fim à pestilência, à guerra e à fome
Nosso
Pai e Nosso Rei acabe com a opressão e todo ódio ao nosso redor
Nosso
Pai e Nosso Rei
Escreva-nos
no Livro da Vida
Nosso
Pai e Nosso Rei renove sobre nós
E
dê a todos, um Ano Feliz e Bom.
Ouça
nossa oração
Ouça
nossa suplica.
CANÇÂO
Avinu malkenu
ALGUMAS PALAVRAS
Abordagem sugerida
para a prédica
Isaías 57:14 –
58:14 (Abordando o
Verdadeiro sentido da
aflição da alma, que HaShem espera de nós
TOQUE DO SHOFAR
O HAZAN:
BARUCH ATAH YAH
ELOHEINU MELECH HAOLAM,
ASHER KIDSHANU BEMITZVOTAIV, VETZIVANU LISHMOAH KOL SHOFAR.
Bendito
Sejas Tu, HaShem Nosso D-us, Rei do Universo, Que nos santificaste com os Teus
mandamentos e nos ordenaste ouvir a voz do Shofar.
KIDUSH - BÊNÇÃO
DO VINHO
Ergue a taça e diz:
BARUCH
ATAH YAH, ELOHEINU, MELECH HAOLAM, BOREH PRI HAGAFEN.
Bendito
Sejas Tu, Eterno Nosso D-us, Rei do Universo, Criador do fruto da vide.
Antes
de beber diz: SAVRI MARANAN – LECHAIM
Com a permissão de
todos: A
Vida!
Bebe e segue:
SANTIFICAÇÃO DO DIA
Bendito
sejas Tu, Eterno Nosso D-us, Rei do Universo, o qual nos escolheu dentre todos
os povos, nos exaltaste acima de todas as línguas e nos santificaste com Teus
mandamentos. E Tu nos tens dado com amor, oh Eterno Nosso D-us, este dia da
Recordação, dia de recordação do Toque do Shofar, dia festivo de Santa
Convocação, em memória da partida do Egito. Porque Tu nos escolheste e nos
santificaste dentre todos os povos, e a Tua Palavra é verdadeira e firme para
sempre. Bendito sejas Tu Eterno, Rei sobre toda a Terra, que santificas o Dia
da Recordação - IOM TERUÁ.
BÊNÇÃO SHEHECHEIANU
BARUCH ATAH
ADONAY ELOHEINU MELECH
HAOLAM, SHEHECHEIANU VEKIEMANU VEHIGUYIANU LAZMAN HAZEH.
Bendito
sejas Tu, Eterno, Nosso D-us, Rei do Universo, que nos conservaste em vida, nos
amparaste e nos fizeste chegar a esta época festiva.
Após lavar as mãos,
faz-se a benção do pão.
AO ABENÇOAR-SE A
CHALAH DIZ-SE:
BARUCH
ATAH YAH ELOHEINU MELECH HAOLAM, HAMOTZI LECHEM MIN HAARETZ.
Bendito
sejas Tu, Eterno, Nosso D-us, Rei do Universo, que tiras o pão da terra.
Após comer o pão, cita
uma benção pelos demais alimentos que será servido.
Seja
da Tua vontade, Oh Eterno Nosso D-us, e D-us de nossos pais, que renove-nos com
um ano bom e doce.
Procede-se a bênção
sacerdotal e em seguida, cumprimenta-se a congregação com:
SHANAH TOVAH UMETUKAH! – UM BOM E DOCE ANO!
LEITURAS
PARA O DIA DE YOM TERUÁ
Bereshit/Gênesis 21 e 22
Bemidbar/Números 29:1-6
Sh’mu’el Álef/1º Samuel 1:1 a 2:10
Yirmeyahu/Jeremias 31:1-36 (versões
cristãs: Jr 31:2-37)
Tehilim/Salmos 47 e 81
Matityahu/Mateus 24
Yochanan Marcus/Marcos 13
Lucas 21
Tessalonissayah/1ª Tessalonicenses
4:13-18
Guilyana/Apocalipse 8 e 9
Fonte:
Bney Mashiach
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